Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp

As tradições de casamento que começaram com a rainha Victoria

O reinado da rainha Victoria foi um marco na história e ele ainda reverbera no mundo atual, especialmente com as tradições de casamento. 

Muito além de seus feitos como monarca, Victoria inovou e impressionou o mundo com atitudes e escolhas pessoais que se tornaram admiradas e repercutidas, deixando alguns costumes ainda mais especiais. 

Os casamentos como os conhecemos, por exemplo, têm grande participação da então detentora do trono britânico e do seu marido, o príncipe Albert. 

A seguir, nós te contamos as tradições de casamento que começaram com a rainha Victoria. 

CASAMENTO POR AMOR 

Antes de falarmos das tradições propriamente ditas, é preciso falar do amor. Isso mesmo, do mais nobre dos sentimentos. 

Victoria assumiu o trono britânico com apenas 18 anos de idade e aquele que se tornaria seu companheiro ainda era uma incógnita. 

Sua família e o governo queriam que ela se casasse com o príncipe Ernst, que era seu primo, mas ela se apaixonou pelo irmão caçula de Ernst, Albert, como conta matéria da BBC

A primeira quebra de paradigma já aconteceu com o fato de que foi ela quem pediu o marido em casamento, no dia 15 de outubro de 1839, uma vez que ela era a rainha e o contrário não poderia acontecer, de acordo com o portal History.com .

A união se consolidou e a história de amor passou a inspirar os mais românticos e apaixonados, que desejavam estabelecer suas vidas baseados no amor. 

ANEL DE NOIVADO 

Se você tem ou pretende ter um anel de noivado algum dia, agradeça (ou não) ao príncipe Albert. 

Ao se comprometer com a sua amada, ele a presenteou com um anel, dando força para essa tradição que permanece forte até hoje. 

VESTIDO BRANCO 

O vestido branco que as noivas ostentam hoje, como símbolo de pureza, não nasceu com esse significado. 

Antes do casamento da rainha Victoria, as noivas costumavam escolher vestidos e cores de vestidos que poderiam ser reciclados em ocasiões futuras. Quando branco era a cor escolhida, era sinal de riqueza, de que a família poderia pagar pela sua limpeza, como revelou a Vanity Fair

A escolha de Victoria pelo branco foi para destacar a delicadeza da renda escolhida para o vestido, segundo conta a biógrafa Julia Baird. 

Embora não tivessem sido feitos registros fotográficos da cerimônia, a informação de que seu vestido era branco ganhou a imprensa mundial, pinturas e até mesmo souvenirs. 

Por falar em fotografia, 14 anos depois do casamento, Victoria e Albert fizeram uma encenação do seu casamento para que pudessem ser feitos registros fotográficos. 

O seu véu também apareceu em outras situações, uma vez que ela o usou nos batizados de seus filhos, no casamento do seu filho Leopold e no retrato do seu Jubileu de Diamante. 

BRANCO SÓ PARA A NOIVA 

Além da sua escolha pelo branco, ela também fez virar moda a exclusividade da cor para as noivas. 

Consciente do seu papel de destaque, ela pediu (ou ordenou) que ninguém mais, além de suas damas de honra, usassem o branco, criando mais esse costume. 

FLORES NA CABEÇA 

Além de lançar novos costumes, ela quebrou hábitos antigos. A tradição era de que monarcas se casassem com coroas de joias, mas ela optou por uma coroa feita de flores de laranjeira e murta, deixando as pedras preciosas e o ouro para seus brincos e broche. 

Viu como talvez o seu casamento ou algum enlace ao qual já tenha ido teve momentos inspirados pela rainha Victoria séculos atrás?

Agora nos conte, nos comentários, quais dessas tradições você mais gosta! 

    1. Olá, João Carlos! A Mary Stuart havia sim usado um vestido branco para o seu casamento, mas a popularização dos vestidos brancos de noiva não começou naquele momento. Foi com a rainha Victoria que o costume criou raízes e ganhou a sociedade 🙂

    1. Olá Emille.

      Sim, Mary Stuart, também conhecida como Maria da Escócia, era a avó da rainha Victoria de 7 gerações anteriores. A linhagem dela ainda é existente, uma vez que a família real é descendente direta dela.

      Abraços,
      Equipe Cultura Inglesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − 3 =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018