Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp

10 curiosidades que você precisa saber sobre o St Patrick’s Day

17 de março é dia de se colorir de verde, como pede a grande comemoração que toma conta da data: St Patrick’s Day.

Mas o que significa esse dia tão especial, principalmente para os irlandeses?

A seguir nós listamos 10 curiosidades que você precisa saber sobre o St Patrick’s Day e que ajudarão você a entender um pouco melhor a comemoração.

1-O St Patrick ‘s Day é o Dia de São Patrício, santo padroeiro da Irlanda, uma das principais datas comemorativas do país.

2-Embora ele seja padroeiro da Irlanda, ele não era irlandês. Não se sabe exatamente nem o local e nem a data de seu nascimento, mas acredita-se que tenha sido entre os anos de 373 e 390, na Grã-Bretanha.

3-St Patrick é tido como o grande responsável pela conversão dos irlandeses ao catolicismo, o que ele tinha como um chamado de Deus. Aos 16 anos ele foi feito prisioneiro por invasores que atacaram a propriedade da sua família e foi levado para a Irlanda, onde ficou em cativeiro por seis anos. Após conseguir fugir para a Grã-Bretanha, ingressou na Igreja Católica e estudou por 15 anos antes de ser consagrado como segundo missionário da Igreja na Irlanda, começando a sua missão em 432.

4-A data e o santo têm o trevo de três folhas como grande símbolo e diz a história que a planta era usada como uma ferramenta de ensino de St Patrick. Ele associava as três folhas à Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).

5-A primeira parada em homenagem ao santo, entretanto, não foi nem na Irlanda e nem no Reino Unido, mas sim na Flórida, nos Estados Unidos, no ano de 1601, em uma colônia espanhola hoje chamada de St. Augustine, sob a liderança de um vicário irlandês. Em 1737 também foi registrado desfile em Boston e, em 1762, em Nova York, ambos feitos por soldados militares irlandeses.

6-O dia 17 de março é o dia da sua morte, que aconteceu no ano 461. Seu corpo foi enterrado na cidade irlandesa de Downpatrick.

7-A comemoração da história e legado de St Patrick inclui uma grande festa no país, que além do teor religioso, colore-se de verde, faz desfiles e celebra com muita música, comida e bebida.

8-A cerveja é como uma “bebida oficial” da data e o St Patrick’s Day é a única exceção que permite beber em lugares públicos na Irlanda.

9-Embora o verde seja a cor que domine a data, isso provavelmente acontece em função da cor do trevo e também da bandeira da Irlanda (que é verde, laranja e branca), mas a cor associada ao São Patrício é o azul.

10-Todos os anos, o dia oferece o “Greening”, que é uma forma de homenagem que se espalhou por diversos países em que monumentos são iluminados de verde. O Brasil já entrou para a lista e até o Cristo Redentor ficou verde pelo St Patrick’s Day.

Você sabe de mais alguma coisa sobre a data e quer compartilhar conosco? Escreva aqui nos comentários e nos ajude a aumentar essa lista!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − dez =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018