Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp

25 curiosidades sobre as coroações britânicas

No dia 6 de maio de 2023, o rei Charles III será coroado o novo rei do Reino Unido. A cerimônia vem sendo aguardada com ansiedade e curiosidade, afinal, será a primeira coroação desde a de sua mãe, a rainha Elizabeth II, em 2 de junho de 1953, portanto, 70 anos atrás. 

Como tudo que envolve a família real britânica é rodeado por muita história e fatos interessantes, hoje nós trazemos para você 25 curiosidades sobre as coroações no Reino Unido que encontramos no site oficial da realeza. 

Uma história de coroações 

1-A Westminster Abbey vem sendo o cenário das cerimônias de coroação desde 1066, sendo o primeiro rei coroado ali o William o Conquistador. Antes da sua construção, as coroações eram realizadas onde fosse mais conveniente. 

2-O rei Charles III será o 40º soberano a ser coroado na Westminster Abbey. 

3-Pela primeira vez, desde 1937, a cerimônia incluirá a coroação da rainha consorte. A última foi a da rainha Elizabeth, esposa do rei George VI. 

4-Assim como a rainha Elizabeth II, o rei Charles III terá dois aniversários de reinado: o dia que ascendeu ao trono, referente à morte de sua mãe, no dia 8 de setembro de 2022, e o dia de sua coroação, em 6 de maio de 2023. 

5-Todas as coroações de um monarca britânico desde o rei George III foram realizadas entre os meses de maio e setembro. 

6-A monarca mais jovem da história foi Maria, ‘Queen of Scots’, que se tornou rainha em 1542, com apenas 6 dias de vida. 

7-O formato contemporâneo da coroação data desde 1902, da cerimônia do rei Edward VII. Ele consiste na procissão do Palácio de Buckingham até a Westminster Abbey, outra procissão interna, os rituais de reconhecimento, unção e juramento, e a procissão de volta ao palácio. 

8-Foi em 1902 que começou também a tradição de encerrar a coroação com a aparição na sacada do Palácio de Buckingham, iniciada pelo rei Edward VII e pela rainha Alexandra. 

9-O Juramento da Coroação (Coronation Oath) e o Juramento de Declaração de Adesão (Accession Declaration Oath) são os únicos aspectos da cerimônia exigidos pela lei. 

10-O Hino de Coroação de Handel, ‘Zadok The Priest’, foi tocado em todas as coroações desde 1727.

11-A coroação de Charles III incluirá 12 novas encomendas de músicas, entre elas um Hino de Coroação criado por Andrew Lloyd Webber, compositor responsável por obras como os musicais O Fantasma da Ópera, Cats e Evita; e uma Marcha de Coroação criada por Patrick Doyle, compositor cuja obra esteve em filmes como Harry Potter e o Cálice de Fogo, Cinderella e O Diário de Bridget Jones. 

12-O rei Charles III desfilará após a coroação na Gold State Coach, que é uma grande carruagem dourada que vem sendo usada em todas as coroações britânicas desde George IV, em 1831. Apesar de sua aparência e fama, ela não é feita de ouro, mas sim de madeira pintada de dourado, pois o ouro seria muito macio e pesado para essa função. Uma vez perguntada sobre como teria sido a experiência de andar na carruagem, a rainha Elizabeth II declarou com bom humor ter sido “Horrível!”, devido ao desconforto. 

13-O rei Charles III será coroado na Coronation Chair ou St Edward’s Chair, feita em 1300 para Edward I e usada em todas as coroações desde então. Ela foi produzida em carvalho báltico, com 2 metros de altura e decorada com ouro e vidro colorido. Muitos dos seus adornos foram perdidos com o tempo, mas ainda é possível ver alguns traços remanescentes da decoração original. A peça é mantida permanentemente na Westminster Abbey. 

14-No dia da coroação, a Coronation Chair se encontra com a “Stone of Destiny”, a pedra que é colocada debaixo da cadeira em todas as coroações britânicas. Por sua vez, ela fica guardada no Castelo de Edimburgo. 

15-Charles III será coroado com a St. Edward’s Crown, feita em 1661 e usada em todas as coroações desde a cerimônia de Charles II. Ela pesa 2,2Kg, é feita de ouro com muitas pedras preciosas e será um dos grandes destaques da solenidade. 

16-Camilla Parker Bowles fará história ao ser a primeira rainha consorte, desde o século 18, a usar uma joia já existente em sua coroação. A peça escolhida foi a “Queen Mary’s Crown”, que receberá algumas alterações, como a retirada de quatro arcos destacáveis e a adição dos diamantes Cullinan III, IV e V, como uma homenagem à rainha Elizabeth II, que os tinha como parte de sua coleção pessoal de joias e os usava como broches. 

17-A orbe de ouro, cravejada de pérolas, pedras preciosas e uma grande ametista sob a cruz foi feita em 1661 e usada em todas as coroações desde então. 

18-O Anel do Soberano (Sovereign’s Ring) foi feito originalmente em 1831 para William IV e conta com uma cruz de Saint George, padroeiro da Inglaterra, feita em rubis, para representar a dignidade, colocada sobre um fundo azul de uma única safira. O anel também é chamado de O Anel de Casamento da Inglaterra e foi usado em todas as coroações desde a sua criação. 

19-Uma ‘colher de coroação’ vem sendo usada em toda coroação desde 1349 para ungir o monarca com uma mistura secreta de óleos. Ela é o item mais antigo em uso nas cerimônias. 

20-O óleo que será usado no rei Charles III foi consagrado em Jerusalém. 

21-A primeira fotografia de uma coroação foi feita durante a cerimônia de George V, no início do século XX, pelo Sir Benjamin Stone, um fotógrafo amador. 

22-A coroação da rainha Elizabeth II foi a primeira a ser televisionada. 27 milhões de pessoas no Reino Unido assistiram à cerimônia pela televisão e 11 milhões ouviram pelo rádio. 

23-O público na coroação da rainha Elizabeth II foi o mais substancial até hoje: mais de 8 mil convidados representando 129 nações. 

24-Mais de 6 mil membros das Forças Armadas britânicas e aproximadamente 400 membros das Forças Armadas de pelo menos 35 países da Commonwealth participarão da coroação do rei Charles III e da rainha Camilla. 

25-Na coroação da rainha Elizabeth II, ela não foi a única a se sentar na Coronation Chair no dia 2 de junho de 1953: um gato preto chamado Matins foi encontrado dormindo na cadeira. Pelo visto, ele deu muita sorte! 

Estamos ansiosos pela coroação do rei Charles III! E você? Qual é a sua expectativa para a grande data? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 4 =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018