Estudar é tarefa que existe foco, concentração e dedicação.
Só que algumas dicas podem ajudar bastante a deixar o momento do estudo bem mais produtivo.
Foi sobre algumas descobertas da ciência a esse respeito que o portal Study International (https://www.studyinternational.com/news/3-ways-to-study-productively-according-to-science/) fez uma matéria especial e que contamos aqui para vocês.
1-Monitore o tempo
Estudar por longos períodos pode não ser a melhor opção para estudar.
Pequenos períodos de tempo, com mais concentração e menos distrações, provavelmente deixarão você mais envolvido e com um aprendizado mais efetivo.
Um bom exemplo é a técnica Pomodoro de gerenciamento do tempo, que divide o tempo em períodos de 25 minutos para executar as tarefas, com pequenos intervalos entre eles.
2-Motivação é tudo
As suas emoções interferem em como você percebe o tempo, como indicou pesquisa do professor de Psicologia da Universidade de Delaware, Philip Gable.
Emoções positivas fazem com que o tempo pareça passar mais rápido e, quando o tempo passa mais rápido, fica mais fácil se dedicar a um objetivo por um período mais longo.
Encontre formas de se motivar. Algumas maneiras podem ser a adoção de exercícios no dia a dia e de transformar o trabalho de casa em uma rotina ou mesmo um hobby.
3-Transforme em algo concreto
“Aquilo que escuto, eu esqueço. Aquilo que vejo, eu lembro. Aquilo que faço, eu aprendo”, já dizia Confúcio.
E é verdade.
Concretize os seus estados com quadros, gráficos, “flash cards” e o que você achar interessante para você.
Isso deixa o aprendizado mais ativo, como afirmou Janine L. Nieroda-Madden, professora da College Learning Strategies and Instruction, na Syracuse University, que estuda trabalhos de casa desde 2010.
Importante, também, é você sempre procurar ajuda quando precisar. Se tiver dúvidas em algumas atividades e temas, leve suas perguntas para seus professores, colegas e outras pessoas que possam te ajudar.
Viu como as dicas são simples?
Elas podem fazer a diferença na sua rotina, por isso, experimente e depois nos conte aqui como você se saiu.
E se você tiver outros truques, compartilhe nos comentários para que nossos leitores também possam experimentá-los!