Por que eu devo matricular meu filho em um curso de inglês?

Muito se fala sobre o domínio do inglês como um diferencial curricular para o mercado de trabalho, mas pouco sobre o que ele proporciona desde o início da alfabetização em uma segunda língua.

Inglês para crianças

O seu filho pode começar a estudar inglês a partir dos 3 anos de idade, aproveitando a fase da vida em que está mais aberto ao aprendizado.

Na infância a pronúncia da língua materna ainda não está enraizada, facilitando o desenvolvimento de um novo idioma.

Pessoas que falam mais de uma língua apresentam maior atividade cerebral nas áreas relacionadas à memória, compreensão de novas informações, adaptação a diferentes contextos e habilidades para o desenvolvimento cognitivo, acadêmico e social, apontam estudos.

Pesquisas realizadas pela Universidade de Harvard mostraram que crianças que aprendem uma segunda língua apresentam rendimento escolar superior em testes verbais e matemáticos.

Além da sala de aula

O ensino do inglês para crianças busca o aprendizado pela associação muito mais do que o ensino de traduções e gramática.

Dessa forma o seu filho compreende melhor os significados, trabalha o cérebro e aprende a criar um raciocínio na nova língua, fazendo com que o aprendizado seja muito mais eficiente.

Esse método explora o universo infantil, fazendo com que a criança leve para fora da sala de aula o seu conhecimento.

A verdade é que nessa idade aprender inglês representa mais diversão do que obrigação, o que facilita a sua aplicação em atividades do cotidiano, que também devem ser estimuladas pelos pais.

Aprendendo com amigos

A socialização com outras crianças é um outro benefício do aprendizado de inglês.

No curso de inglês ela tem contato com um grupo de pessoas diferente da sua família e da sua escola, o que cria um novo ambiente afetivo e também de desenvolvimento do seu relacionamento com o mundo.

Os variados ambientes em que a criança vive são fundamentais na promoção do seu conhecimento social, da sua autonomia e na sua aquisição e prática de valores éticos e morais.

A convivência com novos colegas que apresentem diferentes facilidades e dificuldades de aprendizado, em um novo contexto, ajuda na construção da identidade da criança, que cria novos parâmetros a partir de novas referências.

Nova geração

As crianças de hoje são praticamente nativas digitais.

Elas aprendem logo cedo a mexer em smartphones, tablets, computadores, jogos, redes sociais e o inglês estará lá, de fácil acesso e criando dúvidas, mas também oportunidades.

A internet oferece uma vasta cartela de jogos e ambientes que promovem a interação e a prática do inglês entre crianças e iniciar cedo o aprendizado da língua vai ajudá-las a navegar por todos esses dispositivos e possibilidades com facilidade, desenvolvendo o conhecimento aprendido em sala de aula.

Uma boa opção são as atividades disponibilizadas por Cambridge English Learning

Adolescência

Os benefícios se prolongam para a adolescência, quando o conhecimento do inglês ajuda no sentimento de adequação e pertencimento do jovem.

Nessa época da vida uma das maiores preocupações é o desejo de se encaixar em um grupo, e o conhecimento da língua inglesa ajuda a desenvolver a autoestima e a autonomia no jovem.

O curso de inglês influencia positivamente no desempenho escolar em função do desenvolvimento cerebral que falamos anteriormente, mas também pela tranquilidade de já dominar uma das matérias do currículo escolar.

Essa tranquilidade se estende para os vestibulares e o Enem, quando o inglês, em vez de ser visto como um bicho de sete cabeças, pode ser encarado como um degrau praticamente garantido rumo ao bom resultado.

Sem fronteiras

Aprender a língua inglesa desde cedo vai proporcionar vantagens para o seu filho quando ele quiser fazer um intercâmbio, realizar o sonho daquele “mochilão”, desejar estudar fora ou mesmo se candidatar a vagas de emprego em todo o mundo.

Nas viagens de turismo, o conhecimento do inglês é a certeza de que ele terá independência e segurança, correndo muito menos riscos de cair em enrascadas.

Para o trabalho e estudo no exterior, grande parte das instituições exigem um conhecimento mínimo da língua comprovado por um certificado.

Por isso, como a mais universal das línguas, ela também é a que oferece mais benefícios e um mundo praticamente sem fronteiras.

Matricular o seu filho em um curso de inglês é deixá-lo preparado para fazer todos os seus sonhos acontecerem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *