Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp

A conexão histórica entre a família real e a Universidade de Cambridge

Quando se fala em Reino Unido, poucas coisas conseguem ser tão ou mais famosas do que a família real e a Universidade de Cambridge. 

Essas duas instituições super tradicionais têm histórias longas. Com mais de mil anos de existência, a monarquia britânica teve início antes mesmo da configuração do Reino Unido que conhecemos hoje. 

Já a Universidade de Cambridge foi fundada em 1209, o que a torna a segunda universidade mais antiga em língua inglesa do mundo, ficando atrás apenas da Universidade de Oxford. Aliás, Cambridge e Oxford carregam a honra de serem as duas Privileged Presses britânicas, que são as únicas duas editoras autorizadas pela Coroa a imprimir a Bíblia e o Book of Common Prayer. 

Com tanto passado, não é de se estranhar que a realeza e a universidade tenham uma conexão de longa data, não é verdade? 

Pois a própria instituição de ensino revelou as principais associações que já teve com a família real ao longo dos anos e nós trazemos essa informação agora para você! 

COMO TUDO COMEÇOU 

A conexão entre a monarquia e a universidade teve início especialmente com a sua editora, a Cambridge University Press, quando o rei Henry VIII concedeu o direito para que ela imprimisse todos os tipos de livros, ainda em 1534. 

O primeiro livro só foi publicado 50 anos depois, em 1854, fazendo com que a editora se tornasse a mais antiga do mundo. Aos poucos ela ganhou fama, reconhecimento e se tornou uma grande potência que segue fazendo um belo trabalho até hoje. 

MARCOS HISTÓRICOS 

Os séculos se passaram e essa história teve alguns marcos especiais. Nós listamos alguns deles: 

Livros religiosos

Desde 1775, Cambridge tem garantido pelo Copyright Act o direito de imprimir a Authorised Version of the Bible, também conhecida como a Versão da Bíblia do rei James; o 1662 Book of Common Prayer, que é o livro tradicional de orações da Igreja Anglicana; entre outros materiais autorizados pela Igreja da Inglaterra. 

Coroações 

As ordens de serviço da coroação do rei George VI, em 1937, bem como da coroação da rainha Elizabeth II, em 1953, foram produzidas por Cambridge.

Aluno real 

Outra conexão entre a Universidade de Cambridge e a família real está no atual rei! Ainda príncipe de Gales, Charles se formou na instituição em 1970, após cursar um ano de Arqueologia e Antropologia e dois anos de História. 

THE KING’S PRINTER 

Mais do que o direito de produzir os materiais da monarquia, a “King’s Printer”, ou “Impressora do Rei”, tem o dever de fazê-lo. É este o caso da Cambridge University Press, que desde 1990 se tornou a “Queen’s Printer”, ainda no reinado de Elizabeth II, passando a ser “King’s Printer” com a ascensão de Charles III ao trono. 

Exemplo recente do trabalho realizado é a Coronation Bible, edição comemorativa da Bíblia pela coroação do novo rei, que traz em sua capa o monograma de Charles III. 

Como tradição é uma das forças que movem tanto a família real, quanto a Universidade de Cambridge, é muito provável que essa conexão dure por muitos e muitos anos ainda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + dezenove =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018