Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp

Como estudar nos EUA?

O sonho de muitos estudantes brasileiros é sair do país para estudar nos Estados Unidos da América (EUA). O país desenvolvido tem instituições internacionalmente prestigiadas quando se trata de formação escolar e é um potencializador de grandes talentos. 

As vantagens não terminam aí. Estudar nos EUA também é uma chance de internacionalizar o currículo escolar e profissional, ampliar o networking e ainda aprimorar o inglês. 

É certo que para ingressar nos cursos você precisará ter algum conhecimento prévio da língua, mas provavelmente terminará os estudos com o domínio próximo ao de um nativo. 

VANTAGENS DO INGLÊS 

O inglês é não só a língua mais falada no mundo, como a que tem o maior alcance, com falantes em 146 países, segundo os dados de 2022 da Ethnologue. 

Por isso o inglês é um diferencial adicional para quem deseja desenvolver sua carreira no exterior e também no Brasil. 

Entre 43% e 170% é quanto uma pessoa que tem fluência no inglês pode ganhar a mais do que quem não domina a língua, dependendo do nível hierárquico, segundo a primeira edição do Relatório Catho. 

Portanto, falar inglês ultrapassa os benefícios cognitivos, tornando-se um investimento com retorno palpável no mercado de trabalho. 

Agora vamos ao nosso assunto principal: como estudar nos EUA!

OPÇÕES DE CURSOS NOS ESTADOS UNIDOS 

Não existe só uma forma de estudar nos EUA, que recebe estudantes de diversas idades e com diversos objetivos. Mas quais são essas opções?

Ensino Médio: o famoso High School norte-americano é o equivalente ao nosso Ensino Médio, mas não com as mesmas disciplinas e formato. O Brasil segue a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que regula o ensino em todo o país, tanto em escolas públicas quanto privadas. Nos Estados Unidos o currículo escolar segue as determinações norte-americanas, considerando também o processo de ingresso em uma universidade do país, que tem trâmites diferentes dos nossos. 

Graduação: algumas das melhores universidades de todo o mundo estão nos Estados Unidos, como as renomadas integrantes da Ivy League. O país tem sempre muitas representantes nos rankings das melhores instituições de ensino, destacando-se no meio acadêmico e com seus alunos liderando o mercado de trabalho. Vale destacar que mesmo fora dessa lista super famosa, também existem muitas universidades de alto nível e com muito prestígio. 

Pós-Graduação: pós-graduação inclui especialização, mestrado, doutorado e todas elas são possíveis para os estudantes brasileiros na terra do Tio Sam. Elas têm a vantagem de serem mais breves do que a graduação, podendo representar uma grande oportunidade para quem quer se desenvolver ainda mais em sua carreira e não teve a oportunidade de sair do país antes para tal. 

Intercâmbio: os intercâmbios têm diversos formatos, podendo ser para o High School, graduação e pós-graduação, mas também para estágios, trabalhos voluntários, trabalhos remunerados, todos com o objetivo de se desenvolver como pessoa, estudante, profissional e falante de inglês. Seja qual for o formato, a língua sempre será beneficiada. 

Outros cursos: o interessado em estudar nos EUA também pode optar por outros tipos de cursos, como aqueles específicos de suas áreas de interesse, sejam elas economia, sustentabilidade ou até fotografia. Eles são ótimas alternativas para quem não tem tanto tempo ou dinheiro para ficar um longo período no país, podendo ser feitos durante as férias, por exemplo. 

Bolsas de estudos: quando a questão financeira é um empecilho para se estudar fora, as bolsas de estudos são a melhor alternativa. Existe uma grande cartela de bolsas de estudos para os Estados Unidos, contemplando todos os níveis acadêmicos. O processo seletivo pode ser bem rigoroso, mas vale a pena! 

COMO SE PREPARAR? 

Cada tipo de curso no exterior exige uma preparação diferente e essa preparação não é apenas acadêmica, mas também burocrática e financeira. Neste ponto, pense na cotação da moeda, custo de vida no local para onde pretende ir, tempo de permanência, e tudo que vai tomar o seu dinheiro. 

Os diferentes tipos de cursos têm custos diferentes em função do seu nível, duração e até importância da universidade, portanto, todos demandam um bom planejamento financeiro. 

A documentação exigida é uma parte importante do processo para estudar nos EUA, pois envolve a aprovação da candidatura pela instituição de ensino, bem como outros procedimentos, como passaporte e visto. Aliás, existem vistos diferentes para cada tipo de permanência no país e é importante estar atento para não cair na ilegalidade. 

Uma outra questão se faz ainda mais importante: O INGLÊS! 

O destino é um país de língua inglesa e você precisará dominar o idioma para assistir às aulas, conseguir se entrosar com os colegas, conhecer gente nova, passear e/ou trabalhar. 

Portanto, quando se fala em estudar nos EUA, é necessário ter em mente que parte-se do princípio de que você já sabe o inglês e, se ainda não sabe, precisa ter um mínimo de conhecimento até a data da sua viagem de ida. 

Qual é este mínimo? Instituições de ensino, empresas e até o governo, para emissão do visto, exigem uma comprovação do nível de inglês do estudante. O mínimo em questão será o mínimo exigido pela instituição. 

Fique atento a este requisito, pois ele é fundamental para a sua aceitação no curso, mas sobretudo para que você tenha reais condições de aprender tudo a que está se propondo. 

PREPARANDO O SEU INGLÊS 

Indo mais a fundo no inglês necessário para estudar nos EUA, você tem algumas possibilidades muito interessantes. 

O curso de inglês é a primeira delas, pois você estará em um ambiente preparado para a experiência de ensino-aprendizagem, potencializando as suas chances de aprender de forma efetiva e de colocar a língua em prática. É uma forma certeira de preparação. 

Aqui na Cultura Inglesa BH, todo o planejamento de estudos segue os padrões internacionais de nivelamento, o que é um grande facilitador para os alunos que pretendem seguir seus caminhos em outro país. Saiba mais sobre nossos cursos aqui.

Um outro passo importante é a certificação de proficiência, que você pode obter com um exame internacional. Aqui entram os Exames de Cambridge, IELTS, Toefl, entre muitos outros. Verifique sempre a aceitação do exame que você pretende fazer, mas antes disso, quais exames são aceitos pela instituição na qual você pretende ingressar. No caso dos cursos de graduação, ainda há o SAT (Scholastic Assessment Test) e o ACT (American College Testing), que avaliam o aprendizado do Ensino Médio para a entrada na universidade. 

Os exames internacionais mais aceitos no mercado, inclusive pelas escolas, universidades e empresas norte-americanas estão aqui na Cultura Inglesa BH. Saiba mais sobre eles aqui.  

A Cultura Inglesa BH ainda tem mais uma opção que pode agilizar o caminho do estudante que desejar estudar nos EUA: um diploma do Ensino Médio norte-americano obtido aqui no Brasil! 

HIGH SCHOOL CULTURA INGLESA 

O High School Cultura Inglesa é realizado em parceria com a Griggs International Academy, seguindo todos os padrões norte-americanos. 

Ele permite que os estudantes entre o 9º ano do Ensino Fundamental e 2º ano do Ensino Médio cursem as disciplinas dos Estados Unidos, concluindo sua formação com um diploma do Ensino Médio norte-americano. 

O curso é feito no contraturno da escola regular, portanto o estudante não perde nada da educação brasileira e do seu preparo para o Enem, ganhando paralelamente uma formação internacional para o seu histórico. 

Entre as vantagens estão o menor custo do programa em relação ao High School feito nos Estados Unidos, além da facilitação para o futuro ingresso em uma instituição do país. 

Ter o diploma do Ensino Médio norte-americano é sinal de inglês avançado, conhecimento da estrutura curricular dos EUA e de dedicação extra aos estudos, o que forma um combo incrível para quem será avaliado pelas melhores universidades do mundo. 

Neste 2º semestre de 2023, o High School Cultura Inglesa está iniciando a sua primeira turma online, com aulas Ao Vivo Pela Internet, permitindo que estudantes de toda Minas Gerais tenham acesso a este curso que desde 2018 é ministrado presencialmente na nossa escola. 

Saiba mais sobre o programa aqui.

Seja com o melhor ensino de inglês, os exames internacionais ou o diploma do Ensino Médio dos Estados Unidos, a Cultura Inglesa BH pode ser sua aliada no seu processo de preparação para estudar nos EUA. 

Fale conosco para que possamos entender a sua demanda e planejarmos os seus estudos juntos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + dezenove =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018