Blog da Cultura Inglesa MG

Quer aprender inglês? Receba nossas dicas!

Dia da Língua Inglesa: conheça a história do idioma mais importante do mundo

Idioma oficial dos negócios, da ciência e da tecnologia; língua mais falada do mundo; idioma com o maior alcance do planeta… são muitos os títulos que a Língua Inglesa recebe e hoje, 23 de abril, é uma data que pede comemoração, afinal, é o Dia da Língua Inglesa. 

Por que esta foi a data escolhida? Como o idioma nasceu? Qual foi o seu caminho até alcançar todo esse importante status global? Tudo isso nós te contaremos a seguir. 

23 de abril, Dia da Língua Inglesa

Primeiro, vamos falar do que nos trouxe até aqui: o Dia da Língua Inglesa. A celebração foi uma iniciativa das Nações Unidas, em 2010, para criar datas para os seis idiomas oficiais da organização: Inglês, Espanhol, Francês, Chinês, Russo e Árabe. 

A escolha do dia 23 de abril se deu em homenagem a William Shakespeare, que não só é um dos maiores escritores de todo o mundo, como é britânico e tem no dia 23 de abril a data de seu nascimento e de sua morte. 

Sobre a importância de Shakespeare nem é preciso falar muito, não é verdade? Além de ser o autor de obras icônicas, como Romeu e Julieta e Hamlet, ele ainda foi o responsável por introduzir mais de 1.700 palavras e expressões no inglês, entre elas algumas bem populares até hoje, como “gossip”, que significa fofoca, e “o amor é cego”. 

Outro fator associado à escolha do dia 23 de abril é o fato deste ser, também, o Dia de São Jorge, santo padroeiro da Inglaterra, berço da língua inglesa. 

Como o inglês nasceu 

Assim como hoje o inglês congrega diversos povos, ele nasceu da junção de várias línguas. Como explicou Cambridge English em artigo para o Estadão, “ao contrário de idiomas que se desenvolveram dentro dos limites de um país ou de uma região geográfica delimitada, o inglês surgiu e evoluiu além das fronteiras da Inglaterra e se desenvolveu em meio a diversas invasões de povos diferentes”. 

Sendo assim, o inglês é considerado um idioma germânico ocidental, resultado da derivação de diversos dialetos antigos desde a ocupação celta na antiguidade. Os idiomas que deram origem ao inglês foram celta britânico, usado pelos povos Celtas que ocupavam e dominavam, originalmente, o território britânico até a ocupação romana em 43 d.C., bem como anglo-frísio, saxão, franco-normando e latim, que chegaram às Ilhas Britânicas ao longo dos anos como resultado de uma série de invasões de povos germânicos da Europa Central. 

Um pouco de história 

A história divide o inglês em três fases, que são: Inglês Antigo – Old English, Inglês Médio – Middle English e Inglês Moderno – Modern English. A separação vem das influências linguísticas de cada época, o que Cambridge English também explicou e nós replicamos a seguir: 

Inglês Antigo (Old English): inicialmente, o inglês era um grupo de dialetos diversos que refletia as variadas origens dos povos germânicos, até que um desses dialetos saxões ganhou mais destaque do que outros e tornou-se o idioma dominante. Assim, o saxão ocidental é a primeira forma antiga de inglês da qual se tem registro e ficou em uso entre os séculos 5 e 11.

Inglês Médio (Middle English): com as invasões de diversos povos diferentes ao território britânico, o inglês foi passando por uma série de variações. Primeiro, com os vikings, que incorporaram expressões e novas palavras dos dialetos nórdicos. Depois, com os povos normandos, que também introduziram uma série de palavras do franco-normando. Essa forma do inglês ficou em uso até o século 15.

Inglês Moderno (Modern English): com a ascensão do movimento Renascentista após o século 15, os idiomas se tornaram mais importantes, estabelecendo a influência da cultura de um país. Com isso, o inglês passou por sua fase mais importante de desenvolvimento: a padronização dentro do país e de suas colônias. Dessa forma, ele poderia ser utilizado dentro de todas as colônias do antigo Império Britânico. A literatura inglesa ainda passou por um grande desenvolvimento que ajudou a estabelecer os padrões linguísticos do idioma. Além de Shakespeare, a Bíblia do Rei James também ajudou a estabelecer o idioma.

Ascensão global 

Foram vários os fatores que elevaram o inglês ao alto nível que ele tem hoje. Alguns fatores, entretanto, destacaram-se nesse longo e impressionante processo. 

Sabe aquela máxima que diz que “o sol nunca se põe no Império Britânico? Ela existe porque o Império Britânico foi o maior império em extensão territorial da história. Estima-se que os ingleses chegaram a comandar uma área equivalente a um quarto da Terra. O interessante é que mesmo com o passar do tempo, e apesar de toda a perda territorial, o sol continua não se pondo no Império Britânico. Saiba mais sobre essa história aqui

Com todo esse domínio, não é de se estranhar que a língua tenha alcançado tantos lugares diferentes do planeta, não é verdade? Mais recentemente, a disseminação da cultura norte-americana foi outro fenômeno que impulsionou a língua inglesa, afinal, com tanto poder político, econômico e cultural, o idioma ganhou proporções fenomenais. 

O inglês é reconhecido como língua oficial de 70 países, como também contou Cambridge English, e entre os mais famosos e populosos estão nações como Estados Unidos, Grã-Bretanha, Canadá, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. 

Todos esses lugares juntos podem até não dar ao inglês o status de língua mais falada do mundo por falantes nativos, título que fica com o mandarim, mas quando se fala em alcance, o inglês é imbatível: ele é falado em 188 países, 80 a mais do que o mandarim, como indicam os números da Ethnologue

Sua potência indiscutível, que o transformou em idioma oficial dos negócios, da tecnologia e da ciência, só fortalece o inglês na liderança dos idiomas mais importantes, relevantes e influentes de todo o mundo. 

Fale inglês você também 

Vivendo em um mundo no qual o inglês tem tanta importância, quem não o domina, infelizmente, fica para trás, por isso, você não pode ficar de fora desses milhões de cidadãos que se comunicam em inglês. 

Dominar a língua inglesa é ter independência nas suas viagens de turismo, é ter mais oportunidades acadêmicas e multiplicar de maneira expressiva as suas possibilidades de trabalho no Brasil e no exterior, lembrando que dependendo do cargo e do nível de inglês, o salário pode ficar até 150% mais alto, como indicou pesquisa da Catho

Portanto, a hora é agora para aprender o inglês e adquirir essa habilidade que acompanhará você na sua vida pessoal, social e profissional para o resto da vida, com efeitos expressivos e indiscutivelmente positivos. 

A melhor forma de aprender é procurando quem sabe ensinar. Há 84 anos a Cultura Inglesa leva tradição, inovação e excelência no ensino do mais universal dos idiomas e você também pode fazer parte desse grupo de alunos que viram seus horizontes se abrirem e suas vidas se transformarem com o aprendizado da língua inglesa. 

Na Cultura Inglesa, o ensino é contextualizado e focado no desenvolvimento das quatro habilidades essenciais: fala, compreensão auditiva, escrita e leitura. Tudo isso com o enriquecimento de muita cultura, pois o inglês, como contamos lá em cima, é um traço cultural que carrega muito mais do que apenas palavras.

Entre em contato conosco e venha aprender inglês para a vida toda. Venha ser um Lion! 

Comentarios

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Saiba mais sobre nossos cursos,
serviços e valores