Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp
Inglês para criança: 5 dicas para melhorar o aprendizado

Inglês para criança: 5 dicas para melhorar o aprendizado

Uma coisa é certa, o ensino de inglês para criança traz diversos benefícios para o desenvolvimento e o futuro dos pequenos. Com uma boa escola, uma rotina de estudos e professores capazes de ensinar através das melhores alternativas didáticas, é possível conquistar o conhecimento e todas as oportunidades que ele traz para o dia a dia.

Você tem filhos e quer começar a investir no estudo da língua inglesa para a vida deles? No artigo de hoje vamos apresentar alguns benefícios desse investimento e mostrar como otimizar o aprendizado das crianças, tornando o processo de absorção de conteúdo muito mais efetivo.

Os benefícios do inglês para criança

Quando pensamos no ensino de um novo idioma para as crianças, precisamos considerar todos os benefícios que essa prática traz, não só para o momento presente, como para o futuro.

1. Facilidade no aprendizado

A melhor época para aprender um segundo idioma é na infância. Muitos pais têm medo de que, ao misturar o aprendizado da língua nativa e da língua inglesa, a criança ficará um pouco confusa.

A verdade é que, é nessa fase que o cérebro está mais disposto a receber novas informações, então é possível que a criança tire mais proveito do curso e consiga absorver muito mais conteúdo de forma mais rápida e prática.

Além da facilidade para aprender, também existe a facilidade com a pronúncia. Um dos maiores desafios dos adultos que estão começando seu caminho na língua inglesa é a pronúncia perfeita. Com o passar do tempo, temos mais dificuldade em reconhecer e reproduzir sons, especialmente os inexistentes em nossa língua materna. As crianças, por outro lado, repetem o que ouvem com facilidade e precisão.

2. Mais oportunidades de estudo

Uma coisa é certa: na hora de fazer uma graduação, pós graduação e até doutorado, esse tipo de conhecimento é um diferencial. Os alunos que estão familiarizados com o novo idioma conseguem não só ter acesso a diferentes materiais de estudo e referência, como também se candidatarem a vagas de cursos superiores e de especialização.

Ainda no contexto das experiências, o aluno que possui domínio da língua inglesa também terá muito mais facilidade e oportunidades de intercâmbio, uma vez que conseguirá se comunicar em diversos ambientes nesse segundo idioma.

3. Mais oportunidades de trabalho

E, claro, considerando o futuro profissional das crianças, o domínio da língua inglesa permite oportunidades de trabalho muito mais interessantes, uma vez que as empresas têm exigido cada vez mais o conhecimento desse segundo idioma para a conquista de cargos elevados.

Dicas para melhorar o aprendizado

1. Assista desenhos em inglês

Um dos primeiros passos para aumentar a exposição da criança ao idioma é começar a assistir desenhos em inglês. Hoje, além dos canais na TV fechada, podemos encontrar também opções muito interessantes no próprio YouTube de conteúdos feitos para crianças e que auxiliam no aprendizado da língua de forma lúdica.

Esses desenhos geralmente trazem a repetição de palavras comumente usadas no dia a dia, além de músicas e imagens que auxiliam na compreensão das crianças e absorção da língua de forma divertida e natural.

2. Faça brincadeiras

Transformar a rotina de brincadeiras das crianças em um momento de aprendizado também ajuda na aprendizagem.

Quando pensamos no processo de educação infantil, temos que considerar o fator lúdico como fundamental para melhorar a interação entre criança e conteúdo.

Dessa forma, quando for brincar com as crianças no dia a dia, reforce algumas palavras que estão sendo aprendidas nas aulas de inglês, aumentando assim a prática e exposição da criança ao conteúdo.

3. Busque uma boa escola de idiomas

Matricular a criança em uma boa escola de idiomas também é importante para manter o aprendizado em dia. Procure uma instituição que possua tradição e experiência, principalmente na educação infantil.

É preciso garantir que os professores sejam capacitados e tenham didática para trabalhar com os pequenos.

Visite o ambiente e converse com os professores para saber como será o dia a dia da criança, quais atividades e que tipo de material será utilizado em sala de aula.

Uma das vantagens do ensino da língua inglesa logo na infância e a facilidade para aprender coisas novas e a disposição para falar e repetir sem medo de errar. A aprendizagem se dá de forma natural e sem pressão.

4. Reforce algumas palavras no dia a dia

Conversar com a criança no dia a dia faz parte do processo de aprendizagem. Confira quais são as palavras que estão sendo aprendidas naquele mês na escola de idiomas e, de forma natural, insira no dia a dia de convívio com a criança.

Caso esteja aprendendo nome de frutas, por exemplo, tente oferecer algumas dessas frutas para a criança, utilizando as palavras em inglês.

Essas atitudes simples no dia a dia ajudam na associação da palavra ao objeto, facilitando a consolidação do conhecimento adquirido em sala de aula.

5. Estimule a leitura

Assim como os desenhos infantis, existem alguns livros em inglês que podem ser trabalhados com as crianças. Nesse contexto, busque alguns adequados à idade de seu filho e, combinando ao seu nível de conhecimento da língua inglesa, experimente a leitura desses materiais.

Ler livros em inglês irá ajudar não só a melhorar o aprendizado, como também a estimular um hábito saudável que durará toda a vida acadêmica dos pequenos.

O hábito da leitura não só ajudará a melhorar o aprendizado do inglês, como também trará benefícios grandiosos para as crianças à longo prazo, como a melhora da escrita, melhora da capacidade argumentativa, aumento do conhecimento, e muito mais.

Com algumas atitudes simples, é possível melhorar a forma com que as crianças assimilam o conteúdo. O ensino de inglês para crianças é promissor e pode abrir muitas portas no futuro, além de trabalhar em tempo real as capacidades cognitivas.

Está pensando em colocar seu filho em um curso de inglês? Quais são suas maiores dúvidas? Conte pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 11 =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018