A ascensão da rainha Elizabeth II ao trono britânico tem dois marcos importantes e, por isso, duas datas especiais.
Até o momento, ela acumula 70 anos de reinado e 69 anos de sua coroação.
-Então ela não se tornou rainha quando foi coroada?
Na verdade, não!
É essa a história que nós te contaremos a seguir.
Herdeira do trono
A rainha Elizabeth II tornou-se rainha no dia 6 de fevereiro de 1952, em função da morte do seu pai.
Ela tinha apenas 25 anos e estava em viagem para o Kenya, sendo a primeira soberana em 200 anos a ascender ao trono estando no exterior.
Para se ter uma ideia sobre a seriedade dos protocolos britânicos e da imagem que a realeza era obrigada a passar, ao chegar em solo britânico, ela só pôde sair do avião após levarem uma roupa preta para que ela pudesse ser vista de forma apropriada para o momento.
Até hoje, a monarca não comemora a data, por ser, também, a data da morte do seu pai. Ela sempre passa os seus aniversários de ascensão ao trono reclusa, como uma forma de lembrança e respeito.
Uma outra curiosidade é que sua avó, a rainha Maria, aos 81 anos de idade, foi a primeira rainha a ver uma neta ascender ao trono, mas, infelizmente, morreu antes da coroação.
A Coroação
16 meses após se tornar de fato rainha, a sua coroação oficial aconteceu.
Em 2 de junho de 1953, a cerimônia foi realizada na Westminster Abbey, tornando a rainha Elizabeth II a 39ª monarca a ser coroada no local, que recebe as coroações britânicas desde 1066.
A soberana e seu então marido, o príncipe Philip, foram levados até o local pela carruagem de ouro, “Gold State Coach”, puxada por oito cavalos.
Outro destaque foi o seu vestido, que teve motivos associados ao Reino Unido e aos países da Commonwealth para os bordados, além de diamantes, cristais, pérolas, ametistas e pedras rosadas, que também fizeram parte das suas 3 mil horas de confecção.
27 milhões de britânicos acompanharam a cerimônia pela televisão e 11 milhões pelo rádio, em uma cobertura massiva da imprensa, que contou com mais de 2 mil jornalistas e 500 fotógrafos de 92 países diferentes.
Recordes
O reinado de Elizabeth II também lhe rendeu grandes recordes históricos, que só reforçam a sua importância em todo o mundo.
Entre eles, os títulos de rainha mais longeva e com o mais longo reinado, conquistados muito antes dos seus atuais 96 anos de idade e 69/70 anos no trono. Sobre seus recordes, nós falamos mais neste outro post.
Após todo esse tempo, a rainha Elizabeth II segue como um grande ícone da monarquia britânica, admirada e respeitada muito além do Reino Unido, alcançando um grande reconhecimento mundial.
Parabéns à rainha por suas grandes conquistas!
2 comentários em “Por que a rainha da Inglaterra tem dois aniversários de reinado?”