Estudar inglês é uma vontade e uma necessidade de grande parte da população não só brasileira, como mundial.
Para a vida social, os estudos e o trabalho, ele é um diferencial que traz vantagens em forma de muito mais oportunidades e até mesmo remuneração superior.
Isso leva muitas pessoas a tentarem aprender inglês sozinhas. Essa não é uma missão impossível, mas definitivamente é uma missão com desafios a serem superados.
1. Manter a motivação
A manutenção da motivação é um dos grandes desafios de estudar inglês sozinho, mas motivação não é um fator solitário e sim a união de algumas outras variáveis.
Estando sozinho, o estudante não cria o sentimento de comunidade e de pertencimento, comum em turmas de alunos.
O aprendizado em grupo reúne pessoas com os mesmos objetivos e interesses, criando uma rede de apoio e parceria no processo de estudo.
Quando se estuda sozinho, outro desafio é a disciplina. Sem ninguém para acompanhar, orientar e avaliar, é comum que as pessoas deixem os estudos de lado, percam a motivação e acabam desistindo.
Ter aulas marcadas, com horários e colegas, ajuda a manter a assiduidade e a motivação.
E aqui entra um outro desafio, que é a autoavaliação.
2. Fazer a autoavaliação
Como eu vou saber se estou evoluindo nos meus estudos do inglês, se eu ainda estou aprendendo e estou estudando sozinho?
Esse é outro grande desafio para quem estuda inglês sozinho: saber como, quanto e se está de fato aprendendo a língua.
Por mais que existam recursos por toda a internet para ajudar nesse processo, é diferente ter um professor dedicado para você.
Como solucionar dúvidas em tempo real? Como saber se a sua pronúncia está correta? Como não cair em ciladas do idioma? Como aprender a cultura que acompanha aquela língua?
É esse o diferencial de quem estuda inglês em um curso, que tem o professor para dar todo esse suporte e avaliação do aprendizado.
3. Como planejar os estudos?
Planejar os estudos do inglês sozinho é mais um desafio para quem busca esse caminho.
Por onde começar? O que estudar? Como, quando e por quê?
Quando se estuda em um curso, todo o plano de estudos é definido por uma equipe pedagógica especializada, que conhece os melhores caminhos e as melhores formas de guiar a experiência de ensino-aprendizagem para que os alunos tenham o melhor aproveitamento.
Além disso, quando se tem um professor e uma escola como apoio, o ensino se torna mais personalizado e o estudante ganha, também, muito mais recursos para aprender, fortalecendo a motivação sobre a qual falamos ali em cima.
Aprenda com quem sabe ensinar
A Cultura Inglesa BH completa, em 2021, 80 anos de tradição, inovação e excelência no ensino do inglês.
Nossos cursos têm permanente acompanhamento de uma experiente equipe pedagógica e nossos professores são sempre estimulados em seu aprimoramento profissional.
Somos a 1ª escola de inglês de Belo Horizonte a adotar a tecnologia Google for Education, que tem as mais avançadas ferramentas para a Educação do mundo e dão todo o suporte para nossas aulas online.
Assim unimos os melhores recursos para que os alunos tenham a mais completa e efetiva experiência de ensino-aprendizagem do inglês, subindo com sucesso nos níveis de proficiência e conquistando os seus sonhos.
Para comemorar as nossas oito décadas cumprindo esse compromisso, estamos presenteando os belorizontinos com 50% de desconto* em nossos cursos ao vivo, pela internet.
Saiba mais e matricule-se no nosso site.
*Consulte condições.