Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 seguem encantando o mundo, e o Brasil nos orgulha com conquistas importantes. Mas e na “Corrida do Inglês”? Como está a sua pontuação?
O inglês é como um esporte. Exige estudo, técnica, boa vontade, disponibilidade e dedicação. Com muito treino, você pode deixar de ser um amador, tornar-se um profissional e, quem sabe, escalar o pódio, passando pelo bronze e prata até chegar ao ouro.
Vamos falar um pouco sobre Olimpíadas, mas também sobre inglês — afinal, é o assunto que mais nos interessa aqui.
HISTÓRIA
A história dos Jogos Olímpicos remonta a milhares de anos. Isso mesmo, literalmente milhares de anos! Eles foram criados na Grécia Antiga, mas foram interrompidos em 393 d.C. e retomados apenas em 1896, em Atenas. Desde então, ganharam a forma da Olimpíada que conhecemos hoje. Denominados Jogos Olímpicos da Era Moderna, eles mobilizam países do mundo inteiro a cada quatro anos em torno das mais diversas modalidades esportivas.
O Reino Unido tem uma história bastante interessante com os Jogos Olímpicos. Desde o início da Era Moderna da competição, todos os países que compõem o Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) competem juntos como um grande time, o Team Great Britain (Team GB). Para conhecer mais sobre a história do Reino Unido com a Olimpíada nós te contamos aqui.
A princesa Anne, filha da rainha Elizabeth II e irmã do rei Charles III, foi o primeiro membro da família real a competir em uma Olimpíada. Ela participou dos Jogos Olímpicos de 1976 no hipismo. Além disso, há décadas é presidente da British Olympic Association e membro do Comitê Olímpico Internacional.
Tá bom. Os Jogos Olímpicos são gregos, as delegações são do mundo todo, então onde o inglês entra nesse evento, além das delegações dos países de língua inglesa?
COMO OS ATLETAS SE COMUNICAM
Os Jogos Olímpicos de Paris contam com a participação de 204 nações. O inglês é falado em 186 países do mundo, como aponta relatório da Ethnologue. Fazendo as contas, é fácil perceber que o inglês é o idioma mais comum entre os atletas.
Portanto, o inglês é a língua que permite a conexão esportiva e cultural tão fortes na Olimpíada de Paris e nas Olimpíadas ao longo da história, afinal, tanta gente de tantos lugares precisam se comunicar de alguma maneira, não é verdade?
Até mesmo no país que sedia a Olimpíada, a França, o inglês é popular. Embora os franceses tenham fama de não curtirem muito conversar em outra língua que não seja o francês, estima-se que entre 30% e 50% da população de 18 a 35 anos, falem muito bem o inglês.
A França pode não estar no pódio quando se trata de fluência em inglês, mas está muito à frente do Brasil nesse quesito. Por aqui, apenas 5% da população fala inglês, e isso se reflete também entre nossos atletas. A maior medalhista da história do Brasil nos Jogos Olímpicos, Rebeca Andrade, não domina a língua e enfrenta dificuldades para se comunicar com sua “amiga e rival”, Simone Biles, e com a imprensa internacional.
COMO SER OURO NO INGLÊS
Como dissemos no início, a proficiência em inglês é como um esporte. É necessário se dedicar para alcançar a excelência, pois é o treino que prepara você para o jogo. No caso do inglês, treinar significa estudar.
Para tirar o máximo proveito do seu estudo, é essencial fazer parte de um bom time. A “delegação” da Cultura Inglesa é ouro há 83 anos, portanto, você pode confiar. Temos também os melhores “técnicos” para te acompanhar nesse caminho; afinal, nossos professores e coordenadores pedagógicos estão entre os melhores no “jogo” da Língua Inglesa.
Aqui, você ainda encontra Exames Internacionais, que são os melhores “jurados” para avaliar seu desempenho no “esporte” da proficiência. Com padrões claros e de credibilidade, esses exames validam todo o seu esforço.
E, assim como no esporte, todo treino é válido, desde que seja bem feito. Por isso, uma escola com tradição e reconhecimento faz toda a diferença na hora de aprender a língua e evoluir em seus níveis de domínio.
Na hora dos “jogos oficiais”, como o ENEM, processos seletivos de trabalho e ingresso em instituições de ensino internacionais, você precisa estar preparado. A Cultura Inglesa é o time ideal para te ajudar a chegar lá! Conheça nossa escola e junte-se a nós!!
VOCABULÁRIO OLÍMPICO
Bom, já falamos sobre a história das Olimpíadas e explicamos que aprender a língua inglesa é como praticar um esporte. Mas você não vai terminar este texto sem aprender um pouco de inglês para te ajudar a acompanhar a transmissão dos Jogos Olímpicos de Paris.
A primeira lição é um bom vocabulário associado às Olimpíadas. A seguir, você conhecerá palavras relacionadas à competição como um todo:
Atleta: Athlete
Pólo aquático: Aquatics
Arco e flecha: Archery
Atletismo: Athletics
Badminton: Badminton
Baseball: Baseball
Basquetebol: Basketball
Luta de boxe: Boxing
Boliche: Bowling
Canoagem: Canoeing / kayak
Ciclismo: Cycling
Esgrima: Fencing
Futebol americano: Football
Ginástica: Gymnastics
Handebol: Handball
Hóquei: Hockey
Hipismo: Horse racing
Lançamento de dardo: Javelin throw
Judô: Judo
Patinação: Roller skating
Remo: Rowing
Regata: Sailing
Tiro ao alvo: Shooting
Tênis de mesa, ping-pong: Table tennis
Taekwondo: Taekwondo
Tênis: Tennis
Triatlo: Triathlon
Voleibol: Volleyball
Levantamento de peso: Weightlifting
Luta Greco-Romana: Wrestling
Gostou do conteúdo? Conhece outros esportes e quer nos ajudar a aumentar essa lista de vocabulário? Escreva nos comentários!