Estudar nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Europa ou em qualquer outro lugar do mundo é o sonho de muitos estudantes. Se este também for o seu sonho, hoje nós vamos te apresentar um caminho incrível para te ajudar a chegar lá.
Podemos adiantar que este caminho é a obtenção de um diploma do Ensino Médio dos Estados Unidos, mas de uma maneira que talvez você nunca tenha imaginado: com aulas presenciais ou online, sem precisar sair do Brasil, e simultaneamente ao seu Ensino Médio regular brasileiro, sem comprometer sua formação nacional.
Gostou da ideia?
Então venha conosco para descobrir mais sobre essa jornada que começa pelo inglês!
APRENDA A LÍNGUA MAIS PODEROSA DO MUNDO
Não é segredo que os Estados Unidos são uma das maiores potências globais hoje. Embora existam outros competidores, poucos conseguem superar os EUA em vários aspectos em que se destacam.
Existem 7.668 bilhões de pessoas no mundo, falando 7.164 línguas diferentes. O inglês se destaca como a língua mais falada do planeta. Embora o mandarim seja a língua mais falada pelos falantes nativos, totalizando 940 milhões, comparado aos 380 milhões de falantes nativos de inglês, quando consideramos tanto falantes nativos quanto não nativos, o inglês tem uma vantagem considerável. Aproximadamente 1,080 bilhão de pessoas falam inglês, enquanto apenas 199 milhões falam mandarim. Esses dados são da Ethnologue, especializada no estudo das línguas mundiais.
Como o inglês chegou lá?
Segundo a mesma instituição, a primeira razão para isso é a influência da colonização do Império Britânico, que foi tão extensa que criou a famosa máxima “O sol nunca se põe no Império Britânico” – uma expressão que realmente reflete a vastidão do domínio britânico, como detalhado aqui. Além disso, mais recentemente, a propagação da cultura norte-americana também contribuiu significativamente.
Atualmente, enquanto o mandarim, a segunda língua mais falada do mundo, é falado em 38 países, o inglês possui uma vantagem significativa, sendo falado em 146 países ao redor do globo.
Nós compartilhamos essas informações para mostrar por que o inglês é o ponto de partida dessa jornada. À medida que você se aventura na internacionalização, o inglês se torna não apenas uma necessidade nos currículos, mas uma ferramenta agregadora.
Imagine uma reunião com brasileiros, americanos, japoneses, chineses e espanhóis: qual língua permite que todos se comuniquem? A resposta é clara, e é por isso que o inglês se torna uma habilidade indispensável para estudos internacionais, trabalho em multinacionais, viagens de turismo e, acima de tudo, para a interação cultural em todos esses ambientes.
A globalização está atingindo seu ápice, expandindo-se a cada dia mais do que antes, e o inglês é uma certeza que acompanha esse fenômeno. Há anos, a língua inglesa é reconhecida como o idioma dos negócios, da ciência e da tecnologia, e não há previsão de mudança desse status.
Portanto, se você deseja estudar fora do Brasil, aprender inglês é um investimento que facilitará muitos processos. Além disso, falar inglês é um requisito fundamental para seguir o caminho que estamos apresentando aqui. Afinal, para cursar o Ensino Médio nos Estados Unidos, é essencial ter um bom domínio da língua inglesa.
Se você já possui uma boa proficiência no inglês, continue conosco. Se não, também continue, pois você poderá se preparar com um objetivo claro em mente.
ESTUDE COM QUEM TEM CREDIBILIDADE NO ENSINO
Que o inglês é a língua mais falada do mundo e os Estados Unidos são uma das nações mais poderosas, faz sentido que um diploma de lá seja um diferencial muito importante na hora de buscar uma graduação ou outros cursos fora do Brasil, certo?
Pensando em oferecer um nível mais avançado de formação para nossos alunos, a Cultura Inglesa BH procurou quem poderia nos ajudar nesse processo e encontramos a Griggs International Academy, que uniu seus mais de 100 anos de expertise aos nossos mais de 80 anos de excelência.
A Griggs iniciou sua história em 1909 e ao longo de mais de um século tornou-se a segunda maior rede de educação do mundo, com parcerias em milhares de escolas em mais de 10 países.
A colaboração entre a Cultura Inglesa BH e a Griggs começou em 2017 e foi tão bem-sucedida que tivemos a honra de ser a primeira escola do mundo onde o High School da Griggs passou a ser oferecido online, com aulas ao vivo pela internet, permitindo que não apenas os estudantes de Belo Horizonte, mas de todo o Brasil, pudessem participar dessa formação conosco.
Por que eu deveria fazer o High School aqui no Brasil e não nos Estados Unidos?
A resposta é simples: para concluir o Ensino Médio com uma diplomação dupla, ou seja, o diploma brasileiro do Ensino Médio e o diploma dos Estados Unidos. Tudo isso é feito de forma paralela, sem perda de tempo e sem comprometer a preparação para o Enem ou a adesão à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), seguida pelas escolas brasileiras. Além disso, oferece um custo-benefício recompensador que não é alcançado em programas internacionais.
Fazer o High School Cultura Inglesa não significa deixar de estudar nos Estados Unidos. Fazer o High School Cultura Inglesa é se preparar melhor para chegar aos Estados Unidos ou qualquer outra parte do mundo com um conhecimento mais sólido. Na verdade, não se trata apenas de chegar a outros países, mas sim de realizar seus sonhos.
Afinal, como funciona na prática essa internacionalização do Ensino Médio?
O High School Cultura Inglesa tem a duração de três anos e é realizado no contraturno do Ensino Médio regular. Ele é dividido em 6 semestres, com carga horária de 120 horas/aula semestrais, distribuídas de fevereiro a julho e de agosto a dezembro. Durante esses encontros, os estudantes estudam disciplinas do currículo escolar dos Estados Unidos.
As disciplinas são US Government, US History, British Literature, American Literature, Computers, Health, Fine Arts e Public Speaking, formando um currículo abrangente e completo, totalmente lecionado em inglês por professores que passaram pelo processo seletivo e treinamento tanto da Cultura Inglesa, quanto da Griggs International Academy.
Isso oferece aos estudantes um estímulo poderoso para adquirir conhecimento universal, desenvolver um senso crítico apurado e cultivar um olhar diferenciado para o mundo, além de desenvolver soft skills indispensáveis para o mercado atual.
O domínio do inglês é outro destaque. Para cursar o High School Cultura Inglesa, é necessário estar entre o 9º ano do Ensino Fundamental e o 2º ano do Ensino Médio, com pelo menos nível intermediário B1 de inglês. Se você ainda não possui esse nível, a Cultura Inglesa oferece suporte no processo.
Isso não significa que o seu inglês não será trabalhado durante o curso. As aulas são ministradas integralmente no idioma, o que contribui significativamente para desenvolver uma proficiência impressionante até o final do programa, preparando-o para comunicação em diversas situações, sejam elas acadêmicas, profissionais ou sociais.
A HORA DA GRADUAÇÃO
Depois de marcar “check” no inglês, na diplomação dupla e na preparação internacional, chegou a hora da verdade: a graduação!
O High School Cultura Inglesa colabora para o seu ingresso em uma universidade fora do Brasil de duas formas. A primeira é a Express Entry, que oferece admissão facilitada em 12 universidades parceiras. A segunda é com o “upgrade” que ele oferece ao currículo com um programa regulamentado e certificado pelos órgãos governamentais norte-americanos.
Esse “upgrade” também se deve ao fato de que a dupla diplomação representa o seu desejo de superação como estudante, demonstrando seu comprometimento em adquirir o conhecimento necessário para alcançar seus objetivos. Isso torna seu currículo muito mais atrativo não apenas para instituições de ensino, mas também para oportunidades de emprego em qualquer lugar do planeta.
Além disso, há outro ponto importante nos países de língua inglesa: eles dominam as listas das melhores universidades do mundo, e um diploma do Ensino Médio norte-americano pode facilitar sua admissão em uma dessas instituições.
O top 5 de duas das principais listas das melhores universidades do mundo – QS World University Rankings e Times Higher Education contém apenas universidades dos Estados Unidos e do Reino Unido. Os Estados Unidos também são o país com o maior número de universidades entre as melhores nos rankings mundiais.
E como ficam os empregos?
O conhecimento é uma das poucas coisas no mundo em que nunca é demais, e esse efeito se reflete tanto na vida estudantil quanto na profissional. Quanto mais preparado você estiver, mais e melhores oportunidades de estudo terá. Da mesma forma, quanto mais formações e habilidades acumular, mais e melhores oportunidades de trabalho se abrirão.
Portanto, é como um efeito dominó ou uma bola de neve que deve começar o quanto antes, e o High School Cultura Inglesa representa um bom ponto de partida nessa jornada de adquirir cada vez mais camadas de preparação para o sucesso que você almeja e merece.
UMA VIRADA DE CHAVE
Quando consideramos toda a preparação que o High School Cultura Inglesa oferece para levar o estudante ao sucesso internacional, compreendemos que é possível conquistar o mundo com segurança, mantendo um pé perto de nossas origens enquanto o outro se dedica a explorar novos horizontes.
Por isso, obter um diploma do Ensino Médio norte-americano com o High School Cultura Inglesa vai muito além de simplesmente aprender o que é ensinado nos Estados Unidos ou tornar o currículo mais atraente – embora ele certamente se torne muito mais atraente.
Cursar o High School Cultura Inglesa é potencializar oportunidades acadêmicas e profissionais. É ampliar horizontes, abrir portas, escancarar janelas e construir conexões para que as ambições do presente se concretizem no futuro.
Há 83 anos a Cultura Inglesa BH oferece tradição, excelência e inovação no ensino do inglês em Belo Horizonte e Minas Gerais. A parceria com a Griggs International Academy expandiu a nossa atuação com o High School para todo o Brasil. Assim pretendemos formar cada vez mais cidadãos bilíngues e preparados para conquistarem o mundo e levarem consigo a nossa cultura.
Bora começar essa jornada com a gente?
As matrículas para o High School Cultura Inglesa estão abertas e as aulas começam em Agosto!
Saiba mais e matricule-se aqui.