Como a realidade virtual ajuda no aprendizado do inglês?

Uma das possibilidades que a tecnologia proporcionou recentemente foi a realidade virtual, que dá acesso a um universo novo.

Essa inovação agora também é ferramenta de ensino e promete transformar a educação, especialmente o ensino do inglês!

 

Universo paralelo

A realidade virtual consiste em um ambiente artificial 3D em 360°, acessível por meio de óculos especiais.

Dessa forma o indivíduo é transportado para uma outra realidade em que pode ver materializadas, ainda que virtualmente, coisas que ele talvez não conseguiria sequer imaginar, como participar de videogames ou mesmo visitar uma cidade que sempre sonhou.

É justamente essa concretização o trunfo do uso da realidade virtual na Educação.

Com ela o aluno pode conseguir assimilar melhor o conteúdo, saindo da teoria e alcançando uma vivência extremamente próxima da prática, do mundo real.

“Aquilo que escuto, eu esqueço. Aquilo que vejo, eu lembro. Aquilo que eu faço, eu aprendo”, já dizia Confúcio, e o ambiente de realidade virtual permite a integração de todas as habilidades da língua.

Ele ainda proporciona uma experiência lúdica, leve, divertida e fora do tradicional, formando uma combinação que favorece o aprendizado e a retenção das informações.

Uma aula de imersão em um ambiente de realidade virtual ainda permite uma interação melhor entre os alunos e também com o professor, que, apesar de ser o guia oficial da experiência, dá para o estudante o protagonismo da atividade.

As tarefas também geram uma maior identificação do aluno, que gosta de ver novas tecnologias e artifícios do seu próprio universo aplicados no ambiente escolar.

 

Entretenimento educativo

O uso da realidade virtual como ferramenta de ensino entra em uma categoria chamada “Edutainment”, que é a união de “Education” e “Entertainment”, em tradução livre: entretenimento educativo, que abarca atividades como games, filmes e outros utilizados para ensinar.

O objetivo é estimular o aprendizado a partir do uso de artifícios que confiram mais dinamismo e diversão para as aulas, possibilitando o aprendizado efetivo.

Mas, por quê usar a realidade virtual?

1-Porque ela pode ser utilizada por estudantes de todas as idades;

2-Ainda é uma tecnologia nova, por isso desperta o interesse de todos;

3-É um universo sem limitações, que permite levar o estudante para qualquer lugar deste ou mesmo de outros universos;

4-Diminui as chances de um aluno não participar efetivamente da aula e assim ter seu aprendizado prejudicado;

5-Ainda que pareça um paradoxo, a imersão em um ambiente virtual em sala de aula também gera uma maior interação entre os alunos, o que estimula a participação e a melhora das relações sociais.

 

Virtual X Real

Até pouco tempo, smartphones e tablets eram totalmente proibidos no ambiente escolar, entretanto, a educação precisa acompanhar a mudança dos tempos e se adaptar.

Dispositivos móveis ganharam status de ferramenta de aprendizado, com conteúdo e atividades planejadas para o seu uso.

Com a tecnologia é sempre possível ir mais além, inclusive no ensino e no aprendizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *