Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp

Olimpíadas x Reino Unido: conheça um pouco dessa história

Os Jogos Olímpicos encantam o mundo há milênios! 

Nascidos na Grécia Antiga, foram interrompidos em 393 a.C e retomados apenas em 1896, em Atenas. Desde então, os Jogos Olímpicos da Era Moderna tomam conta do mundo de quatro em quatro anos, celebrando o esporte. 

As Olimpíadas também são uma confraternização cultural, afinal, delegações de diversos países participam do evento, levando consigo suas culturas e histórias para essa grande vitrine global. 

Neste post, não focaremos no esporte propriamente dito, mas sim em assuntos e episódios marcantes do Reino Unido nas Olimpíadas, inclusive com participação brasileira nessa história. 

Venha conosco! 

Reino Unido X Grã-Bretanha 

Você já deve ter reparado que o Reino Unido compete nas Olimpíadas como Team GB ou Great Britain, que significa Grã-Bretanha. 

Essa questão é um pouco confusa, mas vamos te explicar. 

Primeiro, é importante ter em mente a diferença entre Reino Unido e Grã-Bretanha (https://culturainglesamg.com.br/blog/voce-sabe-a-diferenca-entre-reino-unido-e-gra-bretanha/): 

Reino Unido é um país que reúne outras nações, que são Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. 

Grã-Bretanha se refere apenas à Inglaterra, Escócia e País de Gales, os três países que ocupam aquela que é a principal ilha do Reino Unido. 

Embora exista essa diferença geográfica e política, quando se trata dos Jogos Olímpicos, todos se unem pelo esporte. 

Os atletas das quatro nações e até mesmo de outros territórios relacionados à coroa britânica, competem como parte da delegação Great Britain. Isso acontece desde o início dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896, como conta a Super Interessante (https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-o-reino-unido-disputa-a-olimpiada-como-uma-unica-nacao/). 

O mesmo não se repete na Copa do Mundo, quando cada país compete de forma independente. 

Rio X BH

Em 2021, o Japão recebe os Jogos Olímpicos de Tóquio, mas as últimas edições foram no Brasil, em 2016, e em Londres, em 2012. 

Nosso país se mobilizou para o evento, que teve grandes destaques. O principal deles foi o Brasil encerrar a competição com sua  melhor participação em uma Olimpíada, garantindo a 13ª posição no quadro de medalhas. A Pira Olímpica e a passagem de Gisele Bündchen durante a abertura dos jogos também se fixaram na memória de todos. 

Mas, enquanto os olhos estavam voltados para o Rio de Janeiro, Belo Horizonte se destacava justamente com os britânicos. 

O Team GB teve a capital mineira como sede para seus treinos, com elogios feitos pelos atletas à beleza da cidade, sua cultura, seu povo  (https://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/especiais/olimpiadas/jogos2016/jogos2016-noticias/2016/07/31/noticia-jogos2016,340678/a-vontade-em-belo-horizonte-delegacao-britanica-adota-tapioca-como-prato-preferido.shtml) e, claro, às instalações de treino, que incluíram o Minas Tênis Clube, o Minas Náutico e o Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG. A repercussão foi positiva inclusive lá na terra da rainha (https://www.otempo.com.br/hotsites/olimp%C3%ADadas-2016/jornal-britanico-exalta-estrutura-olimpica-de-bh-e-inveja-do-mundo-1.1346067). 

Até a princesa Anne, filha da rainha Elizabeth II e ex-atleta olímpica visitou a nossa cidade! (https://www.hojeemdia.com.br/esportes/princesa-anne-da-inglaterra-visita-locais-de-treinos-de-delega%C3%A7%C3%A3o-brit%C3%A2nica-em-bh-1.404513). 

Rainha X James Bond

Quando se pensa nas Olimpíadas e no Reino Unido, um episódio que se tornou icônico e que permeia até hoje a mente de quem acompanhou os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, foi a participação da rainha Elizabeth II na abertura do evento.

Ela não só colocou o seu lado atriz para jogo, protagonizando uma cena com o James Bond, interpretado por Daniel Craig, como fez sua entrada no estádio “pulando” de um helicóptero. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + cinco =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018