Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp

5 mitos e verdades sobre os Exames de Cambridge

Com 111 anos de tradição, reconhecimento e prestígio, os Exames de Cambridge têm sido uma referência desde sua primeira aplicação em 1913. Ao longo dessas 11 décadas, muitas mudanças ocorreram.

Porém, uma certificação tão estabelecida no mundo da proficiência em inglês acaba por gerar especulações ao longo do tempo. Esses mitos podem, por vezes, afastar os candidatos, quando, na verdade, os exames são grandes aliados de todos que buscam dominar o inglês em qualquer lugar do planeta.

Neste contexto, desvendar os mitos sobre os Exames de Cambridge é essencial. Democratizar a informação e o acesso a essa certificação é parte da nossa missão como membros fundadores do Cambridge Assessment English no Brasil.

A seguir, apresentamos 5 mitos sobre os Exames de Cambridge que precisam ser desmistificados.

1- Os Exames de Cambridge são só para adultos

MITO! Na verdade, adolescentes e crianças também podem obter um certificado dos Exames de Cambridge! 

Para os adolescentes, os exames KET, PET e FCE têm suas versões “For Schools”, voltadas para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Embora o grau de dificuldade da prova seja o mesmo dos exames tradicionais, o conteúdo é adaptado ao universo dos estudantes, tornando-a mais interessante e envolvente.

Já para as crianças, o exame YLE é uma maneira incrível de acompanhar e motivar o aprendizado dos pequenos entre 7 e 12 anos de idade.

2- Os Exames de Cambridge só certificam o inglês avançado

MITO! A verdade é que os Exames de Cambridge seguem o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas, o famoso CEFR – Common European Framework of Reference, oferecendo exames para todos os níveis de inglês,  desde o iniciante até o avançado.

Os níveis compreendem seis categorias: A1, A2, B1, B2, C1 e C2. O A1 representa o nível mais elementar, enquanto o C2 é considerado o mais avançado.

3- Os Exames de Cambridge só avaliam o inglês britânico 

MITO! Na verdade, os Exames de Cambridge avaliam o inglês de forma universal!

Consciente da internacionalidade da língua inglesa, Cambridge Assessment English desenvolve os Exames de Cambridge considerando o inglês britânico, americano, australiano, canadense e de qualquer parte do mundo!

Os exames abrangem a diversidade internacional do inglês, avaliando a consistência do candidato na fala, escuta, leitura e escrita.

4- Os Exames de Cambridge têm validade

MITO! Essa é, inclusive, uma confusão muito comum sobre os Exames de Cambridge. A verdade é que eles não possuem uma data fixa de expiração, quando deixam de ser válidos. No entanto, é importante entender que o inglês é uma habilidade que requer prática e manutenção do conhecimento.

Portanto, ter uma certificação recente é vantajoso e muitas instituições exigem isso para garantir que seu nível de inglês permaneça alto.

5- Os Exames de Cambridge são muito difíceis 

Mito! Os Exames de Cambridge são projetados de acordo com os diferentes níveis de proficiência, seguindo os critérios claros do CEFR. Portanto, a verdade é que os exames não são necessariamente difíceis; eles são adaptados para cada nível de domínio da língua.

Além disso, é importante lembrar que o conceito de ‘difícil’ é relativo. Para aqueles que estão verdadeiramente preparados, o sucesso na prova é garantido!

Como se preparar para os Exames de Cambridge?

Fazer um curso preparatório para os Exames de Cambridge é a melhor maneira de garantir o melhor resultado na prova.

Um curso específico não apenas aborda os conhecimentos essenciais da língua, mas também oferece dicas e estratégias que podem fazer toda a diferença no dia do exame.

Há mais de 80 anos, a Cultura Inglesa BH prepara candidatos e aplica as provas dos Exames de Cambridge, por isso, entendemos de verdade do assunto. 

Comece a se preparar agora e alcance o resultado que você merece e precisa para o seu currículo! 

Tudo que você precisa saber sobre os Exames de Cambridge, você encontra neste outro post aqui

Para se inscrever, o seu caminho deve ser este aqui. Se tiver mais dúvidas, marque um horário com o coordenador! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × dois =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018