Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp

Como descobrir o meu nível de inglês?

Os níveis de proficiência no inglês vão muito além do básico, intermediário e avançado. Pode até ser comum que as pessoas se refiram dessa forma ao seu próprio domínio da língua inglesa, mas há formas de ser mais certeiro nessa determinação. 

Então, você nos pergunta: como descobrir o meu nível de inglês?”

A resposta é simples: com um teste de nivelamento. No entanto, há mais fatores envolvidos nesse processo, e é sobre eles que falaremos a seguir!

NÍVEIS DE INGLÊS 

Antes de responder à sua pergunta sobre “como descobrir o meu nível de inglês?”, vamos explicar quais são os níveis “reais” de inglês. Eles seguem o Common European Framework of Reference, popularmente conhecido como CEFR, que em português pode ser traduzido como Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. 

Sim, existe um padrão internacional para definir os níveis de proficiência em inglês, e é esse padrão que orienta o desenvolvimento dos cursos de inglês, os exames internacionais, bem como os níveis exigidos em oportunidades acadêmicas e profissionais em todo o mundo. 

De acordo com o CEFR, o inglês pode ser avaliado em seis níveis, que são A1, A2, B1, B2, C1 E C2, os quais serão melhor explicados nas próximas linhas: 

Nível A 

O A1 classifica o inglês iniciante, quando o estudante é capaz de compreender e usar expressões familiares e cotidianas. Apresentar-se, fazer perguntas e respondê-las. Aqui é o início do aprendizado.

O A2 avalia o inglês básico, quando o estudante consegue se comunicar em tarefas simples, como troca de informações pessoais, frases isoladas e expressões relacionadas com áreas de prioridade imediata, por exemplo, e tem compreensão de assuntos que lhe são familiares e habituais.

Nível B

O B1 é para quem tem inglês intermediário e já consegue ter uma boa desenvoltura em situações variadas no idioma, conseguindo falar claramente sobre seus interesses e opiniões.

O B2 classifica o inglês intermediário superior de quem já compreende textos complexos e consegue se comunicar com fluidez com falantes nativos.

Nível C

O C1 é para quem tem proficiência avançada, conseguindo compreender um inglês mais exigente, comunicando-se de forma fluente e com flexibilidade nos diversos contextos em que estiver inserido.

O C2 é o nível mais alto de proficiência e representa o domínio pleno do idioma, com compreensão praticamente absoluta do que se escuta e lê, além de excelente desenvoltura ao falar, sem esforço aparente, mesmo com falantes nativos.

POR QUE DESCOBRIR O MEU NÍVEL DE INGLÊS?

Saber qual é o seu real domínio da língua inglesa não serve apenas para incluir no currículo. Fazer um teste de nivelamento do inglês também pode ser o caminho para que você inicie ou retome os seus estudos do idioma. 

Ao fazer o teste de nivelamento e descobrir o seu nível de inglês, você pode ser colocado em uma turma com o nível de proficiência adequado para você, estimulando o senso de comunidade e pertencimento, com pessoas que estão evoluindo juntas e de forma semelhante no aprendizado. 

Estar em uma turma de nível inferior pode ser extremamente desmotivador, uma vez que o aluno já sabe ou tem alguma noção daqueles conteúdos. Ingressar em uma turma mais avançada pode ser frustrante, pois o aluno provavelmente não conseguirá acompanhar o ensino. 

Com o teste de nivelamento de inglês, a escola é capaz de tornar o ensino mais humano e personalizado, adequado ao conhecimento já existente, aos pontos de aprimoramento e aos objetivos de cada estudante. 

COMO FUNCIONAM OS TESTES DE NIVELAMENTO? 

Os testes de nivelamento consistem em uma prova para avaliar todas as habilidades essenciais no idioma, considerando leitura, escrita, fala e compreensão auditiva. 

Diferentes escolas terão testes de nivelamento diferentes, adequados ao seu programa curricular. Assim o aluno conclui o seu teste, pode saber qual é a melhor turma para ingressar, de acordo com as metodologias e abordagens da instituição.

Aqui na Cultura Inglesa BH, não é diferente. Aliás, o teste de nivelamento é o primeiro passo para todos os nossos estudantes. 

O teste de nivelamento de inglês na Cultura Inglesa BH é chamado Análise de Conhecimento e é realizado online e gratuitamente. 

Ele começa com 20 questões de múltipla escola, que devem ser respondidas em até 20 minutos. A partir do desempenho nessas primeiras perguntas, outros testes podem ser feitos para uma identificação mais precisa da proficiência.

Os resultados indicarão como está o domínio do estudante no inglês e ajudarão a escola a indicar o melhor plano educacional para o aluno. Para fazer a sua Análise de Conhecimento na Cultura Inglesa BH, acesse https://sgci.culturainglesamg.com.br/analise-conhecimento.

COMO PROVAR O MEU NÍVEL DE INGLÊS?

Saber o seu nível de inglês pode não ser suficiente quando você for se candidatar a oportunidades de trabalho e estudo no Brasil ou em outros países, especialmente nos de língua inglesa. 

Qualquer pessoa pode alegar que tem qualquer nível de inglês, mas como fazer para provar?

O melhor caminho para demonstrar o seu inglês é através dos exames internacionais, que seguem o CEFR e possuem validade, credibilidade e reconhecimento em todo o mundo.

O nível de inglês é a segunda mentira mais comum nos currículos brasileiros, conforme revelou uma pesquisa divulgada em 2019 pela DNA Outplacement. 41% dos currículos enviados aos departamentos das empresas no Brasil e analisados no estudo continham informações falsas sobre a fluência no inglês.

Por isso, as instituições querem confirmar se o candidato realmente possui o nível de inglês que afirma ter.  Embora uma entrevista em inglês seja eficaz, ainda é subjetiva. Os exames internacionais representam uma medida objetiva e universal. Ao apresentar um certificado internacional de proficiência no seu currículo durante o processo seletivo, você já se destaca.

CULTURA INGLESA BH

Em 2024, a Cultura Inglesa BH completa 83 anos de tradição e inovação na formação de cidadãos bilíngues. Aqui, você encontra três pilares fundamentais em relação ao seu nível de inglês:

Para descobrir o seu nível de inglês: Análise de Conhecimento https://sgci.culturainglesamg.com.br/analise-conhecimento

Para provar o seu nível de inglês: Exames Internacionais https://culturainglesamg.com.br/exames/

Para continuar evoluindo nos níveis de inglês: Cursos de Inglês https://culturainglesamg.com.br/cursos/

Seja qual for a sua necessidade, nós seremos seus aliados no caminho! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − dez =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018