Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp

12 coisas que você não sabia sobre o casamento da rainha da Inglaterra

Foi em 1947 que a rainha Elizabeth II subiu ao altar com o príncipe Philip. Ainda princesa na época, a cerimônia foi, como de costume na realeza, grandiosa.

Neste ano de 2022, eles completariam 75 anos de uma admirável história de dedicação um ao outro e às funções reais.

Conta-se que eles se encontraram pela primeira vez em um casamento, em 1934, passando a trocar cartas após um segundo encontro, em 1939. O noivado foi secreto, em 1946, e a relação só foi oficializada publicamente em 9 de julho de 1947.

Aqui não entraremos na relação conjugal, mas sim em alguns fatos sobre a cerimônia de casamento e sobre a história que construíram ao longo dessas mais de sete décadas de matrimônio.

Descubra agora 12 coisas que você provavelmente não sabia sobre o casamento de Elizabeth II e do príncipe Philip!

1- O casamento foi no dia 20 de novembro de 1947, na Westminster Abbey, em Londres, com 2 mil convidados, sendo transmitida por rádio para mais de 200 milhões de ouvintes em todo o mundo.

2- A então princesa Elizabeth foi o 10º membro da família real britânica a se casar na Westminster Abbey, onde seus pais também oficializaram sua união.

3- O príncipe Philip é filho do príncipe Andrew da Grécia e da princesa Alice de Battenberg, portanto, nasceu príncipe Philip da Grécia e da Dinamarca. Embora ainda muito conhecido como príncipe, o casamento com a rainha lhe deu o título de duque de Edimburgo, pelo qual foi oficialmente tratado em vida.

4- A aliança de casamento do casal foi feita a partir de uma pepita de ouro galesa e tem uma inscrição que só três pessoas conheciam: a própria rainha, o seu marido e a pessoa que fez a gravação na joia.

De sua vasta coleção de joias, Elizabeth II escolheu ser enterrada apenas com a sua aliança e um discreto brinco de pérolas.

5- Já o anel de noivado foi feito de platina e diamantes que pertenciam a uma tiara da mãe do príncipe Philip. Você fica sabendo mais sobre ele neste outro post aqui.

6- O vestido da noiva foi desenhado por Sir Norman Hartnell, com bordados feitos com cristais e mais de 10 mil mini pérolas. Só a cauda tinha 4,5 metros de comprimento.

7- Na época, o país vivia um grande racionamento em função da Segunda Guerra Mundial, por isso a rainha precisou juntar seus cupons de racionamento para pagar pelo seu vestido.

Ela também teve a ajuda do governo, com mais 200 cupons. A população foi generosa enviando seus próprios cupons para ajudar a rainha, mas ela precisou devolver, pois aceitá-los seria ilegal.

8- A tiara usada pela noiva, chamada de “Queen Mary Fringe Tiara” tem uma história própria. A peça era um colar, dado como presente de casamento pela rainha Victoria à rainha Maria, em 1893.

Em 1919, ela a tornou conversível entre um colar e uma tiara e algum tempo depois deu a joia para sua nora, a Rainha Mãe. A peça então chegou às mãos da rainha Elizabeth II, que a usou em seu casamento.

Uma curiosidade é que a joia quebrou quando a monarca a colocava e foi preciso consertá-la com rapidez para a cerimônia.

9- Cerca de 2.500 presentes foram dados ao casal pelo casamento. Uma exposição no Palácio de St. James foi realizada com os itens.

10- O bolo oficial tinha 4 andares e quase 3 metros de altura, sendo decorado com os brasões das duas famílias e monogramas dos noivos, além de outros detalhes.

11- A lua de mel foi em Broadlands, na Inglaterra, e Balmoral, na Escócia.

12- Elizabeth II foi a primeira monarca britânica a alcançar as bodas de diamante em seu casamento. Ela e seu marido completaram 73 anos de união, que foi interrompida pela morte de Philip aos 99 anos, em 2021. Ele foi o consorte mais longevo da história da monarquia britânica.

Após a sua morte, os seus restos mortais foram sepultados em um local especial para esperarem os de sua amada, quando ambos repousariam enfim juntos, como viveram.

Com a morte de Elizabeth II, o descanso final se deu na The King George VI Memorial Chapel, localizada na St George’s Chapel, em Windsor, ao lado dos pais e da irmã de Elizabeth, um recanto nobre e familiar.

Incrível a história desse enlace monárquico e desse romance que durou uma vida inteira, não?!

Saiba, também, que muitas tradições de casamentos que vemos até hoje também tiveram origem na monarquia britânica, mais especificamente no casamento da rainha Victoria com o príncipe Albert. Essa história nós te contamos aqui.

E você? Tem alguma história interessante de casamento para contar? Escreva aqui nos comentários. Nós queremos saber!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + 14 =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018