Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp

Um álbum para Elizabeth II: a história do álbum feito para a rainha da Inglaterra e que hoje está na Cultura Inglesa BH

Hoje viemos te contar a história de um álbum muito especial que chegou à Cultura Inglesa BH! 

Ele percorreu um longo caminho antes de vir para a nossa escola e esteve até pertinho da rainha da Inglaterra. 

Na verdade, esse álbum é sobre ela e traz não só importantes episódios de sua história, como foi feito por quem também tem muitas histórias para contar. 

A seguir você conhecerá esse enredo cuja reviravolta foi o motivo de hoje podermos desfrutar desse álbum extraordinário.

O começo de tudo

Em 21 de abril de 1926, nascia em Londres a princesa Elizabeth, que no futuro viria a ser conhecida como a rainha da Inglaterra, Elizabeth II. 

Quatro anos depois, em 26 de fevereiro de 1931, era a vez de Hilda Hermanny nascer aqui no Brasil, em Presidente Bernardes, no interior de São Paulo, cidade que teve seu pai, Oscar Hermanny, como um dos fundadores. 

As duas não se conheciam, mas seus caminhos ainda se encontrariam em um ato de muito carinho e admiração.

Uma família cultural

Hilda nasceu em uma família que sempre cultivou a cultura e que era o resultado de uma bonita mistura de nacionalidades. 

Seu avô era alemão, cônsul do Brasil em Stuttgart, capital do então Reino de Württemberg, casado com uma brasileira, e foi lá que seu pai, Oscar, nasceu. 

A família se estabeleceu no Brasil, no Rio de Janeiro, em 1909 e, nos anos seguintes, Oscar foi estudar inglês em Londres e serviu ao Exército alemão, inclusive durante a Primeira Guerra Mundial. 

Foi em 1934 que ele, já casado com a carioca Maria Amália, mudou-se para Belo Horizonte, trazendo a pequena Hilda entre os primeiros cinco dos nove filhos que teria. 

Aqui, em Belo Horizonte, Hilda construiu a sua própria história! 

Fluente em inglês, alemão e francês, ela desenvolveu sua paixão pelas artes. Sua família fundou o primeiro Ballet de Minas Gerais, onde ela foi a Primeira Bailarina. Hilda também se formou em piano no Conservatório Mineiro de Música, onde lecionou Harmonia até se casar com Raymundo Peixoto Costa, com quem teve três filhos: Lydia, Fernando e Priscila. 

Foi o Fernando, arquiteto que já teve carreira como professor de inglês e fez na Cultura Inglesa BH o exame de Cambridge Assessment English: FCE, e que nos trouxe, em 2021, esse álbum precioso, criado e guardado com muita dedicação e afeto por sua mãe. 

Fernando Hermanny também viu sua história cruzar com a da rainha Elizabeth II. Ele foi o responsável pelo projeto do consulado da Inglaterra em Belo Horizonte, portanto, trabalhou para a Coroa Britânica e todos os seus pagamentos vinham em envelopes timbrados, com o escrito “On Her Majesty’s Service”, ou seja, “A Serviço de Sua Majestade”.

Um álbum para a rainha

Ainda em sua infância, Hilda Hermanny ouviu do então cônsul britânico em Belo Horizonte, que era amigo de seu pai, sobre sua semelhança com a princesa Elizabeth. 

Um dia ele a presenteou com o recorte de uma matéria intitulada “The Little Princesses”. Foi assim que ela começou uma vasta e importante coleção de publicações de todo o mundo sobre a princesa Elizabeth, muitas delas trazidas da Europa por amigos da família e outras nacionais, de revistas e jornais que já nem existem mais, como o antigo “O Cruzeiro”. 

Em 6 de fevereiro de 1952, o mundo foi impactado pela morte precoce do rei George VI, pai da jovem Elizabeth, que então iniciou aquele que se tornaria o mais longo reinado da história britânica. 

Foi como um presente e uma homenagem por sua ascensão ao trono, que Hilda reuniu toda a sua coleção em um belo álbum, começando por aquela primeira matéria que ela havia recebido na infância. 

Em 11 de maio de 1953, menos de um mês antes da cerimônia oficial de coroação, o álbum foi enviado para a rainha, mas, inesperadamente, retornou para a sua remetente. 

Fora dos protocolos

Após a conclusão do álbum, Hilda o enviou em uma longa viagem para a nova rainha britânica. 

Uma carta acompanhava esse tesouro até o Reino Unido, expressando a admiração de longa data de Hilda pela monarca e desejando um reinado feliz para ela e para todo o seu povo. 

Com uma carta, também, o álbum voltou para as mãos de Hilda, com a explicação de que a rainha não poderia aceitá-lo em função dos rígidos protocolos da monarquia, que a impediam de receber presentes de pessoas desconhecidas. 

Uma perda para eles, um grande ganho para nós!

A família real não pôde receber o álbum, mas a Cultura Inglesa BH o recebeu com imenso orgulho e alegria. 

Ao nos procurar, Fernando Hermanny disse que buscava um destino digno  para esse material tão valioso. 

Para fazer jus a essa grande confiança, o álbum passou a integrar o acervo da nossa escola, com um destaque especial por representar uma história parecida com a da nossa diretora, Sandra Laucas: uma forte mulher estabelecida em Belo Horizonte, apaixonada pela cultura inglesa, cujo belo trabalho de difusão da língua foi reconhecido pela rainha Elizabeth II, em 1989, com a Ordem do Império Britânico. 

Essa ligação, ainda que sutil, entre Hilda, Sandra, Elizabeth II e a Cultura Inglesa BH, é um símbolo de como todos nós nos conectamos de alguma forma e de como a história também é feita por grandes mulheres. 

À Hilda Hermanny e ao seu filho, Fernando, a nossa gratidão por esse presente de grande valor histórico e afetivo. 

À rainha Elizabeth II, que neste ano de 2022 encerrou a sua jornada terrena, nossa eterna admiração e reverência. 

Abaixo, um vídeo que mostra um pouco desse álbum tão precioso, que em seus recortes, faz um recorte da história:

Quer continuar aprendendo? Leia nosso artigo Saiba por que a rainha Elizabeth II poderia não ter se tornado rainha

  1. Obrigado pela homenagem! Ficamos felizes em dar um destino tão apropriado ao material que nossa mãe colecionou ao longo de sua infância e adolescência. God Save the Queen!

    1. Fernando, nós é que agradecemos por essa doação tão carinhosa. É uma alegria e uma honra ter esse material em nosso acervo, contando não só a história da rainha Elizabeth II, como também a da sua dedicada mãe. Ele será guardado e preservado com o cuidado que merece. Receba nossa gratidão por tamanha consideração com a nossa escola e a transmita para sua mãe e toda a sua família.

      Abraços;
      Equipe Cultura Inglesa

    2. Adoro esse idioma Inglês ,se eu pudesse gostaria de aprender esse dentre tantos outros.Parabens por esse trabalho lindo iniciado por seus pais.

      1. Olá Sirley.

        Muito obrigado pelo seu comentário! A Cultura estará sempre de portas abertas para recebê-la se quiser começar a estudar o inglês com a gente.😊

        Abraços,
        Equipe Cultura Inglesa.

  2. Muito feliz em saber do destino de uma “obra” tão delicadamente dedicada.
    Pude conhecê-la pessoalmente, nas mãos de minha tia Hilda. Aliás, uma entre tantas outras preciosas obras por ela realizadas .

    1. Olá, Renata!

      Realmente é uma grande obra! Estamos encantados e muito honrados de recebê-la em nossa escola. Seguramente sua tia é uma mulher especial, com muitos tesouros em sua história.

      Abraços;
      Equipe Cultura Inglesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 19 =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018