Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp

Exames internacionais: a melhor maneira de provar o seu inglês

Você fala inglês? Se a resposta for sim, você tem como provar isso?

É nesse ponto que entram os exames internacionais de proficiência.

O inglês é considerado a língua oficial dos negócios, da tecnologia e até da ciência.

Seu domínio é capaz de proporcionar mais oportunidades acadêmicas e profissionais, mas uma coisa é imprescindível: o inglês precisa ser comprovado!

Qual a melhor maneira de provar o seu inglês? 

Os principais recursos que empresas e instituições de ensino têm para avaliar o inglês de um candidato são as entrevistas no idioma e a exigência das certificações internacionais.

Estas últimas têm um destaque especial, pois não seguem apenas o crivo de seleção da empresa, mas sim critérios internacionalmente aceitos, com credibilidade inquestionável. Tanto que elas são uma exigência praticamente absoluta para vagas de graduação e pós-graduação no exterior.

Quando um profissional ou estudante se candidata a uma vaga que exige o inglês, a instituição espera que ele não decepcione, e uma certificação internacional é um passo a mais nesse caminho.

Sem mentiras 

O nível de inglês é a segunda mentira mais contada pelos brasileiros nos currículos, como revelou uma pesquisa divulgada em 2019, pela DNA Outplacement.

41% dos currículos enviados aos departamentos das empresas no Brasil e analisados no estudo apresentavam informações falsas sobre a fluência no inglês.

Isso é um problema sério para os candidatos, que quando precisam do inglês, não o têm, e para as empresas, que acabam duvidando dos profissionais.

Assim, quando um candidato tem no currículo a certificação de um exame com credibilidade, ele e a empresa se tranquilizam na certeza de que a informação é verdadeira.

Como os Exames Internacionais avaliam o inglês?

O padrão internacional de avaliação da proficiência no inglês seguido pelos exames internacionais é o CEFR – Common European Framework of Reference, que podemos traduzir como o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas.

Ele segue os seguintes parâmetros:

Nível A

O A1 classifica o inglês iniciante, quando o estudante é capaz de compreender e usar expressões familiares e cotidianas. Apresentar-se, fazer perguntas, respondê-las… aqui é o início do aprendizado.

O A2 avalia o inglês básico, quando o estudante consegue se comunicar em tarefas simples, como troca de informações pessoais, frases isoladas e expressões relacionadas com áreas de prioridade imediata, por exemplo, e tem compreensão de assuntos que lhe são familiares e habituais.

Nível B

O B1 é para quem tem inglês intermediário e já consegue ter uma boa desenvoltura em situações variadas no idioma, conseguindo falar claramente sobre seus interesses e opiniões.

O B2 classifica o inglês de quem já compreende textos complexos e consegue se comunicar com fluidez com falantes nativos.

Nível C

O C1 é para quem tem proficiência eficaz, conseguindo compreender um inglês mais exigente, comunicando-se de forma fluente e com flexibilidade para os diversos contextos em que estiver inserido.

O C2 é o nível mais alto de proficiência e representa o domínio pleno do idioma, com compreensão praticamente absoluta do que se escuta e lê, além de excelente desenvoltura ao falar, sem exigir esforços, mesmo com falantes nativos.

Qual o melhor exame de proficiência?

Existem diversas certificações internacionais em todo o mundo, cada uma com uma finalidade diferente.

O que vai definir o melhor exame para você é o seu objetivo. Se sua meta é estudar fora, a certificação ideal será diferente da que seria ideal caso seu desejo fosse trabalhar em uma multinacional, por exemplo.

A partir do objetivo, é considerada a credibilidade e a aceitação das certificações possíveis.

Algumas das certificações contam quais instituições as aceitam, como no caso dos Exames de Cambridge. No site de Cambridge Assessment English está disponibilizada a lista das mais de 26 mil instituições de mais de 150 países em todo o planeta que aceitam seus certificados.

Para acertar na escolha da sua certificação, é importante ter uma boa orientação e isso você encontra no Departamento de Exames Internacionais da Cultura Inglesa BH.

Quais exames internacionais eu encontro na Cultura Inglesa BH?

A Cultura Inglesa BH tem uma ampla cartela de certificações internacionais que podem ser feitas não apenas pelos alunos, como por qualquer pessoa interessada em se certificar.

A escola é membro fundador, no Brasil, de Cambridge Assessment English, o departamento de exames da Universidade de Cambridge, e não só aplica suas provas de proficiência há 77 anos, como também tem cursos preparatórios especiais para estas e outras certificações.

O nosso Departamento de Exames Internacionais está pronto para receber candidatos e orientar sobre os melhores exames para cada objetivo e também sobre a preparação para as provas.

Seja qual for o seu objetivo, você encontra a certificação ideal na Cultura Inglesa BH:

Exames de Cambridge: são desenvolvidos pelo Cambridge English Assessment, departamento da Universidade de Cambridge responsável pelos exames de proficiência. Seu diferencial é possuir variados níveis e finalidades, com testes que podem ser feitos por crianças, adolescentes e adultos para fins estudantis, de trabalho e para imigração.

TOEFL – Test of English as a Foreign Language: tem o selo ETS (Educational Testing Service) e é muito requisitado por instituições de ensino superior de países de língua inglesa.

IELTS – International English Language Testing System: também é bastante requisitado por instituições de ensino, especialmente para cursos de pós-graduação e também para fins de imigração. Ele é desenvolvido pelo British Council em parceria com o IDP Austrália e a Universidade de Cambridge.

TOEIC – Test of English for International Communication: é indicado para pessoas que almejam uma oportunidade de emprego no exterior.

Linguaskill: avalia e indica o nível do candidato no inglês de negócios, sendo utilizado por empresas, companhias e organizações.

Prometric: com mais de 250 tipos de exames, é líder em soluções globais de desenvolvimento e distribuição de testes para associações acadêmicas, corporativas, financeiras, governamentais, de saúde, profissionais e mercados de tecnologia.

ACT – American College Testing: é o principal teste de admissão dos EUA, medindo o que o aluno aprende no ensino médio para determinar sua preparação acadêmica para a faculdade.

CaMLA – Cambridge Michigan Language Assessment: é o resultado da parceria da Universidade de Cambridge e da Universidade de Michigan. Seu objetivo é auxiliar instituições educacionais, governamentais e privadas para avaliações linguísticas, em variados níveis e finalidades.

Todos os certificados possuem aceitação em milhares de instituições de ensino e trabalho em todo o mundo!

Saiba mais sobre os Exames Internacionais na Cultura Inglesa BH em www.culturainglesamg.com.br/exames.

Quer continuar aprendendo? Leia nosso artigo 7 dicas para passar nos Exames Cambridge 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − treze =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018