Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp
5 dicas para melhorar a conversação em inglês

5 dicas para melhorar a conversação em inglês

A conversação em inglês é o objetivo de praticamente todo mundo que estuda a língua. 

Alcançar uma boa conversação em inglês é a prova de que o seu esforço está sendo recompensado e que você alcançou autonomia e independência. 

Isso se torna nítido quando você consegue conversar no idioma, seja no trabalho, na escola, durante uma viagem ou em qualquer outra situação. 

A importância da conversação é a concretização da comunicação. É entender a mensagem recebida e saber que a sua mensagem emitida será compreendida. É não cair em ciladas, é não perder oportunidades, é ter desenvoltura e autoconfiança. Por isso a conversação é meta dos estudantes. 

Mas o que você pode fazer para melhorar a sua conversação em inglês?

É isso que nós te contamos a seguir! 

1. Pratique 

Se você quer melhorar a sua conversação, você precisa praticar e a prática da conversação é a fala. 

Fale sozinho, fale com os amigos, fale com seus animais de estimação, suas plantas… não importa com quem, fale muito! 

Falando você perceberá suas dificuldades e suas facilidades, terá como treiná-los e até encontrar outras formas de falar a mesma coisa, caso lhe dê um branco. 

Se a prática não levar à perfeição, levará, pelo menos, ao seu melhor desempenho com o conhecimento que você tiver e é esse o objetivo: crescer sempre. 

Uma dica de ouro é gravar a si mesmo para ouvir depois, em uma autoavaliação valiosa. 

Outra dica é criar um grupo de conversação com os seus colegas de classe ou amigos. Que tal conversar por áudios no WhatsApp ou em chamadas de vídeo coletivas? 

São todas ótimas formas de fazer o seu conhecimento falar por você! 

2. Não tenha medo e nem vergonha

Não tenha medo e nem vergonha

Ninguém é obrigado a falar uma nova língua perfeitamente da noite para o dia. Isso não quer dizer que a melhora da conversação em inglês não deva ser um objetivo, mas sim que o caminho para alcançá-la não precisa ser cheio de vergonha e medo. 

Você já viu algum estrangeiro chegar no Brasil falando o português perfeitamente? Não, né?! O mesmo vale para você em uma situação na língua inglesa. 

O inglês é o idioma com maior alcance do mundo e é sim uma ferramenta de comunicação praticamente universal, por isso devemos buscar sempre melhorar o nosso domínio da língua. 

Cometer erros, ter algum “apagão” ou confundir, faz parte. O importante é como você enfrenta essas situações e procura novas formas de se comunicar em meio a elas. Respire fundo, peça desculpas e siga em frente. 

Acredite em você e na melhora diária da sua proficiência, afinal, todos estamos aprendendo alguma coisa a todo momento. 

3. Antes de falar, ouça

A conversação é feita de sons, portanto, para falar é preciso ouvir.

Além de ficar atento ao que o outro fala antes de você responder, fique atento a todo o inglês que você puder escutar. 

Assim você poderá assimilar não apenas a pronúncia das palavras, mas o ritmo da fala e suas nuances em contextos e com pessoas diferentes. 

Filmes, séries e músicas são ótimas ferramentas para isso, pois mostram o inglês como ele é falado pelos nativos em situações diversas, além de serem uma boa forma de acostumar o ouvido à língua e de aprender novos vocabulários e expressões. 

4. Leia antes de falar 

Leia antes de falar

A língua é formada por quatro habilidades, que são a fala, a escuta, a escrita e a leitura. 

Ainda que separadas, todas estão associadas, por isso a leitura e a escrita também influenciam diretamente na conversação em inglês. 

Livros, jornais, sites e outras fontes são sempre bem-vindas e há algumas formas de associar a língua escrita à língua falada, como nas letras de músicas e legendas de filmes, por exemplo. É possível ver, em tempo real, como as palavras são escritas e pronunciadas. 

Esse é mais um recurso para você recorrer em busca de uma melhor proficiência e conversação em inglês. 

5. Movimente-se em inglês 

Muitas vezes quem está estudando inglês não se atenta para os movimentos da boca na hora de falar e isso é um erro. 

A fala vem dos movimentos que fazemos com os músculos da boca e eles afetam diretamente como os sons são pronunciados, portanto, línguas diferentes, com sons diferentes, têm movimentos de boca diferentes. 

Por isso, fique atento a como as pessoas nativas ou com uma fluência avançada pronunciam as palavras, quais movimentos elas fazem com o rosto, a boca e a língua, e depois tente copiá-los. Você perceberá que emitirá os sons de uma forma mais próxima da correta. 

Conversação na Cultura Inglesa BH

Conversação na Cultura Inglesa BH

A Cultura Inglesa BH oferece cursos de inglês para alunos de todas as idades e diferentes objetivos, sempre em busca da comunicação efetiva em inglês, dentro de cada demanda pessoal do aluno. 

Entre eles estão os cursos de “Conversation”, que buscam a manutenção e aprimoramento da proficiência, com extensa prática de compreensão auditiva e de fala, com estímulo ao pensamento crítico. 

Venha viver essa experiência na escola que acumula 80 anos de tradição, inovação e excelência no ensino do inglês e na formação de cidadãos bilíngues prontos para conquistar o mundo! 

Saiba mais sobre nossos cursos de conversação no site. 

Quer continuar aprendendo? Leia nosso artigo Aprender inglês com seriados: 6 séries que você precisa assistir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro + 14 =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018