Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp

Como superar o medo de falar inglês?

Você tem medo de falar inglês? Primeiramente você precisa saber que não está sozinho e que isso é completamente normal. 

É comum sentir medo ao fazer algo que não se está acostumado. O segredo é fazer com medo mesmo e isso também serve para a superação do medo de falar inglês. 

Aliás, este é um medo que está associado a um outro sentimento também muito comum: a vergonha. 

Será que a minha pronúncia está correta? E se eu tiver um “apagão”? Será que cometerei muitos erros? Vou me colocar em situações embaraçosas? A verdade é que tudo isso pode sim acontecer e está tudo bem. 

É claro que buscar a fluência pode e deve ser um objetivo, afinal, quanto melhor for o seu desempenho na língua, mais autoconfiança e oportunidades você terá, mas também é necessário confiar no processo! 

Quando você encontra um “gringo” aqui no Brasil, você espera que ele fale o português perfeitamente? Quando ele tem alguma dúvida, você não explica, corrige, ajuda? As chances são imensas de acontecer o mesmo com você na posição contrária. 

O inglês é a língua mais falada do planeta, sendo meio de comunicação de 1.456.448.320 pessoas em um total de 146 países, segundo a Ethnologue. Você acha que todas elas já nasceram falando inglês ou aprenderam da noite para o dia? 

Por tudo isso, relaxe! O medo e a vergonha de falar inglês são partes do aprendizado. O que eles não podem ser é empecilho, trava, regressão no seu caminho rumo à fluência. 

5 dicas para perder o medo de falar inglês 

1-Fale com medo mesmo! 

Medo e vergonha não podem te impedir de aprimorar o seu domínio do inglês. A melhor maneira de desenvolver a sua fala é falando, por isso, enfrente o medo e fale assim mesmo! 

2-Aceite seus erros! 

Errar é humano e o erro é uma oportunidade de aprendizado. Quando errar, respire fundo, peça desculpas e/ou ajuda de acordo com a situação. Depois, siga em frente com mais um aprendizado na sua bagagem. 

3-Grave-se falando! 

Quando você se grava, você tem a oportunidade de se ouvir e perceber os seus pontos fortes e fracos ao falar inglês. Essa auto-observação te permite uma análise crítica e real, estimulando o seu empenho na melhoria dos seus pontos de dificuldade. 

4-Pratique com os amigos! 

Quem melhor do as pessoas em quem você confia para praticar o inglês e perder o medo e a vergonha aos poucos? Se você tem amigos que também estão aprendendo o inglês ou mesmo que já falem bem, procure ter momentos de conversas com eles no idioma. Vocês poderão se ajudar no caminho da fluência e a prática só ajudará você a melhorar a sua fala.

5-Faça um curso de inglês! 

Fazer um curso de inglês em uma escola com credibilidade é a única forma garantida de que você terá o suporte necessário para aprender o inglês de verdade e assim perder o medo de falar a língua. Os professores são os mais indicados para auxiliá-lo em seu processo de aprendizado, estimulando inclusive a sua fala sem medo ou vergonha. Além disso, todo o projeto pedagógico e didático são os ideais para você dominar o inglês. 

A Cultura Inglesa BH pode te ajudar! 

A Cultura Inglesa BH tem 82 anos de tradição e inovação na excelência de ensinar o inglês, por isso é a escola ideal para ajudar você não só a aprender o inglês, como a perder o medo de falar a língua. 

O seu ponto de partida será definido pela Análise de Conhecimento e juntos encontraremos o curso ideal para você, que ajude a te levar ao seu objetivo e à realização dos seus sonhos, sejam eles profissionais, acadêmicos ou pessoais. 

Matricule-se para 2024 e tenha vantagens* incríveis! 

Nas matrículas feitas até 7 de dezembro, tanto para a modalidade presencial quanto Ao Vivo Pela Internet (AVPI), você ganha 50% OFF na primeira parcela e participa do sorteio de um iPHONE 15 PRO MAX ou um PLAYSTATION 5 ou um NOTEBOOK DELL! 

Matricule-se agora! Acesse o nosso site.

*Consulte o regulamento em nosso site. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 3 =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018