Entenda o que são soft skills e descubra as mais importantes para a sua carreira!

Você já ouviu falar de “soft skills”? Se não, saiba que o mercado está sedento por elas!

Além do currículo

As “soft skills” são aquelas habilidades que você não coloca no currículo, mas que são avaliadas em todos os processos seletivos de emprego.

Elas são suas características subjetivas, que dizem respeito ao seu jeito de ser, como você se relaciona com as pessoas, com os estudos, com o trabalho e com a sua cultura pessoal.

Elas são complemento das suas “hard skills”, que são as suas competências concretas, como formação e o nível de inglês.

O que o mercado procura

Comunicação, pensamento crítico, liderança, atitude positiva, trabalho em equipe e ética no trabalho são algumas das “soft skills” mais valorizadas no mercado, segundo o Vagas.com.

Os empregadores acham fácil encontrar as “hard skills”, mas trabalho em equipe, colaboração, convencimento e adaptabilidade são muito mais difíceis, revelou uma pesquisa do Financial Times.

Solução criativa de problemas, pensamento estratégico, liderança e comunicação estão entre as habilidades mais procuradas pelas empresas, mas mais raras de se encontrar, segundo a Bloomberg.

Observar é importante

 A observação é uma das grandes aliadas no processo de desenvolvimento das “soft skills”.

Observar a si mesmo, observar o colega, a cultura da empresa, entender os processos, entender seus próprios limites, qualidades e defeitos, bem como estar atento aos feedbacks, às próprias necessidades e às dos outros são formas de reconhecer e trabalhar em si mesmo as “soft skills”.

Atualmente muitas empresas já têm suas próprias estratégias para estimular no colaborador o melhor que ele tem a oferecer.

Você só precisa aproveitar a oportunidade.

Soft skills na Educação

O desenvolvimento das “soft skills” pode se dar de várias formas e a escola deve ser um dos principais incentivadores.

Muito além das “hard skills” ensinadas, é função das instituições desenvolver em seus alunos as habilidades que eles precisarão levar para a vida toda.

Uma das mais inovadoras tecnologias para a Educação lançadas nos últimos anos é o Google for Education, que conversa fluentemente com as mais novas tendências do mercado.

O Google for Education explora a colaboração, o trabalho em equipe, a personalização e a capacidade de construção conjunta e sem limites do conhecimento.

Soft skills na Cultura

O Google for Education é a mais nova tecnologia adotada pela Cultura Inglesa MG, que se tornou a primeira escola de inglês de Belo Horizonte a usar suas ferramentas.

A nossa escola sempre teve os olhos voltados para o futuro na formação de CIDADÃOS bilíngues e não apenas de pessoas que falam inglês.

Além do que podemos ensinar com o Google for Education, nossos momentos “Cultura Fun” abrem os olhares dos alunos, que vêem o aprendizado de forma criativa, como nas “cooking classes”, visitas fora da escola, trabalhos diferenciados e bastante envolvidos com o mundo virtual.

Os óculos de “virtual reality” são outra forma de levar os alunos para ambientes no mundo todo, o E-board é um quadro interativo que usamos há mais de 10 anos e nossos Learning Centres têm o maior acervo em inglês de Minas Gerais.

Assim desenvolvemos o inglês, que é uma “hard skill”, mas sempre associado ao trabalho com as outras “soft skills”.

Na Cultura Inglesa MG, o aluno vive a cultura do seu tempo!

Descubra tudo que podemos oferecer em www.culturainglesamg.com.br.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *