Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp
Entrevista de emprego remota em inglês: 10 dicas para arrasar

Entrevista de emprego remota em inglês: 10 dicas para arrasar

Se você está querendo trabalhar em uma empresa de fora do Brasil, é preciso se preparar para um dos momentos mais importantes do processo seletivo: a entrevista.

Além de ser um momento que traz bastante ansiedade para muitos, pela sua característica decisiva, entrevistas para empresas estrangeiras podem parecer ainda mais desafiadoras por serem feitas em inglês.

Se você chegou até aqui, não precisa se preocupar com isso! Reunimos as 10 melhores dicas para te ajudar a se dar bem quando precisar fazer uma entrevista remota em inglês. No final você ainda confere uma dica bônus!

A preparação para a entrevista vem antes dela acontecer:

Às vezes, mais importante que a entrevista em si, é sua preparação nos dias anteriores. Assim que ela for marcada, tire algumas horas dos seus dias para conseguir aplicar as dicas a seguir.

  1. Pesquise sobre a empresa

Mostrar que conhece a empresa, serviços, atuação e cultura te colocará como um profissional engajado e proativo. Além disso, essa pesquisa te ajudará a entender onde você pode focar para treinar no seu vocabulário. Por exemplo: se sua entrevista for com uma empresa de tecnologia, você deverá treinar as palavras e expressões voltadas para esse mercado e suas particularidades. 

Para isso estude principalmente o site, blog e redes sociais da empresa. Veja o que te chama a atenção, quais dúvidas surgem e onde eles poderiam melhorar. Escreva tudo o que conseguir, já em inglês para facilitar, e use essas informações na entrevista.

  1. Procure o vocabulário específico da sua área

Saber o inglês necessário para se comunicar no dia a dia é essencial, mas quando falamos de uma entrevista de emprego é muito importante também conseguir conversar com alguém sobre o que você faz. Para isso, você precisa ter na ponta da língua as palavras e expressões comuns da sua área e do seu cargo. 

Se você é da área tech, por exemplo, pode ser importante saber o que significa: 

  • Analysis: pesquisa, exame de algo.
  • Application: programa desenvolvido para realizar determinada operação (abreviação: app)
  • Bandwidth: quantidade máxima de informação para ser transmitida por meio de uma conexão de internet.
  • Drawback: aspecto negativo, obstáculo.
  • Reboot: reiniciar um dispositivo ou sistema operacional.

Assim você garante entender qual tipo de profissional a empresa está buscando e como “se vender” como o candidato ideal.

  1. Treine o máximo possível

A melhor maneira de diminuir o nervosismo é treinando e, quanto mais tempo você se dedicar para essa etapa, melhor você irá ficar. Faça isso:

O que você deve fazer na entrevista:

Por mais que você tenha se dedicado para ter uma boa preparação, é muito bom estender os preparativos para o dia da entrevista. Aqui, as suas atividades devem ser mais voltadas à organização e ao psicológico, do que ao estudo em si.

  1. Tenha suas anotações e currículo em mãos

As partes mais importantes da sua análise anterior, currículo e qualquer “cola” necessária com o que você tem mais dificuldade, já devem estar separadas para serem usadas na entrevista algumas horas antes do horário agendado.

  1. Não tenha medo de errar

Mesmo sendo fluente, alguns erros de pronúncia, concordância e gramática podem aparecer sem prejudicar sua imagem, caso correspondam ao seu nível de inglês anteriormente informado. Os entrevistadores sabem que essa é sua segunda língua e o mais importante é você conseguir se comunicar.

  1. Faça todas as perguntas que precisar

Pensando em garantir uma boa comunicação, não deixe nenhuma dúvida passar. Não entendeu o que o recrutador falou? Pergunte. Gostaria de saber mais sobre a posição? Pergunte. Isso mostrará o seu engajamento e desejo pela vaga e empresa, assim como mostrará que você é uma pessoa proativa e atenta aos detalhes.

  1. Não se preocupe com o sotaque

Como dito antes, o mais importante é conseguir se comunicar! Se os recrutadores estão te entendendo, o sotaque não será nenhum problema para a entrevista. Então, foque em pronunciar pausadamente e da forma correta, sem se preocupar que você tenha sotaque e isso esteja aparente na sua fala.

A prática continua mesmo depois que a entrevista acaba:

Não é porque a entrevista já aconteceu que a sua preparação acabará. Se você conseguir o emprego irá viver o inglês no dia a dia, e caso não tenha conseguido, você terá outras oportunidades de entrevista. Então, é importante se manter atualizado e em constante treinamento.

  1. Recapitule os momentos em que teve dificuldade

Aproveite que a entrevista está fresca na sua memória para escrever os pontos que teve mais dificuldade, seja em falar, ouvir ou escrever. Assim, você saberá o que precisa estudar, pesquisar ou treinar mais para a próxima.

  1. Peça feedbacks

Se tiver a oportunidade, peça feedbacks da sua entrevista para os recrutadores na própria entrevista ou por e-mail. Será uma ótima forma de saber a percepção de alguém de fora e, assim, traçar um plano de desenvolvimento para se sair ainda melhor em outras situações.

  1. Conheça seu nível de inglês

Por último, saiba qual é o seu nível de inglês, não somente para alinhar expectativas com os recrutadores, mas para saber a melhor forma de treinar, baseado no nível que quer alcançar.

Dica bônus: crie uma rotina de estudos

Não deixe para aplicar as dicas apenas quando você marcar uma entrevista. Você conseguirá melhorar ainda mais seu inglês se continuar treinando. Então marque um horário para estudar, veja filmes e leia livros em inglês, faça cursos e converse com nativos.

Se você quiser avançar na carreira internacional, é fundamental se preparar o quanto antes. E se você gostou das dicas, você encontra oportunidades para trabalhar nas melhores empresas do mundo com a Strider!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 3 =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018