Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp
12 profissões para quem quer ser um nômade digital

12 profissões para quem quer ser um nômade digital

Hoje em dia, vivemos em um mundo globalizado, unido pelos computadores, pelas redes sociais e pelas mensagens instantâneas. Quem está de um lado do mundo pode se conectar com o outro facilmente, por meio de alguns cliques, sem grandes complicações. É nesse contexto que surgiu o nômade digital.

Talvez você já tenha ouvido falar nesse termo, especialmente quando escuta histórias de pessoas que largaram seus empregos regulares e começaram a trabalhar como autônomos. A possibilidade de trabalhar pela internet, somada à possibilidade de viajar pelo mundo – algo que é mais fácil hoje em dia do que nunca –, transformou os objetivos e sonhos de muitas pessoas.

É possível trabalhar diariamente, ter uma boa carreira, ganhar dinheiro e ainda assim viajar para conhecer o mundo todo. Saiba mais sobre os nômade digitais no texto abaixo!

O que é um nômade digital?

O que é um nômade digital?

Você já deve saber que “nômades”, palavra utilizada especialmente para falar de povos antigos, são pessoas que não têm uma habitação fixa – ou seja, que vivem indo de um lugar para o outro, sem se estabelecer em lugar algum. Ela costumava ser usada para descrever povos agricultores e criadores de animais, que mudavam de campo de acordo com as estações, procurando o melhor lugar para plantar e colher.

A expressão nômade digital traz essa ideia para os dias de hoje: ela é usada para descrever um profissional que trabalha online e, portanto, não precisa estar em uma empresa para exercer seu trabalho.

Esses profissionais viajam constantemente, seja por alguns dias ou por meses, e ganham dinheiro com seu trabalho pela internet. Um profissional que trabalha online, mas em casa, sem viajar ou se mudar constantemente, não pode ser considerado um nômade digital; assim como viajantes frequentes que trabalham nos locais que estão visitando. O nômade digital é aquele que está em constante movimento e oferece seus serviços online.

Como trabalham? Onde vivem?

Como trabalham? Onde vivem?

Quando se pensa em nômades digitais, logo vêm à mente aquelas fotos do Instagram, de pessoas na praia, os pés para cima e o laptop no colo, trabalhando diante do mar. A verdade é que esses profissionais podem trabalhar de qualquer lugar, desde que haja conexão com a internet. E, quando paramos para pensar, a praia não é o melhor lugar para usar um computador, mas cafés, restaurantes, bibliotecas e quartos de hotel são lugares comuns para um nômade digital trabalhar.

Dependendo da profissão em questão, esse profissional pode precisar de programas específicos, serviços de chamada de vídeo, a possibilidade de fazer chamadas de voz e, sem dúvida, muitas habilidades especiais, que mostrem seu valor para o mercado.

Quanto ao lugar em que vivem, a maior parte dos nômades digitais pode escolher. Muitos decidem para onde vão de acordo com as possibilidades financeiras. Mas algumas cidades já são famosas por abrigarem profissionais como esses: são tantos os visitantes que trabalham online que toda a cidade oferece infraestrutura para isso, com boa internet, cafés espaçosos com suporte para computadores e grandes comunidades de nômades digitais para trocar ideias.

Aqui no Brasil, Florianópolis é um dos melhores exemplos. Pelo mundo, podemos citar San Diego, nos Estados Unidos; Chiang Mei, na Tailândia; e Budapeste, na Hungria. Estar sempre em busca do próximo destino é um dos grandes prazeres desse estilo de vida.

Quais são as vantagens de ser um nômade digital?

Quais são as vantagens de ser um nômade digital?

Muitos profissionais estão procurando esse estilo de vida nos últimos tempos. Mas por que ele é tão atraente? Veja abaixo alguns dos benefícios de ser um nômade digital:

Trabalhar de qualquer lugar

Esse é o primeiro e mais óbvio dos benefícios: não importa se você está na praia ou no campo, em Paris ou no Amazonas, em uma casa ou em um restaurante, é possível fazer seu trabalho. Você pode seguir uma carreira sem se trancar em um escritório oito horas por dia, e ainda realizar seus sonhos de viajante.

Trabalhar a qualquer hora

Do mesmo modo, você não vai ter mais horários para seguir quando optar por esse estilo de vida. Prefere trabalhar tarde da noite? Então, não precisa mais acordar às seis. Você faz seus próprios horários e pode se programar como preferir.

Buscar a satisfação pessoal

Em um emprego comum, é normal que os funcionários se sintam esgotados e sem motivação em ambientes que não os estimulam e em que, muitas vezes, não fazem o que amam. Ser um nômade digital dá mais espaço para fazer o que se gosta, e isso influencia muito na felicidade do indivíduo.

Desenvolver sua criatividade

Conhecer novos lugares, falar com pessoas diferentes, fazer novos amigos, ver novas paisagens, são todas maneiras de desenvolver sua criatividade. Os nômades digitais mantém um contato mais próximo e observador com o mundo ao seu redor, e isso muda a maneira como eles enxergam tudo.

Ter benefícios financeiros

Apesar de que poucos nômades digitais são, de fato, ricos, é possível ter uma vida confortável com a renda ganha nesses trabalhos online. Você tem controle sobre o quanto vai ganhar, porque sabe o quanto cobra por cada trabalho, e pode aumentar esse valor enquanto for ganhando experiência. Além disso, optando por viver em lugares mais baratos, é possível economizar e curtir a vida.

É claro, no entanto, que nem tudo são flores. Como todo estilo de vida, ser um nômade digital tem suas desvantagens. A mais clara de todos é que, não sendo um empregado regular, você perde vantagens como dias de licença por estar doente, décimo terceiro e férias remuneradas. Ao contrário do que muitos pensam, nômades digitais não estão “sempre de férias”: quem não trabalha, não tem como pagar as contas do mês. As férias desse profissional precisam ser muito bem pensadas.

Além disso, a instabilidade gera muito desconforto em algumas pessoas. Você vai precisar trabalhar muito para ser reconhecido e, mesmo depois que já estiver bem visto no seu mercado, ainda vão existir épocas de rendimentos menores. O planejamento é essencial para lidar com essas situações.

Por fim, nômades estão sempre indo de um lado para o outro, o que pode torna-los solitários. Quem opta por esse estilo de vida precisa estar preparado para dizer adeus e recomeçar, fazer novos amigos e encontrar um novo lar em outro lugar.

Como ser um nômade digital?

Como ser um nômade digital?

Ponderando vantagens e desvantagens, você decidiu ser um nômade digital. O que é preciso fazer para chegar nesse ponto? Veja abaixo algumas dicas para mudar seu estilo de vida e se tornar um profissional livre:

Organize-se financeiramente

Os primeiros meses como nômade digital podem ser difíceis. Organize-se para pagar as contas mais básicas e não ficar com dificuldades logo de partida. Isso vai tornar a mudança mais fácil e dar tempo para você se acostumar com o novo estilo de vida.

Prepare-se emocionalmente

Perder a estabilidade de um emprego regular pode deixar qualquer um emocionalmente abalado. Prepare-se para isso antes de virar um nômade digital, lembrando sempre de porque você fez essa escolha e de todas as vantagens que virão com ela.

Qualifique-se

Trabalhar online enquanto viaja para muitos lugares pode exigir qualificações que você nem imagina. Seja para usar um programa específico, aprender a mexer em computadores o suficiente para não precisar de assistência técnica o tempo todo ou mesmo aprender uma nova habilidade especial, estude e se qualifique para o trabalho e para o estilo de vida que você busca.

Estude inglês

Seja porque você quer trabalhar com idiomas, porque vai para um país de língua inglesa ou porque quer viajar por todo o mundo, aprender inglês faz muita diferença para um nômade digital. Isso porque o idioma é o mais falado como segunda língua no mundo, e saber falar inglês vai melhorar sua experiência durante as viagens e, sem dúvida, aumentar sua cartela de relacionamentos profissionais.

Mantenha os contatos

Começar a trabalhar como autônomo depois de algum tempo em empresas pode ser complicado, e muitos não sabem por onde começar. Ter um networking sólido, com profissionais que podem ajudá-lo a conseguir os primeiros trabalhos, faz toda a diferença nesse momento.

Encontre o seu lugar

Porque essa é a parte mais divertida de ser nômade digital: riscar os itens da sua lista de lugares para visitar! Descubra qual será seu primeiro destino analisando sua situação financeira e suas necessidades.

Além disso, é claro, é preciso decidir o que você vai fazer enquanto profissão. E as notícias são boas: você pode ser um nômade digital trabalhando em diversas áreas.

12 profissões que permitem que você se torne um nômade digital

12 profissões que permitem que você se torne um nômade digital

Vamos ao que interessa: existem diversas profissões que permitem que você se torne um nômade digital. Por isso, você pode escolher aquela que tenha mais a ver com seu perfil, com suas paixões e com suas necessidades. Confira alguns exemplos abaixo!

1. Trabalho remoto

Quando pensamos na vida de um nômade digital, chegamos à conclusão de que ele “largou tudo”: seu emprego, sua estabilidade, etc. Porém, isso nem sempre é verdade. Algumas empresas permitem que seus empregados trabalhem remotamente, e você pode exercer sua função atual de qualquer lugar sem romper o vínculo empregatício – ou mudando seu status para freelancer na mesma empresa.

2. Dono de e-commerce

Em um mundo globalizado, você pode falar com fornecedores online, oferecer produtos pela internet e receber pagamentos de forma prática e segura. Abrir uma loja online é um trabalho duro, mas compensador.

3. Produtor de conteúdo

Empresas de todos os tamanhos dependem da geração de conteúdo online para continuar seus serviços. Esse conteúdo pode ser em forma de e-books, artigos para blogs, textos institucionais ou mesmo posts em redes sociais e, normalmente, essa empresas pagam profissionais para fazer o trabalho. É uma ótima chance para quem gosta de escrever.

4. Editor de vídeos

Em um mundo em que muitas empresas e pessoas físicas têm canais no YouTube, o editor de vídeo pode trabalhar de qualquer lugar, ajudando pessoas a produzirem vídeos interessantes e visualmente atraentes.

5. Fotógrafo

Visitando muitos lugares interessantes, você vai ter a oportunidade de tirar fotos incríveis. Por isso, ser fotógrafo é uma boa ideia para o nômade digital, que pode vender suas fotos pela internet e, quem sabe, fazer alguns trabalhos locais também.

6. Gestor de mídias sociais

Como dissemos anteriormente, hoje em dia, a maioria das empresas depende de sua produção de conteúdo para crescer. O gestor de mídias sociais, no entanto, não produz esse conteúdo, mas agenda postagens, modera comentários e interage com o público, ajudando na estratégia de marketing das empresas.

7. Tradutor

Se você fala mais de um idioma, ser tradutor é uma boa opção. Com a qualificação e as habilidades certas, além de muito amor pela pesquisa, você pode ajudar pessoas e empresas a traduzir documentos, artigos, manuais, livros e até mesmo vídeos. Aproveite para estudar inglês ou o idioma local de onde você vai estar e aumente as chances de conseguir trabalho.

8. Designer ou ilustrador

Criar ilustrações, banners, cartazes ou imagens para serem usadas em sites e redes sociais é uma boa ideia para quem já trabalha ou estuda essas áreas e quer ser um nômade digital. Você só precisa do computador e dos programas certos para fazer as ilustrações.

9. Desenvolvedor

Criar websites e programas de computador é uma profissão que pode render bastante, e muitas empresas aceitam que seus desenvolvedores façam o trabalho remoto. Uma ótima oportunidade para quem quer trabalhar de qualquer lugar.

10. Assistente pessoal

Quando pensamos em assistentes pessoais, a imagem de um jovem profissional que corre atrás de um grande executivo o tempo todo é o que vem à mente. Mas assistentes pessoais não precisam estar presentes para executar seus trabalhos: marcar horários, organizar agendas, fazer encomendas e delegar tarefas são todas rotinas de um assistente que podem ser feitas por e-mail ou telefone.

11. Professor

Você pode ser um nômade digital ensinando suas habilidades pela internet. Seja um idioma, um tipo de trabalho artístico ou mesmo especificidades de algumas áreas, como uma linguagem de programação, estatística ou botânica, você pode oferecer aulas de reforço para estudantes ou aulas básicas para quem tem interesse na matéria em questão. Essas aulas podem ser por programas de chamada de vídeo, como o Skype, ou gravadas de uma só vez e oferecidas em plataformas de cursos online.

12. Investidor

Quem já tem uma boa quantia em dinheiro guardada pode começar a investi-la e ganhar dinheiro a partir dos rendimentos. Isso é um pouco mais complicado, porque exige um planejamento financeiro muito maior do que nas outras opções. Isso não quer dizer, no entanto, que seja impossível, e pode até mesmo ser feito junto a todas as outras opções de profissão.

O mais importante é não se deixar levar pela perspectiva de ser um nômade digital sem ter uma profissão em mente antes. Afinal, você vai precisar de uma fonte de renda que permita que você viaje, conheça novos lugares, realize seus sonhos e possa pagar pela acomodação, meio de transporte e alimentação de cada dia.

Ser um nômade digital não deve ser uma questão de “largar tudo para viver seus sonhos”, mas sim se planejar com antecedência e ter novos objetivos, que incluam uma vida menos cheia de amarras e mais livre para ir e vir.

Gostou dessa ideia e quer ser um nômade digital? Aprender inglês pode ajudá-lo a aproveitar melhor suas viagens e auxiliá-lo em sua profissão. Venha conhecer os cursos da Cultura Inglesa!

Quer continuar aprendendo? Leia nosso artigo Você está preparado para as profissões do futuro?

    1. Olá, Gisele!

      Aqui no blog nós indicamos alguns passos de como se tornar um nômade digital e algumas profissões que permitem essa forma de trabalho. Esperamos que isso te ajude no seu caminho para ser uma nômade digital.

      Boa sorte e sucesso!
      Equipe Cultura Inglesa

        1. Olá Ailton!

          Escritores tem uma ampla gama de oportunidades para trabalhar remotamente, então esse estilo de vida é uma opção para a carreira!
          Achamos que uma maneira de você se inteirar sobre isso é buscando por outros criadores que compartilhem suas experiências, rotinas, organização e dicas sobre essa área em específico. Também é um caminho procurar cursos, plataformas e ferramentas ou recursos que você possa vir a precisar para executar suas tarefas nesse ambiente digital.

          Deixamos aqui uma indicação que achamos interessante: “11 dicas para trabalhar escrevendo artigos de qualquer canto do mundo” (https://www.worldpackers.com/pt-BR/articles/dicas-trabalhar-escrevendo-artigos).

          Abraços,
          Equipe Cultura Inglesa.

    1. Olá, Leila!

      Pode sim! Como designer de interiores, você pode trabalhar de forma autônoma ou em alguma empresa que aceite o trabalho remoto, assim você conseguiria definir seus horários, clientes e até seu tempo de dedicação e acompanhamento dos projetos. Organizando direitinho, você pode ter uma vida nômade, sem deixar de lado a sua profissão. Dê uma olhadinha nas nossas dicas aqui!

      Sucesso!
      Equipe Cultura Inglesa

    2. Como já foi dito no texto, sim! Você pode abrir um site ou criar uma conta na qual você ofereça a opção de organizar o designer, contudo você tem que pensar se há alguém que realize o seu projeto. Também você pode realizar consultorias online e amplificar ainda mais o seu trabalho de forma que, você crie um site ou melhor uma empresa online, na qual você possa planejar e se deslocar para realizar seu trabalho. Então, você pode começar a entrar aos poucos na onda de trabalho mais digitalizados e quem sabe se tornar de fato um nômade digital. Espero ter te ajudado, é apenas o meu ponto de vista.

  1. Sou treinador de natação, escritor de livros técnicos nesta área, criei uma nova metodologia de trabalho na área, que não existe no mundo, tenho experiencia como docente universitário e palestrante. Como posso utilizar destas qualificações para ser um nômade digital?

    1. Olá, Ednaldo!

      Como escritor, você já tem uma vantagem para ser um nômade digital: você pode escrever em qualquer lugar! Além disso, a sua nova metodologia pode não só se transformar em um livro sobre o assunto, por exemplo, como em cursos online e materiais de capacitação que podem ser comercializados pela internet, sem a exigência da sua presença física. Vale a pena pesquisar outros profissionais que façam algo semelhante para se inspirar.

      Abraços;
      Equipe Cultura Inglesa

  2. Tenho habilidades com edição de vídeo, fotografia, e ainda quebro um galho em mídias sociais. Com um inglês arranhado, consigo trabalhar em mais de uma profissão para seguir como nômade?

    1. Olá, Rodrigo!

      Com tantas habilidades, você tem muito mais chances de conseguir trabalhar como nômade, especialmente porque são áreas que conversam muito bem em diferentes trabalhos. Se o inglês ainda está arranhado, recomendamos que o aprimore para ter ainda mais possibilidades. Venha conhecer os cursos da Cultura. As aulas são ao vivo, pela internet, e você poderá continuar como nômade enquanto estuda.

      Abraços;
      Equipe Cultura Inglesa

  3. Sou fotojornalista, formado em jornalismo com inglês avançado. Queria muito ser um nômade digital, porém não consigo abertura para trabalhar online na minha área. Meu medo e sair da região onde moro e continuar não conseguindo oportunidades de trabalho.

    1. Olá, Leandro!

      Vale a pena continuar procurando. As vagas que não exigem que você esteja fixo em apenas um local estão aumentando a cada dia. Quanto ao seu receio de sair da sua região, vale a pena continuar buscando essa oportunidade antes de se aventurar pelo mundo. Se você poderá trabalhar de qualquer lugar, provavelmente poderá começar estando aí. Boa sorte!

      Abraços;
      Equipe Cultura Inglesa

  4. Olá, não tenho formação e o inglês é intermediário. fiz apenas um curso de comissária mas queria algo que me dê mais liberdade. Sou boa com redes sociais e em lidar com pessoas. Até pensei em fazer mkt, mas tbm fiquei em duvida sobre ser desenvolvedora… Qual possibilitaria a minha “liberdade” mais rápido? tipo um retorno mais rápido fazendo com que eu já possa viajar. Adorei as dicas, grata desde já!

    1. Olá, Ana!

      Se você é mesmo boa com as redes sociais e em lidar com pessoas, talvez investir nisso possa ser um bom caminho para você, com a liberdade de uma nômade digital. Fazer Marketing com certeza te ajudará a entender melhor esse universo. Agora, se você ainda tem dúvidas sobre quais rumos seguir, vale se aprofundar mais nos assuntos e fazer alguns cursos rápidos sobre eles, o que te dará mais embasamento para escolher uma trajetória. O seu inglês intermediário será de grande ajuda e acreditamos que se puder desenvolvê-lo, terá ainda mais oportunidades.

      Boa sorte e sucesso!
      Equipe Cultura Inglesa

  5. Olá boa noite !!

    Me chamo Eduarda e tenho dúvidas ainda do que fazer de faculdade. Estou me formando no ensino médio, é já tenho que ter em mente do que que quero para o meu futuro profissional, isso é até uma cobrança íntima minha . Meu hobby é linguagens, meu inglês é básico. Estive pensando em jornalismo , tem alguma área em jornalismo que eu possa me tornar nômade digital ?

    Boa noite.

    1. Olá, Eduarda!

      Se o seu hobby é linguagens e deseja ser nômade, desenvolver o seu inglês é interessante. O inglês é a língua com o maior alcance de todo o mundo, portanto, ajudará você a se virar profissionalmente, academicamente e socialmente onde quer que você esteja. O Jornalismo tem vários caminhos, como ser uma correspondente internacional para algum veículo ou se dedicar ao marketing digital, que é uma área com grande crescimento e que não exige um local fixo. Realmente escolher uma profissão gera dúvidas e inseguranças, mas entender seus gostos e sonhos, bem como procurar uma orientação profissional especializada são passos importantes nesse processo.

      Boa sorte e sucesso!
      Equipe Cultura Inglesa

    1. Olá, Sonia!

      A Biblioteconomia é uma área muito interessante e que tem na digitalização de documentos e arquivos uma boa oportunidade de crescimento. Quem sabe esse caminho não te permita unir a sua formação com a possibilidade de viajar bastante?

      Boa sorte!

  6. Ola! Gostei da matéria. Parabéns! Esse estilo de vida deve ser bem interessante e tenho pesquisado esse assunto. Tenho vontade de me tornar um “nômade digital” … Tenho formação em Arquitetura e Eng. Segurança do trabalho… Teria dicas de como me encaixaria nesse estilo nômade? Obrigado. Abç.

    1. Olá, Eder, ficamos felizes que tenha gostado! As suas duas formações podem se encaixar no trabalho remoto, seja na elaboração de projetos ou mesmo em consultorias. Embora em alguns momentos talvez seja necessário visitar as obras ou empresas, no restante do tempo você poderia fazer o seu trabalho enquanto viaja por aí. Esperamos que consiga realizar esse sonho 🙂

  7. Boa tarde !!
    Estou fazendo curso de programação, criação de websites e banco de dados, sei que posso, sei que essa areas me permite trabalhar nesses metodos que a matéria de vocês expõem. Tenho vontade de morar perto de praia, e poder trabalhar na praia algumas vezes.
    Gostaria de saber se vocês tem alguma matéria falando sobre quais praias são melhores para fazer esse tipo de trabalho, pois tem questao de segurança tambem. Quais são os melhores estados e cidades para alguem que seja nômade digital, possa trabalhar tranquilo na praia.
    Desde já agradeço !!

    1. Olá, Fábio!

      A sua área é realmente propícia para ser nômade digital, não só no Brasil, como em todo o mundo. Nós não temos aqui uma postagem sobre esses destinos, mas encontramos algumas matérias que podem te ajudar. Esperamos que goste e desejamos boa sorte!
      As 10 melhores cidades do Brasil para nômades digitais – Melhores Destinos: https://www.melhoresdestinos.com.br/melhores-cidades-brasil-nomades-digitais.html#:~:text=Piren%C3%B3polis%20%C3%A9%20o%20destino%20perfeito,ter%20que%20ficar%20muito%20tempo.
      10 melhores cidades do mundo para nômades digitais – Nômades Digitais: https://nomadesdigitais.com/10-melhores-cidades-mundo-para-nomades-digitais/
      Os 10 melhores destinos para nômades digitais brasileiros ao redor do mundo -Forbes: https://forbes.com.br/forbeslife/2021/03/os-10-melhores-destinos-para-nomades-digitais-brasileiros-ao-redor-do-mundo/
      Melhores destinos para nômades digitais em 2022 – Planet Nomad: https://www.planet-nomad.com/pt/melhores-destinos-nomades/

  8. Sou psicóloga e com a pandemia, passei a atender meus pacientes de forma de virtual. Pelos benefícios que este atendimento proporciona e até mesmo pela possibilidade de ampliar estes atendimentos, hoje atendo pacientes até em estados diferentes, continuo atendendo desta forma. Tenho pensando em, por um determinado tempo, talvez alguns anos adotar o estilo de vida nômade. Existem outros profissionais desta área, com este estilo de vida para que possamos trocar experiências?

    1. Boa tarde, Silvana!

      Pelo visto você já está adiantada no caminho para se tornar uma nômade digital. Desejamos sucesso! Não temos nenhum conhecimento direto sobre pessoas da Psicologia que tenham esse estilo de vida, mas encontramos estes três links que falam sobre o assunto:

      https://www.brasileiraspelomundo.com/minha-vida-como-psicologa-nomade-digital-441438437
      https://amulherpassaro.com.br/minha-vida-como-nomade-digital/
      https://qualquerlatitude.com.br/psicologia-sem-fronteiras/

      Esperamos que goste e que te ajude!

  9. Tenho uma confecção e uma loja , faço toda a modelam , uma experiência de 40 anos , comecei muito cedo, minha mãe sempre teve confecção e nasci praticamente dentro da confecção, e me apaixonei, fiz faculdade de ciências contábeis para agradar aos meus pais , e por gostar da parte da confecção e saber todos os processos de desde como acabamento das peças , moldes , ampliação dos moldes , costura, e como não tinha na minha cidade uma faculdade de moda , parti pr a contabilidade , para contabilizar minha indústria , que era o meu sonho .
    Adoro viajar e como faço modelagem , e hoje essa parte esta tudo em software cad/( para confecção ) gostaria de uma orientação

    1. Ei Sônia, acredito que a melhor forma seria buscar nas redes sociais pessoas com o mesmo objetivo de vida que o seu 🙂
      Desejamos muito sucesso, e nos colocamos à disposição através do e-mail: cultura@localhost

  10. Boa tarde. Sou nutricionista e gostaria de saber se posso trabalhar como produtora de conteúdo dentro do nomadismo digital. Como seria essa produção de conteúdo? Aguardo. Obg

    1. Olá Marta!

      Se seu foco é a produção de conteúdo sobre sua área, essa é sim uma das atividades que podem ser realizadas no estilo de vida dos nômades digitais, desde que você tenha os recursos necessários.
      Recomendamos que você busque por vídeos ou cursos sobre produção de conteúdo em sites especializados ou através do próprio conteúdo de outros criadores para que você entenda mais sobre isso – por exemplo, como organizar seus temas, calendário de postagem, qual plataforma usar, entre outros.

      Abraços,
      Equipe Cultura Inglesa.

  11. Excelente artigo !! Acredito que eu tenha o perfil para ser um nomade digital, ja que sou civilmente solteiro, nao tenho raízes aqui no brasil, sou pos graduado em ti, sou programador, formado tbm em inglês, sem filhos, tudo para dar certo. Posso atuar como tradutor, desenvolvedor, e quem sabe ate produtor de conteudo.

    1. Olá Thiago!

      Agradecemos pela apreciação! Ficamos felizes em saber que despertamos seu interesse nesse modelo de trabalho e desejamos boa sorte em uma eventual empreitada no nomadismo digital. 😉

      Abraços,
      Equipe Cultura Inglesa.

      1. Vivendo e aprendendo…
        Não sabia o que era nômade, agora sei…e aprendi muita coisa sobre.
        Obrigado e bom dia…

        1. Olá Walter!

          É para isso que estamos aqui, para compartilhar conhecimento!😊 Ficamos extremamente felizes em saber que você aprendeu algo novo com nosso post.

          Abraços,
          Equipe Cultura Inglesa.

    1. Olá Romário.

      Que legal! Ficaremos na torcida para que dê tudo certo na sua jornada com os investimentos por aqui.😊

      Abraços,
      Equipe Cultura Inglesa.

  12. Sou servidora pública, já me aposentado.
    Sou mulher e tenho 50 anos, sou graduada em administração e pós graduada em marketing digital, eu quero ser nômade digital, pensei em e-comece, uma loja, Dropship, ou afiliada, estou estudando english, vc poderia me ajudar com as minhas dúvidas?

    1. Olá Mariene!

      Que bacana saber do seu interesse e da sua jornada. Nós por aqui só podemos indicar que você busque por sites, como blogs, que falam desse ramo, ou mesmo procurar criadores de conteúdo que postem em plataformas de vídeos, por exemplo, dando dicas para lidar com essa carreira no dia a dia e, claro, como você pode incluir seu conhecimento de inglês para valorizar seu trabalho. Você também pode fazer networking com pessoas dessa área!😉

      Abraços,
      Equipe Cultura Inglesa.

  13. Olá sou professora de ingles ha 20 anos com pos graduação e moradia de 10 anos na california. Como faço para ser um nomade digital com minhas aulas, pretendo morar em em outro pais nao escolhi ainda qual.Ja viitei varios penso em um pais com praia e nao caro.

    Att.

    Elizabeth F

    1. Olá Elizabeth.

      Legal saber um pouco mais da sua jornada! Nós indicamos que você busque por sites, como blogs, que falam desse ramo, ou mesmo procurar criadores de conteúdo que postem em plataformas de vídeos, por exemplo, dando dicas para lidar com essa carreira no modelo nômade. Você também pode fazer networking com pessoas que já trabalham na região para qual você está considerando se mudar.😉

      Abraços,
      Equipe Cultura Inglesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + cinco =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018