Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp

Tudo que você precisa saber sobre os Exames de Cambridge

Exames de Cambridge: o que são? Do que se alimentam? Como se reproduzem? Veja  aqui, no blog da Cultura Inglesa BH!

Os Exames de Cambridge são provas de inglês que oferecem uma certificação aceita internacionalmente, por mais de 26 mil instituições, em mais de 150 países, para fins de estudo, trabalho e migração.

Eles se alimentam de mais de 100 anos de expertise e se reproduzem nos mais de 5 milhões de candidatos que todos os anos fazem as provas em mais de 52 mil centros preparatórios e 2.800 centros autorizados espalhados pelo mundo.

A Cultura Inglesa BH é não só um dos primeiros Centros Abertos Autorizados no Brasil, como é membro fundador de Cambridge Assessment English no nosso país. 

A seguir nós te contamos um pouco mais! 

CAMBRIDGE ASSESSMENT ENGLISH

Os Exames de Cambridge são produzidos por Cambridge Assessment English, o departamento de certificação de inglês da Universidade de Cambridge.

Quando falamos em tradição e excelência, estamos falando de exames que são aplicados desde 1913.

110 ANOS – EXAMES DE CAMBRIDGE

As provas são feitas por uma equipe capacitada e apenas os processos de formulação, correção e distribuição para aplicação levam dois anos.

Além de carregarem o selo de qualidade de uma das universidades mais respeitadas de todo o mundo (falaremos sobre ela mais abaixo), os Exames de Cambridge são reconhecidos como ótimas ferramentas não só para certificar o inglês, como para ajudar no seu aprendizado. 

OS NÚMEROS PROVAM A DIFERENÇA QUE OS EXAMES DE CAMBRIDGE FAZEM: 

  • 95% das escolas entrevistadas por Cambridge Assessment English no mundo todo consideram que a preparação para as Qualificações Cambridge English melhoram o inglês dos alunos;
  • 88% delas concordam que as Qualificações Cambridge English oferecem uma estrutura de currículo a ser seguida com marcos claros;
  • 86% das escolas concordam que as Qualificações Cambridge English ajudam a construir a autoconfiança dos alunos.

Um grande diferencial dos Exames de Cambridge é que eles contam com provas para estudantes de inglês a partir dos 7 anos de idade, acompanhando toda a vida escolar do aluno, até a fase adulta, permitindo o estímulo e o acompanhamento da evolução do seu aprendizado.

UNIVERSIDADE DE CAMBRIDGE

A Universidade de Cambridge é uma referência mundial em ensino e essa história não é recente. 

A University of Cambridge foi fundada em 1209, o que a torna a segunda universidade mais antiga em língua inglesa do mundo, ficando atrás apenas de Oxford.

Hoje ela possui mais de 18 mil alunos divididos entre suas 31 colleges, que são instituições independentes, responsáveis pela admissão e ensino dos alunos nas mais diversas áreas.

Sabe o que mais a torna tão importante?

  • É a 2ª colocada no ranking University League Tables 2023, como a segunda melhor universidade do Reino Unido, com uma diferença de apenas um ponto da 1ª colocada, a Universidade
    de Oxford;
  • Ocupa o 3º lugar no World University Rankings 2023, como a terceira melhor universidade do mundo pela Times Higher Education;
  • É a 2ª melhor universidade do mundo segundo o QS World University Rankings 2023;
  • Possui mais de 15 milhões de livros, divididos em mais de 100 bibliotecas;
  • 92 ganhadores do prêmio Nobel estão em seu histórico, incluindo ex-alunos, professores e pesquisadores;
  • Personalidades como o físico Isaac Newton, o cientista evolucionista Charles Darwin, o criador da teoria da computação, Alan Turing e Ian Wilmut, responsável por fazer a clonagem da ovelha Dolly, passaram por suas salas. 

PADRÃO INTERNACIONALMENTE RECONHECIDO 

Além de estarem aptos para a avaliação do desempenho na língua inglesa independentemente dos países de origem dos candidatos, os Exames de Cambridge seguem o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas!

É o famoso CEFR – Common European Framework of Reference, utilizado como padrão em exames de proficiência no mundo todo.

De acordo com o CEFR, o inglês é avaliado em seis níveis, que são A1, A2, B1, B2, C1 E C2:

Nível A 

O A1 classifica o inglês iniciante, quando o estudante é capaz de compreender e usar expressões familiares e cotidianas. Apresentar-se, fazer perguntas, respondê-las… aqui é o início do aprendizado.

O A2 avalia o inglês básico, quando o estudante consegue se comunicar em tarefas simples, como troca de informações pessoais, frases isoladas e expressões relacionadas com áreas de prioridade imediata, por exemplo, e tem compreensão de assuntos que lhe são familiares e habituais.

Nível B

O B1 é para quem tem inglês intermediário e já consegue ter uma boa desenvoltura em situações variadas no idioma, conseguindo falar claramente sobre seus interesses e opiniões.

O B2 classifica o inglês intermediário superior de quem já compreende textos complexos e consegue se comunicar com fluidez com falantes nativos.

Nível C

O C1 é para quem tem proficiência avançada, conseguindo compreender um inglês mais exigente, comunicando-se de forma fluente e com flexibilidade para os diversos contextos em que estiver inserido.

O C2 é o nível mais alto de proficiência e representa o domínio pleno do idioma, com compreensão praticamente absoluta do que se escuta e lê, além de excelente desenvoltura ao falar, sem exigir esforços, mesmo com falantes nativos.

Entenda o CEFR

CAMBRIDGE ENGLISH SCALE: UMA SEGUNDA FORMA DE AVALIAÇÃO 

Além dos padrões CEFR, os Exames de Cambridge têm uma forma de avaliação adicional.

É a Cambridge English Scale, que complementa o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas, proporcionando um resultado mais detalhado para aqueles que fazem os exames de proficiência Cambridge English.

Ela começou a ser usada em 2015 e foi desenvolvida com base em relatórios de resultados existentes e anos de pesquisa.

Com a Cambridge English Scale o candidato recebe relatórios com resultados mais objetivos, com uma nota geral da prova e notas para cada habilidade – Leitura, Escrita, Audição e Fala.

OS EXAMES

Agora que você já sabe tudo sobre os Exames de Cambridge, precisa saber quais são eles, certo?

Vamos começar pelo início!

Young Learners – YLE

O exame Cambridge English: Young Learners (YLE) é para crianças entre os 7 e os 12 anos de idade.

Ele é dividido em três níveis, que são: Starters (A1), Movers (A1) e Flyers (A2), de acordo com o domínio do estudante.

Começar os exames cedo é uma forma de estimular o aprendizado e de acompanhá-lo. 

A criança fica feliz pelo seu sucesso na prova e os pais conseguem ter a real dimensão do aprendizado do filho. Além de ser uma boa forma para o aluno se preparar para os exames futuros.

SAIBA MAIS

Key – KET

O exame Cambridge English: Key (KET) é destinado ao nível básico (A2), comprovando que o candidato tem as habilidades necessárias para se comunicar na língua inglesa em situações do dia a dia.

SAIBA MAIS

Preliminary – PET

Destinado ao nível intermediário (B1), o exame Cambridge English: Preliminary (PET) comprova a capacidade de ter boa desenvoltura em situações sociais ou mesmo de trabalho na língua inglesa, garantindo aquele diferencial especial no currículo!

SAIBA MAIS

First – FCE

O certificado Cambridge English: First (FCE) é para o nível intermediário superior (B2) do inglês.

Como já representa um nível mais alto, é amplamente aceito por empresas e instituições educacionais do mundo inteiro para comprovar a proficiência no idioma.

SAIBA MAIS

KET/PET/FCE – For Schools

Os certificados Cambridge English: KEY (KET), Preliminary (PET) e First (FCE) possuem uma versão direcionada para adolescentes!

Eles são feitos com conteúdo próprio do universo dos estudantes dos ensinos fundamental e médio. 

O objetivo é manter os candidatos aos exames interessados e motivados durante os testes para alcançarem os melhores resultados!

Os exames KEY (KET), Preliminary (PET) e First (FCE) são respectivamente orientados para os níveis básico (A2), intermediário (B1) e intermediário superior (B2).

O direcionamento “For Schools” não é mencionado nos certificados, que são aceitos sem distinção no mercado.

SAIBA MAIS

Advanced – CAE

O exame Cambridge English: Advanced (CAE) é para quem alcançou o nível avançado (C1) do inglês e quer ter a comprovação de seu feito para o mercado.

É uma certificação com ampla aceitação, válida para praticamente todas as universidades da Organização Universities UK, incluindo as integrantes do Grupo Russell, que conta com as 20 maiores universidades destinadas à pesquisa no Reino Unido!

SAIBA MAIS

Proficiency – CPE

É para o nível máximo do inglês (C2), quando o domínio é pleno e a desenvoltura próxima à de um falante nativo.

O exame Cambridge English: Proficiency (CPE) é passaporte para o emprego ou o curso dos sonhos!

SAIBA MAIS

Business – BEC

O inglês de negócios também precisa ser certificado!

O exame Cambridge English: Business (BEC) vai comprovar que você terá uma boa desenvoltura em ambientes de negócios internacionais.

Ele é dividido nos níveis Preliminary (B1), Vantage (B2) e Higher (C1), de acordo com o domínio.

Teacher Knowledge Test – TKT

O exame Cambridge English: Teaching Knowledge Test (TKT) é para o professor que quer desenvolver suas habilidades de ensino do inglês e comprová-las.

É um dos principais certificados para atestar a competência para lecionar o idioma.

SAIBA MAIS

Sobre nossos cursos para professores, os Teacher Development Courses, você fica sabendo mais aqui

ONDE OS EXAMES DE CAMBRIDGE SÃO ACEITOS?

Como já dissemos lá em cima, os certificados Cambridge English são aceitos em mais de 20 mil instituições.

Para saber se a empresa, a instituição de ensino ou mesmo o país para onde você está indo aceita a certificação, é fácil. 

No site de Cambridge Assessment English existe um espaço para você consultar o seu vasto banco de dados global, permitindo que você encontre qualquer uma das milhares de universidades, empregadores e governos que aceitam os resultados dos Exames de Cambridge. Acesse aqui.

INGLÊS PARA A VIDA TODA 

Aprender inglês é investir no futuro e certificar-se também!

As certificações internacionais de proficiência são a comprovação de que toda a dedicação para o aprendizado do idioma valeu a pena. 

São, também, a garantia para empregadores, universidades e governos de que o domínio da língua é real.

Para isso, é importante que os certificados tenham credibilidade e que o candidato escolha o melhor exame para o seu objetivo.

A Cultura Inglesa BH é membro fundador de Cambridge Assessment English no Brasil e acumula quase 80 anos de experiência na aplicação de provas e preparação de alunos para obterem o melhor resultado. 

As inscrições estão abertas e você encontra tanto os exames na modalidade tradicional, em papel, quanto a “computer-based”! 

Saiba mais e inscreva-se no link certificações para a carreira e vida.

Quer continuar aprendendo? Leia nosso artigo Como você sabe que o seu inglês é bom no mundo inteiro?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 1 =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018