Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp
7 dicas para passar no exame Cambridge

7 dicas para passar nos Exames Cambridge

Muitas pessoas optam por fazer os Exames de Cambridge para comprovar o nível de conhecimento de inglês em diversas situações educacionais e profissionais, por exemplo, fazer um intercâmbio ou trabalhar em uma multinacional.

O sistema de avaliação do Cambridge Exam é diferente dos outros exames tradicionais de proficiência na língua inglesa, como IELTS e TOEFL. Enquanto esses exames tradicionais contam com uma única prova para medir o seu nível de inglês, Cambridge auxilia na certificação de cada nível, como o First, Advanced e o Proficiency. Essas certificações ajudarão a entender cada nível de inglês, facilitando a compreensão do seu entendimento e grau de conhecimento.

B2 First (FCE)

Essa qualificação é de nível intermediário superior. Ela ajuda a medir seu conhecimento no inglês escrito e falado para estudar e/ou trabalhar. Para quem quer melhorar as perspectivas do futuro, essa é a melhor opção.

C1 Advanced (CAE)

Essa prova possui um maior nível de desempenho. Ela é fundamental para pessoas que querem atender à demandas de altíssimo nível na língua inglesa. Essa certificação é aceita em mais de 3.000 instituições de ensino, empresas e até governamentais.

C2 Proficiency (CPE)

Esse teste é o mais avançado entre todos os exames de Cambridge. Ele é indicado para aquelas pessoas que querem ter a excelência comprovada na língua inglesa, como uma pessoa fluente no idioma.

E, claro, para ter sucesso em cada uma dessas provas, é preciso cuidar dos estudos e ter uma rotina organizada, revisando as matérias com calma e se preparando para tirar maior proveito das avaliações.

No artigo de hoje vamos dar algumas dicas práticas para otimizar seu tempo de estudo e conquistar boas notas nos exames de Cambridge.

1. Defina metas e escolha a data do exame

Para se organizar e ter bastante tempo para estudar, é preciso definir metas. Ao escolher a data do exame, você consegue criar um bom plano de estudos para não deixar que detalhes de estudo sejam esquecidos.

Marque sua prova mantendo um tempo hábil de estudos para que você possa se organizar sem deixar nenhuma matéria pendente. Um cronograma de estudos detalhado pode te ajudar a ter mais facilidade para repassar todos os assuntos com calma.

2. Acompanhe o seu progresso

Agora que você já tem um bom cronograma de estudos, é hora de começar a estabelecer objetivos de curto e médio prazo para acompanhar o seu progresso no preparo para o exame.

Um exemplo: “nesta semana vou atingir 50% de acertos em questões sobre gramática do FCE Cambridge. Na próxima semana, 60%, na semana seguinte, irei atingir 80%”.

Dessa forma será possível mensurar quais foram as suas maiores dificuldades e o seu tempo para aprender a resolver essas questões. Assim também é possível mensurar como está sendo o seu desempenho nos estudos, dando maior segurança para a realização do exame.

3. Não se esqueça da prova oral!

O exame de Cambridge possui um componente chamado Speaking, onde é avaliada a fluência e domínio da língua inglesa falada. Essa é, de acordo com alguns estudantes, uma das etapas mais complexas, uma vez que exige o entendimento auditivo e a habilidade de fala em um outro idioma.

No entanto, ter uma boa nota na prova oral pode vir do estudo de frases-chave que te ajudarão a ter uma boa base para qualquer tema sobre o qual será conversado dentro do exame.

Pratique as frases mais comuns e adeque-as ao seu tema de conversação do exame.

É interessante, também, ler e ouvir conteúdos sobre o seu tema em inglês. Isso irá te ajudar a ganhar um novo vocabulário e encontrar novas frases e termos para inserir na sua prova oral, aumentando seu domínio da língua e a sua segurança no momento da prova.

4. Foco no vocabulário

Seja na prova escrita ou na prova oral, o vocabulário precisa de muita atenção. Quanto mais vasto é seu vocabulário, melhor. Por isso, é preciso conhecer novas palavras e fortalecer aquelas que você já domina.

Na hora de estudar, aposte em flashcards.

Fique de olho também nos Phrasal Verbs (frases que possuem verbo + preposição ou advérbio que modifica o sentido do verbo), frases úteis que incluem verbos, adjetivos e substantivos, colocações comuns e preposições dependentes.

Esse estudo de vocabulário te ajudará a ter mais calma e clareza no momento da prova. É fundamental, também, que as anotações de vocabulário sejam revisadas regularmente, garantindo a compreensão de cada um deles.

5. Pratique com simulados

Uma das formas mais fáceis de ter uma ideia de como será a prova é praticar com simulados. Para que você se sinta seguro e confiante no momento do exame, busque por simulados e provas antigas disponíveis na internet e treine realizá-las dentro do tempo previsto para o exame. Anote quais foram as suas maiores dificuldades e desafios e foque em resolvê-los durante os estudos. Se você é aluno da Cultura Inglesa BH, procure seu professor e tenha acesso aos simulados.

6. Leia bastante!

Ter uma boa rotina de leitura ajuda a aumentar o vocabulário e a confiança no momento da prova. Separe um tempo, todos os dias, para ler algo em inglês que não seja o seu livro de estudos. Escolha ou pegue emprestado uma coletânea de contos, um romance ou artigos e revistas de assuntos que lhe interessam.

Crie o hábito de ler em inglês por prazer. Dessa forma, você irá perceber como as palavras são organizadas, quais são os diferentes estilos de escrita e como as palavras costumam ser posicionadas para dar sentidos distintos.

7. Fique envolvido pela língua inglesa

A prática leva a perfeição, não é? Por isso, certifique-se de que você está cercado pela língua inglesa, através de músicas em inglês, filmes e séries em inglês e sem legenda, livros e outros elementos que podem te ajudar a reforçar o vocabulário, a compreensão, a fala e a escrita em outro idioma.

A língua inglesa é o idioma universal, facilitando a comunicação em qualquer lugar do mundo. Por isso, ter uma certificação que capacita o indivíduo como fluente auxilia tanto na conquista de espaços mais vantajosos nos estudos e no trabalho, além de aumentar a segurança e a praticidade em viagens internacionais.

Que tal conhecer os cursos preparatórios para Cambridge da Cultura Inglesa? Confira no nosso site e tire suas dúvidas.

Quer continuar aprendendo? Leia nosso artigo Exames internacionais: a melhor maneira de provar o seu inglês

  1. You actually make it appear really easy with your presentation but I in finding this
    topic to be actually something which I think I’d by no means
    understand. It seems too complicated and extremely broad for me.
    I’m taking a look forward for your subsequent submit, I’ll try to get the hang of it!

    1. Hello there!

      Don’t be discouraged! Sometimes it may take a little more effort to get used to certain things we’re trying to learn or perform in English. Lots of practice and the right tecnique will sure make it easier to face the exams.😉

      Warm regards,
      Cultura Inglesa Team.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − dois =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018