Se você é fã de musicais, provavelmente pensa na Broadway quando o assunto são grandes espetáculos, certo? Afinal, muitos títulos marcaram a história pelo sucesso de público, trilhas sonoras icônicas e adaptações para o cinema e a literatura.
Fato é que, ano após ano, a Broadway continua encantando artistas e apaixonados por teatro, mas será que existe algo parecido no Reino Unido?
A resposta é sim. Em Londres, o complexo artístico equivalente à Broadway é o West End e é sobre ele que falaremos a seguir.
BROADWAY
Nosso foco aqui é o West End, mas é impossível não mencionar a Broadway. O nome Broadway vem de uma rua em Nova York que, diferentemente do padrão retangular dos quarteirões, corta alguns deles de forma transversal. No entanto, a rua Broadway, por si só, não é exatamente a Broadway dos espetáculos.
Broadway Street é a rua mais longa de Nova York, e um de seus trechos atravessa o Theater District, um grande centro de entretenimento que reúne teatros, cinemas e até a Times Square. Segundo segundo a Britannica, o primeiro teatro na região foi inaugurado em 1735, mas a primeira peça nos moldes dos musicais que conhecemos hoje foi The Black Crook, que estreou em 1866, de acordo com a Broadway World.
Acontece que a Broadway dos espetáculos se tornou uma entidade à parte, altamente comercial, e hoje conta com 41 teatros no total — dos quais apenas cinco estão, de fato, na Broadway Street. Os demais ficam nos arredores, formando esse famoso polo teatral. É uma dinâmica semelhante à do Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, que tem prédios na Praça da Liberdade, mas também em áreas próximas.
Uma curiosidade interessante é que, para ser considerado um teatro da Broadway, o espaço precisa ter pelo menos 500 lugares. Já os teatros com menos de 500 assentos são chamados de Off-Broadway, enquanto aqueles com menos de 100 são classificados como Off-Off-Broadway.
A Broadway é um destino imperdível para quem visita Nova York, não apenas por ser um dos pontos mais vibrantes da cidade, mas também por seu forte valor cultural. E, embora os musicais sejam os mais famosos, a programação vai muito além deles, oferecendo uma grande variedade de peças para todos os gostos.
Existem diversos sites dedicados à programação da Broadway e alguns deles são o Playbill e o Broadway.org. Vale a pena acessar e descobrir tudo que te aguarda por lá.
WEST END
Atravessamos o Oceano Atlântico e chegamos ao Reino Unido, mais especificamente a Londres, no West End — o equivalente londrino à Broadway do Theater District de Nova York, mas com uma história ainda mais antiga.
Em 1642, durante a Revolução Puritana, todos os teatros da capital inglesa foram fechados por determinação do governo, e assim permaneceram por 17 anos. Foi apenas em 1660, com a restauração da monarquia, que os teatros de Londres retomaram suas atividades — e desde então, seguem em plena atividade, como relata o portal Official London Theatre.
Para se ter uma ideia, o teatro mais antigo ainda em funcionamento no West End é o Theatre Royal Drury Lane, inaugurado em 1663. Ele faz parte dos 39 teatros que compõem esse grande complexo, que foi se expandindo ao longo dos séculos. Hoje, essas casas de espetáculo variam de 350 a mais de 2 mil assentos.
Um marco importante nesse crescimento foi o Theatres Act de 1843, que flexibilizou as leis sobre apresentações teatrais e impulsionou o desenvolvimento da cena teatral londrina. Isso levou à formação da Theatreland, o equivalente ao Theater District de Nova York. É nessa região que fica o West End, que, diferentemente da Broadway, não leva o nome de uma rua, mas de uma área que também abriga lojas, restaurantes e outras atrações, proporcionando uma experiência completa para os visitantes.
Alguns sites interessantes para conferir toda a programação do West End são London Theatre, Official London Theatre e WestEnd.com.
Espetáculos
Alguns dos espetáculos mais famosos do mundo, incluindo sucessos da Broadway, tiveram sua origem no West End. O Fantasma da Ópera, por exemplo, estreou em Londres em 1986 e segue em cartaz até hoje, sendo o terceiro musical mais longevo do West End. Na Broadway, a produção chegou em 1988 e permaneceu em cena por 35 anos, tornando-se o musical de maior duração da história de Nova York.
Um feito impressionante é o da peça The Mousetrap, em cartaz no West End desde 1952. Há 73 anos, essa envolvente história de Agatha Christie segue sendo encenada, conquistando gerações de espectadores. Com isso, The Mousetrap detém o recorde de espetáculo mais longevo em cartaz no mundo.
Grande talento
Muitos talentos estão envolvidos nas produções, seja em Londres, Nova York ou em qualquer outro lugar, mas um nome se destaca como um dos criadores de musicais de maior sucesso no mundo: Andrew Lloyd Webber. Nascido em Londres em 1948, ele conquistou reconhecimento internacional por sua obra.
Esse reconhecimento veio na forma de diversos prêmios e títulos. Em 1992, a rainha Elizabeth II o nomeou cavaleiro do Império Britânico, e em 2024, o rei Charles III o fez Knight Companion of the Most Noble Order of the Garter, uma honra que Andrew afirmou ser a maior de sua vida.
Outro marco impressionante foi sua conquista do status de EGOT, um título concedido a quem ganha os prêmios Emmy, Grammy, Oscar e Tony. Andrew Lloyd Webber é um dos 27 artistas no mundo a alcançar esse feito, sendo consagrado nas áreas de televisão, música, cinema e teatro.
Os prêmios são muitos, mas nada fala melhor por Andrew Lloyd Webber do que sua obra, que é vasta. O Fantasma da Ópera se tornou a mais famosa, mas outros grandes títulos são de sua autoria, como Cats, Evita, Jesus Cristo Superstar e Sunset Boulevard, que por sua vez consagraram belas músicas que seguem embalando gerações década após década.
VOCABULÁRIO
Ir à Broadway ou ao West End também exigirá que você conheça o vocabulário do universo dos espetáculos. Para te ajudar nessa missão, preparamos uma lista de palavras essenciais:
Act = Ato
Audition = Audição para um papel
Backstage = Bastidores
Box office = Bilheteira
Break a leg = Expressão que significa boa sorte no universo dos espetáculos
Cast = Elenco
Chorus = Coro
Costume = Figurino
Cue = A deixa, sinal para o ator
Curtain = Cortina
Dialogue = Diálogo
Director = Diretor
Dressing Room = Camarim
Entrance = Entrada (do ator no palco)
Exit = Saída (do ator no palco)
First night = Primeira noite do espetáculo
Full house = Casa cheia, assentos esgotados
Leading lady = Protagonista feminina
Leading man = Protagonista masculino
Leading role = Papel principal
Lines = Falas do personagem
Make-up = Maquiagem
Monologue = Monólogo
Protagonist = Protagonista
Stage = Palco
Rehearsal = Ensaio
Role = Papel
Scene = Cena
Scenery = Cenário
Speech = Fala, discurso
Stage Fright = Medo do palco
Understudy = Substituto
Curiosidade! Vamos destacar duas palavras sobre as quais é importante entender alguns pontos:
Theatre x Theater = Ambas significam teatro e estão corretas, mas há uma diferença na grafia. Theatre é mais comumente usado no Reino Unido, enquanto Theater é a grafia preferida nos Estados Unidos.
Actor x Actress = Ambas as palavras significam ator e atriz, mas com uma ressalva. Actress é usada exclusivamente para se referir a atrizes, enquanto Actor pode ser usada tanto para atores quanto para atrizes, sendo um termo neutro em relação ao gênero.
Esses detalhes podem parecer sutis, mas são importantes para entender o uso correto em diferentes contextos culturais!
INGLÊS SEM ENCENAÇÃO
Agora que você já conhece mais sobre a Broadway, o West End e o vocabulário dos espetáculos, vamos ter uma conversa séria: inglês não é encenação, viu? Assim como na atuação, também precisa de estudo! Não dá para esperar que a língua apareça do nada. É preciso dedicação, prática e, claro, a vontade de aprender!
Esse estudo da língua inglesa, que vai te ajudar a ter um desempenho e compreensão incríveis ao assistir aos musicais da Broadway ou do West End, você aprende aqui na Cultura Inglesa. São 83 anos de tradição e inovação, unindo o melhor do ensino do mais universal dos idiomas.
O domínio do inglês é sinônimo de independência, autonomia e acesso a um mundo de possibilidades, incluindo tudo o que a arte e a cultura mundial têm a oferecer.
Bora aprender com quem entende de verdade?
Acesse www.culturainglesamg.com.br e venha ser um Lion!