Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp
8 bandas britânicas para aprender inglês cantando

8 bandas britânicas para aprender inglês cantando

Aprender um novo idioma exige muito estudo e prática, mas isso não quer dizer apenas ir às aulas e fazer os deveres de casa. Para manter a motivação e aprender sempre mais, é essencial manter contato com a língua de diversas maneiras: ouvindo música, assistindo filmes, ouvindo podcasts e fazendo do novo idioma uma parte da sua vida.

Para estudar inglês, não é diferente. Quanto mais você deixar o estudo dinâmico e divertido, mais animado vai ficar para estudar todos os dias. Além disso, vai conseguir trabalhar habilidades que são mais difíceis de desenvolver apenas com o que se vê em sala de aula.

Confira abaixo como ouvir música pode ajudá-lo a aprender inglês e, depois, confira nossas recomendações de bandas britânicas!

Por que aprender inglês com música?

Por que aprender inglês com música?

Quando ouvimos música, acessamos áreas do cérebro que não conseguimos acessar apenas conversando ou ouvindo pessoas falarem. A música traz vantagens que a simples fala não tem, como um ritmo que fica na cabeça, repetições e, é claro, o fato de que você se diverte enquanto escuta.

Uma das maiores vantagens de aprender com música, no entanto, é que ela já está em nosso dia a dia. Você provavelmente escuta canções em inglês diariamente, mesmo que não seja por vontade própria: elas tocam nas rádios, na televisão, nas lojas, nas ruas. O objetivo, aqui, é começar a ouvir com intenção de aprender.

Assim, treinando sua audição, você terá muito mais facilidade para conversar em inglês, tanto para entender o que os outros estão falando quanto para se expressar, já que vai aprender diversas expressões novas com as músicas que escuta. Além disso, vai ter mais facilidade de reconhecer padrões gramaticais que se repetem nas canções.

Mas como transformar essa atividade tão comum do dia a dia em uma ferramenta de estudo?

Como aprender inglês com música?

Como aprender inglês com música?

Como vimos, aprender inglês com música pode melhorar seu vocabulário, sua capacidade de se entender a língua e sua compreensão gramatical.  Mas como fazer isso apenas escutando uma música? Aprendendo a ouvir.

Mesmo que apenas ouvir música já seja um bom exercício para quem está aprendendo inglês, ouvi-la com atenção, tentando entender a letra e fazendo exercícios relacionados vai treinar seus ouvidos e, no futuro, toda música que você ouvir nesse idioma será um novo aprendizado.

Confira abaixo algumas dicas para treinar seu inglês com música:

Ouça a música com atenção

Como dissemos antes, ouvir a música com atenção é o primeiro passo para começar a aprender inglês com música. Mas o que isso significa? Identificar palavras que você conheça. Você pode, inclusive, escrever o que entendeu sobre a música, mesmo que seja só uma ideia geral.

Acompanhe a letra

Hoje em dia, é possível encontrar a letra de basicamente qualquer música na internet. Encontre a letra, em inglês, e acompanhe enquanto escuta a música. Depois, leia a letra e veja o que você entende a partir do que está escrito. Essa é a hora de pegar o dicionário mais próximo e procurar o que você não sabe!

Procure a tradução

Hora de checar se o seu entendimento está correto. Procure a tradução da letra e confira com o que você tinha entendido. Se for preciso, tire dúvidas com seus colegas ou professores.

Cante

Depois de acompanhar a letra da música, será mais fácil começar a cantá-la. Você pode ler a letra em voz alta, primeiro, para se acostumar com a pronúncia, e então soltar a voz. Aproveite e se divirta muito – isso faz toda a diferença para quem está estudando.

A última dica aqui é saber escolher a música. Escolha músicas que você realmente gosta para se manter motivado, e comece com aquelas com um ritmo mais lento ou letras mais fáceis e repetitivas. Assim, você aprende rápido e continua entusiasmado com os estudos.

Outra dica legal é, com o tempo, ir adicionando músicas diferentes, com temáticas diversas e, principalmente, com todo tipo de sotaque. Não escute apenas músicas americanas!

Para diversificar seus estudos, vamos recomendar x bandas britânicas no próximo tópico!

7 bandas britânicas para aprender inglês cantando — e melhorar a sua compreensão da língua

7 bandas britânicas para aprender e treinar seu inglês

O Reino Unido tem um cenário musical muito interessante, especialmente quando se fala de rock ou pop-rock. Por isso, muitas bandas britânicas apresentadas aqui serão velhas conhecidas suas. Reunimos diversos cantores solo e bandas com ritmos, letras e sotaques diferentes para variar as possibilidades – com certeza uma dessas opções será seu novo parceiro de estudos favorito!

Confira abaixo 7 artistas e bandas britânicas para conferir agora mesmo e treinar seu inglês:

1. Queen

Nossa primeira recomendação dispensa apresentações: você com certeza já ouviu falar do Queen, especialmente porque o filme biográfico do vocalista, Bohemian Rhapsody, levou estatuetas para casa na última edição do Oscar.

O Queen foi fundado em 1970, e sua formação principal é constituída por Freddie Mercury (já falecido), Brian May, John Deacon e Roger Taylor, eles se consagraram entre as bandas britânicas pelo estilo irreverente, pelo pouco caso com a opinião pública e pelos recordes de vendas. Hoje em dia, eles ainda se apresentam, muitas vezes com o cantor americano Adam Lambert nos vocais.

Qual música escolher?

Essa música, que rendeu polêmica na época de seu lançamento, tem uma letra simples e um ritmo tranquilo, sendo mais fácil de entender para quem está começando no idioma.

I want to break free

I want to break free from your lies

You’re so self satisfied I don’t need you

Com uma letra mais detalhada e vocais mais arrojados, entender de primeira a letra de Another One Bites the Dust pode não ser muito fácil. Por isso, é um bom desafio para quem sabe mais do idioma!

Are you happy, are you satisfied?

How long can you stand the heat?

Out of the doorway the bullets rip

To the sound of the beat

2. Beatles

Mesmo que a banda tenha sido formada em 1960, é muito difícil alguém não conhecer os Beatles. Eles são o tipo de banda que foi sendo passada de geração em geração, e o sucesso que fizeram na época é, até hoje, um parâmetro de comparação para bandas de todos os tipos.

Formada por John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison, eles ainda não referência quando se fala de música, especialmente no Reino Unido. Suas músicas são clássicos que nunca saem de moda.

Qual música escolher?

Letras e melodias repetitivas, que grudam na cabeça, são uma das marcas mais conhecidas dos Beatles. Quase todas as músicas são fáceis de acompanhar! I Want to Hold Your Hand é uma música fácil de entender mesmo para quem está começando a aprender.

Oh please, say to me

You’ll let me be your man

And please, say to me

You’ll let me hold your hand

Apesar do ritmo tranquilo, Penny Lane tem uma letra mais complexa, com termos bem específicos que podem ser aplicados no dia a dia. Bom para quem quer aumentar o vocabulário!

On the corner is a banker with a motorcar

And little children laugh at him behind his back

And the banker never wears a mac

In the pouring rain, very strange

3. Elton John

Elton John, consagrado cavaleiro da monarquia inglesa, começou a seu sucesso na década de 1970, mas já fazia suas composições e apresentações antes disso – desde sua adolescência. Em cinco décadas, ele já vendeu mais de 300 milhões de discos, sendo um dos músicos de maior sucesso no mundo todo.

Pianista, cantor, compositor e produtor musical, ele também tem seu filme biográfico: Rocketman é um dos grandes sucessos do cinema em 2019.

Qual música escolher?

O que é melhor do que uma canção de amor tranquila para aprender palavras simples – e que você pode usar depois com quem ama? Your Song dá conta do recado.

And you can tell everybody this is your song

It may be quite simple, but now that it’s done

I hope you don’t mind that I put down in words

How wonderful life is while you’re in the world

A música que deu origem ao nome do filme biográfico de Elton John tem uma letra interessante e usa expressões gramaticais que vale a pena praticar quando você já está avançado no idioma.

And I think it’s gonna be a long long time

‘Till touch down brings me round again to find

I’m not the man they think I am at home

Oh no no no I’m a rocket man

Rocket man burning out his fuse up here alone

4. The Smiths

Nos anos 1980, The Smiths foi uma das principais bandas britânicas a explorar o cenário alternativo. Seu sucesso comercial fora do Reino Unido não foi tão grande durante os anos em que a banda esteve ativa, mas eles foram conquistando a fama ao longo das décadas e, até hoje, são uma grande referências musical – mesmo que tenham encerrado as atividades em 1987.

Qual música escolher?

A música é bem curta, o ritmo é tranquilo e a letra é repetitiva e fácil de compreender. Ideal para os iniciantes no inglês!

So for once in my life

Let me get what I want

Lord knows, it would be the first time

Tanto o ritmo mais acelerado quanto o a letra com vocabulário mais complexo fazem dessa música um desafio para quem já sabe falar um inglês intermediário.

I would go out tonight

But I haven’t got a stitch to wear

This man said “it’s gruesome

That someone so handsome should care”

5. The Cure

Formada em 1976, com maior sucesso nos anos 1980, o The Cure também faz parte do cenário do rock alternativo. Mesmo com diversas mudanças na formação, o vocalista, Robert Smith, se tornou um ícone da música pela sua voz, pelas músicas que compôs e pelo visual criativo. A criatividade, aliás, é uma das marcas dessa banda, influenciada pelo punk, pelo gótico e por autores como Sartre, Kafka e Camus.

Qual música escolher?

Essa música voltou recentemente para as paradas por causa da regravação da cantora Adele. Com letras fáceis e estruturas repetitivas, além de um ritmo mais tranquilo, ela é perfeita para quem está começando.

However far away I will always love you

However long I stay I will always love you

Whatever words I say I will always love you

O ritmo lento pode facilitar a compreensão de palavras, mas Pictures of You conta uma história quase linear e exige alguma atenção para entender. É ótima também para aprender novas palavras!

Remembering you running soft through the night

You were bigger and brighter and wider than snow

And screamed at the make-believe

Screamed at the sky

And you finally found all your courage to let it all go

6. Oasis

Sucesso dos anos 1990, a banda inglesa Oasis era formada pelos irmãos Noel e Liam Gallagher, Gem Archer, Andy Bell e Chris Sharrock. O estilo era rock alternativo com alguns elementos da música pop, também conhecido como britpop. A banda acabou oficialmente em 2009, mas seu sucesso continua nos dias de hoje e suas músicas são populares no mundo todo.

Qual música escolher?

Com uma letra repetitiva e um ritmo lento, é fácil mesmo para iniciantes entender essa música.

Come on baby blue

Shake up your tired eyes

The world is waiting for you

May all your dreaming fill the empty sky

O ritmo não é tão lento, mas também não é rápido demais para prejudicar a compreensão. A vantagem aqui é, na verdade, a letra: cheia de novos vocábulos para quem já é avançado!

Step outside, summertime’s in bloom

Stand up beside the fireplace

Take that look from off your face

You ain’t ever gonna burn my heart out

7. Adele

Conhecida pela voz poderosa, o visual elegante e sua grande quantidade de prêmios, Adele é uma das cantoras britânicas mais populares da atualidade. Nascida em Londres, ela estreou em 2008, com menos de 20 anos, e recebeu dois Grammys pelo álbum. Desde então, tudo o que ela lança é altamente premiado e tem um grande sucesso comercial.

Qual música escolher?

Uma música muito tranquila e com a letra relativamente fácil. Não custa nada deixar um dicionário – e uma caixa de lenços! – por perto enquanto estiver escutando.

Never mind I’ll find someone like you

I wish nothing but the best

For you too, don’t forget me

I beg, I’ll remember you said

Sometimes it lasts in love

But sometimes it hurts instead

O primeiro sucesso internacional da cantora tem uma letra interessante e partes realmente difíceis de entender no refrão. Que tal encarar esse desafio?

There’s a fire starting in my heart

Reaching a fever pitch and it’s bringing me out the dark

Finally I can see you crystal clear

Go ‘head and sell me out and I’ll lay your ship bare

8. Rolling Stones

Para fechar a nossa lista com chave de ouro, está na hora de ouvir Rolling Stones. A banda é considerada um monumento do mundo da música, sendo uma das maiores e mais bem sucedidas de todo o mundo.

E, para quem gosta de rock clássico, temos uma boa notícia: é possível aproveitar as músicas dos Rolling Stones para aprender inglês e melhorar sua compreensão e fala no novo idioma.

Qual música escolher?

A música, que é um hino da banda, é uma excelente alternativa para quem está começando a aprender inglês e adora Rolling Stones.

I can’t get no satisfaction

I can’t get no satisfaction

‘Cause I try, and I try, and I try, and I try…

I can’t get no, I can’t get no…

When I’m driving in my car

And that man comes on the radio

And he’s telling me more and more

About some useless information

Supposed to fire my imagination

I can’t get no, oh no no no

Hey hey hey, that’s what I say

Para quem quer um desafio maior e está disposta a encarar o dicionário enquanto escuta um bom rock, está na hora de ouvir Gimme Shelter, uma das melhores músicas do grupo britânico.

Oh, a storm is threat’ning

My very life today

If I don’t get some shelter

Oh yeah, I’m gonna fade away

War, children, it’s just a shot away

It’s just a shot away

Oh, see the fire is sweepin’

Our very street today

Burns like a red coal carpet

Mad bull lost its way

Gostou de conhecer novas bandas britânicas? Aprender inglês pode ser muito divertido. Venha conhecer nossos cursos e comece a explorar esse idioma!

Quer continuar aprendendo? Leia nosso artigo 5 músicas de Lady Gaga e Tony Bennett para você aprender inglês

  1. Li a reportagem sobre bandar para aprender inglês e uma das melhores é definitivamente o Iron Maiden.
    Além de ser uma das maiores bandas do Heavy Metal de todos os tempos, as letras abordam diversos temas históricos. Além de aprender inglês, você também aprende história.
    Sem contar os arranjos, riffs, solos, harmonia da banda, que é perfeita.
    Fui aluno da Cultura Inglesa e agradeço muito à vocês.

    1. Olá Carlos Eduardo!

      Agradecemos o comentário. Sem dúvidas o Iron Maiden é uma banda sensacional!🤘🤘🤘🤘🤘

      Abraços,
      Equipe Cultura Inglesa

  2. Muito show essa dica de vocês 👏👏
    Fui aluna da Cultura Inglesa nos anos 70 e 80, eu adorava…
    Estudei muito com a coleção Pop Music da época e adoraria ver a mesma digitalizada…
    Agora voltei ao estudo do idioma com afinco, para ser uma atendente bilíngue e fiquei muito feliz, pois 30 anos depois, vi que não havia esquecido…o inglês da Cultura fica no subconsciente…pode acreditar!

    1. Olá Monica!

      Ficamos muito felizes com o seu depoimento!

      Há 79 anos em BH ensinamos inglês de qualidade a várias gerações, sempre na vanguarda das
      técnicas e tecnologias utilizadas para um aprendizado eficiente e duradouro – “inglês para sempre”, como dizem nossos alunos.

      Que bom que você também faz parte desse grupo 🙂

      Abraços,
      Equipe Cultura Inglesa

    1. Ei, Leandro!

      Led Zeppelin também é uma banda britânica muito boa, agradecemos muito que tenha mencionado.
      Conta para gente qual música da banda você mais gosta, vamos deixar essa indicação para que outros leitores possam aprender inglês de maneira divertida usando as letras do Led Zeppelin.

      Nessa outra publicação AQUI nós falamos um pouco mais sobre bandas de rock que ajudam no aprendizado da língua, lá você encontra sobre Led Zeppeling.

      Abraços,

    1. Olá Luan!

      Realmente Keane é mais uma das bandas britânicas que fizeram história com suas músicas! Esperamos que mais pessoas possam aprender enquanto aproveitam as músicas do grupo. 😉

      Abraços,
      Equipe Cultura Inglesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 5 =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018