Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp

Cultura News – Dezembro 2021

Então é Natal e o que você fez?

A Cultura Inglesa BH fez muita coisa e hoje viemos trazer uma breve retrospectiva de alguns acontecimentos que marcaram 2021, o ano em que completamos oito décadas de história.

Fique conosco, pois a Cultura News de dezembro está muito especial!

80 ANOS

2021 marcou os 80 anos de história e amor da Cultura Inglesa por Belo Horizonte, uma história que começou no dia 3 de maio de 1941.

Construímos uma bela jornada feita por pessoas e para pessoas, com muitos alunos, professores, familiares, colaboradores e parceiros, que caminharam conosco e que nos ajudaram a formar essa grande família que é a Cultura Inglesa BH.

É incrível saber que temos tantas pessoas incríveis em nosso passado e presente, na certeza de que seguiremos juntos em um futuro brilhante.

A cada um de vocês, muito obrigado!

LABCI

No mês de outubro, a Cultura Inglesa BH promoveu a 18th LABCI Conference, um dos mais importantes eventos sobre o ensino do inglês na América Latina!

Foram 3 dias de desenvolvimento profissional para professores de inglês em 77 apresentações de mais de 80 especialistas nacionais e internacionais quando o assunto é a experiência de ensino-aprendizagem da língua inglesa.

A nossa equipe se dedicou à realização de um evento pioneiro no ambiente virtual, alçando a nossa escola como uma referência internacional.

Um time incrível de patrocinadores e apoiadores também fez com que a primeira edição online do evento se tornasse realidade.

Foi uma oportunidade única de transformar Belo Horizonte na capital do ensino do inglês e de levar a nossa cultura para um grande público internacional.

Fica aqui o nosso parabéns e o nosso agradecimento a cada um dos envolvidos.

IPSC

Mesmo antes da LABCI, no mês de maio, a nossa escola já figurava fora do Brasil.

Tivemos o orgulho de ver a aluna Isabela participar da final mundial da International Public Speaking Competition – IPSC, concurso internacional de oratória realizado virtualmente, diretamente de Londres.

Isabela, de 16 anos, teve uma trajetória admirável ao lado da sua professora, Eliza Lamatta.

Ela venceu as eliminatórias regionais, tornando-se a representante de Minas Gerais na final nacional, e tornou-se a representante brasileira no concurso internacional de oratória ao vencer os candidatos do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Brasília e do Espírito Santo.

Já na semifinal mundial, foi campeã inclusive entre participantes de países nativos no inglês, como o Canadá, além da Espanha e da Coreia do Sul.

Parabéns, Isabela, por levar o nome da nossa escola e do nosso país tão longe!

Isabela, finalista no mundial da International Public Speaking Competition – IPSC
A professora Eliza Lamatta.

HIGH SCHOOL CULTURA INGLESA

O High School Cultura Inglesa oferece disciplinas do currículo escolar norte-americano para os estudantes aqui de Belo Horizonte, que podem concluir o Ensino Médio também com um diploma dos Estados  Unidos.

Este ano, nossos alunos brilharam em conquistas e iniciativas incríveis!

-Aprovação no exterior

A aluna Ana Júlia foi aprovada em seis universidades dos Estados Unidos! Após concluir o High School Cultura Inglesa em 2020, ela se candidatou para os cursos de Engenharia Nuclear e Física, conseguindo a aprovação nas seguintes instituições:

– Missouri University Of Science and Technology

– University of Kentucky

– University of Nebraska

– University of Minnesota

– Arizona State University

– Ohio University

A Ana Júlia é um exemplo de êxito na nossa missão de formar cidadãos bilíngues para o mundo e também um exemplo de que dedicação e força de vontade levam longe!

-Parceria Internacional

4 alunas do High School Cultura Inglesa foram selecionadas para um projeto conjunto com a Universidade de Adelphi, nos Estados Unidos!

A colaboração internacional engloba a disciplina de Community Service e tem como tema “Mindful Awareness of Social Issues Across the Globe:  An International Virtual Exchange”, com o objetivo de beneficiar alunos de escolas públicas.

Os nosso estudantes conquistaram as suas vagas neste intercâmbio virtual com alunos da graduação em Nova York, após enviarem vídeos contando como poderiam contribuir com os objetivos do projeto, que pretende discutir problemas sociais globais, problemas na educação, impacto da desigualdade social e racial, bem como desenhar uma iniciativa que envolva justiça social e cultura para alunos multilíngues.

Assim, as alunas Ana Luiza, Fernanda, Luisa e Marcela passaram a integrar um time de 16 brasileiros de escolas parceiras da Griggs International Academy, que viveram essa experiência curricular e de vida em 2021.

-Projeto social

Também na disciplina de Community Service, vimos nascer o inspirador projeto Nuvem do Bem, que buscou ajudar pessoas em vulnerabilidade social, especialmente aquelas em situação de rua, cenário agravado com a pandemia da Covid-19.

O projeto recolheu doações de itens de higiene pessoal, alimentos (cestas básicas), roupas, água e doações em dinheiro, que foram convertidas em itens de necessidade básica.

Veja tudo que foi desenvolvido no perfil @nuvemdobembh, no Instagram.

EXAMES DE CAMBRIDGE

A Cultura Inglesa BH é membro fundador, no Brasil, de Cambridge Assessment English, o departamento de Exames Internacionais da Universidade de Cambridge. Já são 77 anos de expertise na aplicação de provas e preparação de exames.

Apenas no mês de dezembro, foram mais de 1.200 exames aplicados, com mais de 5.000 componentes de prova e mais de 90% de aprovação.

Nosso compromisso com os melhores resultados dos alunos é grande e exemplo disso foi o aulão gratuito que promovemos com as principais dicas e estratégias para o dia da prova, ministrado por Sarah Ellis, Senior Education Services Manager – Europe, de Cambridge UK.

Se você ainda quiser conferir, pode assistir à aula em nosso canal do YouTube!

CULTURA INGLESA FOR SCHOOLS

Um dos serviços que a Cultura Inglesa BH oferece é a assessoria completa para a implantação do ensino de inglês em escolas particulares da Educação Infantil até o Ensino Médio.

Uma nova normatização foi criada para  a Educação Plurilíngue e seguimos, mais uma vez, o nosso compromisso de dar todo o suporte necessário para a sua adequação.

Assim, promovemos um webinar especial sobre a resolução CEE Nº 478, que trata da Normatização da Educação Plurilíngue no Sistema de Ensino do Estado de Minas Gerais, com a participação de referências importantes no assunto. Para conferir, acesse:

Para saber tudo que a Cultura Inglesa For Schools oferece e como se tornar uma escola parceira, acesse www.culturainglesamg.com.br/forschools.

CULTURA FUN – HAPPY HOUR ADULTS

O ensino do inglês também pode e deve ser divertido, por isso promovemos os momentos Cultura Fun. Um deles, em 2021, foi o “Happy Hour Adults”, realizado entre as turmas de alunos adultos.

O encontro foi totalmente online com ações especiais, que incluíram oficinas de culinária e atividades que garantiram aos alunos não só a prática do inglês, como uma super confraternização.

LC VIRTUAL

Ainda este ano, no mês de setembro, promovemos a primeira edição do LC Virtual, evento de literatura para os alunos dos níveis Intermediate, FCE, CAE, CPE, Conversation (1,2,3,4,5), Adults (a partir do Gateway D) e High School!

O tema foi “Getting to know Shakespeare” e o encontro teve como palestrante Daniela Cordeiro, mestre em Literatura Inglesa e PhD em Literatura Comparada.

O LC Virtual foi um sucesso, cheio de cultura e inglês para esses alunos que têm sede de conhecimento!

MONITORIAS

Você sabia que as monitorias podem ser muito produtivas para os alunos? Esse com certeza foi mais um sucesso do nosso ensino em 2021.

As monitorias são uma espécie de aulas de reforço que ministramos para aqueles alunos que apresentam alguma dificuldade ou precisam revisar conteúdos.

Elas são gratuitas e colaboram muito para o aprendizado, mostrando, também, que todo mundo pode aprender e que estamos atentos às particularidades de cada um dos nossos estudantes.

NOVO MASCOTE

2021 também nos trouxe o Léo, nosso mascote que chegou conquistando toda a escola e teve o seu nome escolhido pela família Cultura Inglesa!

Primeiro, uma seletiva foi feita entre nossos funcionários para escolhermos 10 possíveis nomes. Eles então foram votados pelos nossos alunos, que escolheram Léo como o nome que mais tinha a cara do nosso novo representante!

Esse leãozinho britânico e cheio de brasilidade agora é mais um membro que carrega consigo os nossos 80 anos de história e amor por  BH, o que se renova com o ano que está chegando.

Viu como 2021 foi incrível para a Cultura Inglesa BH?

Você faz parte disso e agradecemos muito a sua parceria ao longo dessa jornada.

Agora é hora de recuperar o fôlego, pois 2022 promete muito sucesso e muito inglês!

Happy New Year!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + 2 =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018