Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp

Como a realidade virtual ajuda no aprendizado do inglês?

Duas das possibilidades que a tecnologia proporcionou recentemente foram os ambientes de realidade virtual e realidade aumentada, que dão acesso a novos universos.

Essa inovação agora também é ferramenta de ensino e promete transformar a Educação, especialmente o ensino do inglês!

A língua é viva e acompanha a mudança dos tempos, o que também se reflete no aprendizado, que se adapta à evolução da tecnologia e da sociedade como um todo.

Mas como a realidade virtual ajuda no aprendizado do inglês?

Universo virtual

Até pouco tempo atrás, smartphones e tablets eram totalmente proibidos no ambiente escolar, entretanto, a educação precisa acompanhar as inovações e se adequar.

Dispositivos móveis ganharam status de ferramenta de aprendizado, com conteúdo e atividades planejadas para o seu uso, trazendo os campos de interesse dos alunos para a sala de aula.

É isso que acontece com os óculos de realidade virtual. Com eles é sempre possível ir além.

A realidade virtual no ensino do inglês

A realidade virtual consiste em um ambiente artificial 3D em 360°, acessível por meio de óculos especiais.

Dessa forma, o indivíduo é transportado para uma outra realidade em que pode ver materializadas, ainda que virtualmente, coisas que ele talvez não conseguiria sequer imaginar, como participar de videogames ou mesmo visitar uma cidade que sempre sonhou.

É justamente essa concretização o trunfo do uso da realidade virtual na Educação.

Com ela o aluno pode conseguir assimilar melhor o conteúdo, saindo da teoria e alcançando uma vivência extremamente próxima da prática, do mundo real.

“Aquilo que escuto, eu esqueço. Aquilo que vejo, eu lembro. Aquilo que eu faço, eu aprendo”, já dizia Confúcio, e o ambiente de realidade virtual permite a integração de todas as habilidades da língua.

Ele ainda proporciona uma experiência lúdica, leve, divertida e fora do tradicional, formando uma combinação que favorece o aprendizado e a retenção das informações.

Uma aula de imersão em um ambiente de realidade virtual ainda permite uma interação melhor entre os alunos e também com o professor, que, apesar de ser o guia oficial da experiência, dá para o estudante o protagonismo da atividade.

As tarefas também geram uma maior identificação do aluno, que gosta de ver novas tecnologias e artifícios do seu próprio universo aplicados no ambiente escolar.

Entretenimento educativo

O uso da realidade virtual como ferramenta de ensino entra em uma categoria chamada “Edutainment”, que é a união de “Education” e “Entertainment”, em tradução livre: entretenimento educativo, que abarca atividades como os games e a gamificação, filmes e outros utilizados para ensinar.

O objetivo é estimular o aprendizado a partir do uso de artifícios que confiram mais dinamismo e diversão para as aulas, possibilitando o aprendizado efetivo.

Mas, por que usar a realidade virtual?

1-Porque ela pode ser utilizada por estudantes de todas as idades;

2-Ainda é uma tecnologia nova, por isso desperta o interesse de todos;

3-É um universo sem limitações, que permite levar o estudante para qualquer lugar deste ou mesmo de outros universos;

4-Diminui as chances de um aluno não participar efetivamente da aula e assim ter seu aprendizado prejudicado;

5-Ainda que pareça um paradoxo, a imersão em um ambiente virtual em sala de aula também gera uma maior interação entre os alunos, o que estimula a participação e a melhora das relações sociais.

Realidade virtual na Cultura Inglesa BH

A tecnologia de “virtual reality” chegou na Cultura Inglesa BH em 2018, trazendo essa inovação para as nossas salas de aula, levando os alunos para além de suas paredes.

Esse recurso incrível ficou ainda melhor com a integração do Google for Education, que com a fantástica ferramenta Google Expedições, ampliou as possibilidades de imersão no inglês com as tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada.

Venha viver essa experiência na escola que há 80 anos ensina inglês para a vida toda!

1 comentários em “Como a realidade virtual ajuda no aprendizado do inglês?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 6 =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018