Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp

Como aproveitar a Copa do Mundo para melhorar o inglês?

A Copa do Mundo de 2022 finalmente chegou! Disputada no Qatar, cujo clima fez com que a competição fosse marcada nos meses de novembro e dezembro, quando as temperaturas ficam um pouco mais baixas, novamente o mundo se unirá em torno do esporte, mas aqui o nosso assunto é um outro fator que unirá o mundo durante o evento: o inglês! 

A Copa do Mundo, ou a “World Cup” é uma grande confraternização cultural e, como toda confraternização que reúne povos, ela é uma oportunidade de aprendizado, inclusive do inglês, que por sua vez ganha um protagonismo especial. 

Com tantas pessoas de tantos lugares diferentes, falando tantas línguas, como é possível estabelecer uma comunicação efetiva? Claro que a boa vontade de ambas as partes é essencial, mas a necessidade de uma língua universal que exerça o papel de mediadora revela a importância da língua inglesa na Copa do Mundo. 

O inglês é a língua com o maior alcance do planeta, falado por nativos e não nativos no idioma em 146 países, segundo a Ethnologue e muitos desses falantes do inglês estarão na Copa. Aliás, essa é uma realidade do próprio Qatar, que embora tenha  a língua árabe como seu idioma principal, também tem o inglês como uma língua bastante falada em seu território, como conta a National Geographic e também a Sporting News

O mesmo vale para os outros países. Como os jogadores de times de países diferentes se comunicarão? Como os jogadores se comunicarão com os juízes em campo? Esta pergunta específica o Yahoo até respondeu, em 2018, e a resposta nós te contamos qual foi: o inglês! Assim ele atua como uma língua oficial, que participa de grande parte do evento em um papel imprescindível. 

Mas você não precisa ir até a Copa do Mundo no Qatar para que ela seja uma oportunidade para você aprender, praticar ou mesmo melhorar o seu inglês. Ela cria inúmeras oportunidades para que isso aconteça de onde você estiver e é sobre elas que falaremos mais a seguir. 

ÁLBUM DE FIGURINHAS DA COPA 

Se você está lendo este texto, provavelmente se interessa por futebol e/ou pela Copa do Mundo, logo deve estar familiarizado com o álbum de figurinhas da Copa. A febre que atinge um público que vai muito além do infantil é um bom começo para entrar em contato com o inglês que estará presente no campeonato mundial. 

Ali está a lista dos 32 países da Copa do Mundo em inglês, além de um extenso vocabulário associado à competição. Ele é bastante interessante pois é capaz de atender as crianças com a associação de imagens e palavras, como por exemplo os nomes dos países e suas bandeiras, mas também os adultos, que já têm mais maturidade para avaliar ortografia e até mesmo a construção de algumas frases. 

Portanto, muito além de correr atrás do “Neymar de ouro”, vale a pena usar esse recurso para deixar o seu inglês “de ouro” para a Copa também. 

COBERTURA DOS JOGOS EM INGLÊS 

Se você quer dar um gás no inglês durante a Copa, vale a pena deixar de lado a cobertura nacional e se aventurar na transmissão e divulgação do evento feita por veículos da imprensa internacional. 

Canais de televisão, portais de notícias esportivas, sites de jornais de fora do Brasil e até mesmo as redes sociais desses veículos, bem como de influencers e outros perfis em inglês dedicados a cobrir a competição podem ser interessantes para aumentar a sua exposição ao inglês no contexto da Copa do Mundo. 

Isso vai ajudar você a ter uma espécie de imersão no idioma durante os jogos, o que será extremamente benéfico para ajudar o seu desenvolvimento das habilidades linguísticas, especialmente as de leitura e compreensão auditiva. 

Se for possível criar um grupo de amigos para conversar a respeito dos jogos em inglês, você ampliará esses benefícios para as habilidades de escrita e fala, o que será ainda mais positivo. 

Alguns canais internacionais que valem a pena você acompanhar são a FOX Sports e a BBC, sendo a primeira com o olhar norte-americano e a segunda com o olhar britânico para o evento. 

FILMES E DOCUMENTÁRIOS 

O futebol é uma paixão mundial e como tudo que move e comove pessoas ao redor do globo, inspira documentários e filmes, que por sua vez também são boas formas de aprender inglês. 

Os filmes colaboram muito para a compreensão auditiva, as legendas contribuem para a leitura, todo o contexto enriquece o vocabulário, além de muitos outros benefícios, que chegam até o espectador de forma muito leve, afinal, quem não gosta de assistir a uma boa produção cinematográfica, não é verdade? 

Sobre como usar os filmes para aprender inglês nós já te explicamos melhor neste outro post aqui e agora vamos te indicar algumas produções que têm o futebol como tema para você entrar no clima da Copa do Mundo 2022: 

Brasil 2002 – Os Bastidores do Penta 

Esse documentário mostra o caminho trilhado pela seleção brasileira na Copa de 2002, quando conquistou sua última vitória na Copa do Mundo, o histórico pentacampeonato. 

Pelé

O filme nos conta a história do nosso jogador mais célebre da história, retratando desde o início de sua carreira até a conquista do título da Copa do Mundo de 1970. 

Futebol em Apuros 

Esse já é um filme para toda a família! A animação da Netflix conta a história de quatro super fãs de futebol que se unem para ajudar seus ídolos a recuperarem seus talentos roubados por um cientista maluco. 

MÚSICA DA COPA 

Assim como os filmes têm um importante papel no aprendizado, a música tem o dela! Vocabulário, estrutura de frases, mas acima de tudo a compreensão auditiva e a pronúncia ganham muitos pontos quando se trata de aprender e treinar a língua com as canções. 

Aliás, também já falamos sobre isso neste outro post aqui

Toda Copa do Mundo tem a sua música tema e este ano não é diferente. A Copa do Mundo do Qatar traz Nicki Minaj, Maluma e a cantora libanesa Myriam Fares para cantarem “Tukoh Taka”, que mistura inglês, espanhol e árabe, com a cara da pluralidade cultural que um evento como a Copa tem. 

O mesmo exemplo de diversidade aconteceu quando a Copa foi aqui no Brasil, em 2014, e reuniu Claudia Leitte, Jennifer Lopez e Pitbull para cantarem a música “We Are One”

E não podemos deixar de citar a icônica “Waka Waka”, que embalou a Copa do Mundo de 2010, na África e, mesmo 12 anos depois, continua sendo um hino. 

As próprias músicas nos mostram a universalidade do inglês, afinal, são artistas de nacionalidades diversas, cantando para edições da Copa realizadas em diferentes países, reunindo traços culturais originários desses locais, mas usando do inglês para universalizar toda essa cultura para o mundo inteiro. 

Esse poder de confraternizar povos e culturas é um dos fatores que motiva a Cultura Inglesa BH a buscar oferecer sempre o melhor ensino de inglês! 

CULTURA INGLESA BH 

Se a Cultura Inglesa BH fosse uma seleção de futebol, provavelmente seria como a brasileira, afinal, acumulamos uma história vitoriosa como a nossa “Seleção Canarinho”. 

Há 81 anos unimos a tradição à inovação para garantir a excelência no ensino do inglês, aliando as melhores práticas às novidades tecnológicas, sem deixar de lado a capacitação de nossos professores. 

Isso se reflete no aprendizado de todos os nossos alunos, desde os mais novos, a partir dos 3 anos de idade, até os adultos, que aprendem uma língua que os acompanharão pela vida toda, inclusive nos jogos da Copa! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 5 =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018