Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp

Vergonha de falar inglês nunca mais: saiba como dominar o idioma e se orgulhar!

A vergonha de falar inglês é um dos desafios que muitas pessoas encontram no processo de aprender inglês. Essa vergonha tem diversos motivos, mas independentemente das origens, ela tem solução! 

Estudar inglês é, sem dúvida, o caminho mais eficiente para superar essas barreiras, mas existem nuances nesse processo que merecem atenção e podem fazer toda a diferença.

Se o seu “vergonhômetro” está no vermelho e você sente dificuldade na hora de falar inglês, este texto é exatamente o que você precisa. Vamos juntos superar esse desafio!

VERGONHA POR QUÊ? 

Os motivos para sentir vergonha são diversos, afinal, esse é um sentimento muito pessoal e merece ser respeitado. No entanto, o nosso foco aqui é ajudá-lo a identificar a origem da sua vergonha, para que você possa encontrar a melhor maneira de superá-la.

Quando você pensa na vergonha de falar inglês, já parou para refletir sobre a origem desse sentimento? Será que vem do medo de cometer erros e enfrentar críticas ou risadas? Ou da sensação de que todos ao seu redor, incluindo seus filhos ou pais, falam inglês melhor que você? Talvez seja o receio de não entender o que dizem e acabar em uma situação embaraçosa. Ou ainda, a frustração de depender de outras pessoas para se comunicar em viagens internacionais ou reuniões de trabalho?

REFLEXÕES RESOLUTIVAS 

A vergonha me impede de praticar. 

Nem mesmo os nativos da língua inglesa nascem falando o idioma. Assim como nós aprendemos português para nos comunicarmos com nossa língua materna, eles também passam por um processo de aprendizado com o inglês. Afinal, idioma é algo que se aprende, independentemente do momento da vida em que isso acontece.

A vergonha se torna uma âncora que te prende a um ponto específico, sem permitir evolução.

Pode até parecer que ela te mantém em um lugar seguro, mas, na verdade, apenas impede que você navegue até o cais da fluência.

Você não precisa falar uma nova língua com perfeição de um dia para o outro. O aprendizado é um processo que exige estudo, prática e empenho. E isso é algo que você pode demonstrar desde o primeiro dia.

Aproveite todas as oportunidades para praticar, pois é a prática que vai aprimorar sua proficiência e, também, ajudá-lo(a) a perder a inibição. Com o tempo, você se sentirá mais à vontade para falar o inglês que já sabe, especialmente nos momentos mais decisivos.

Todo mundo fala melhor do que eu

Cada pessoa é única. Sabemos que, em um processo seletivo, quem está mais preparado tem vantagem. No entanto, não avançar porque o outro está à sua frente só vai fazer você ficar eternamente atrás dele.

Cada um tem sua história, seu currículo, seus diferenciais, e é justamente a busca pelo domínio da língua inglesa que te ajudará a alcançar esses concorrentes com os quais, em breve, você poderá competir em igualdade de condições.

Se a vergonha surge porque você sente que amigos, pais, filhos ou outras pessoas ao seu redor falam inglês melhor, aproveite a chance para aprender e praticar com eles. Pode ter certeza de que eles também se beneficiarão desse treino, assim como você.

E se eu errar? 

Todo mundo erra, e nesse caso, você é parte desse “todo mundo”. Vida que segue! Se alguém rir de você, ria também. Se possível, seja o primeiro a rir de si mesmo. Isso é libertador, cria identificação e gera acolhimento.

Se as pessoas não entenderem o que você disser, elas vão perguntar. E se você não entender o que elas disserem, você também pode e deve perguntar. Pedir desculpas pelo erro é educado, mas o mais importante é encontrar outras formas de comunicar a mensagem e seguir em frente.

Minha pronúncia não é tão boa! 

Primeiro, a ideia de “falar como um nativo” virou um mito bastante questionável. A fluência e a efetividade da comunicação não dependem de uma pronúncia perfeita. Quantos estrangeiros você conhece que falam português com uma pronúncia próxima da nossa? Se a resposta não for nenhum, certamente será muito próxima de zero. E isso não impede a compreensão.

Segundo, a pronúncia melhora com prática. Fale com seus amigos, com seus colegas, com seus pensamentos e até pelos cotovelos — mas fale. É falando que você evolui.

E se eu cair em alguma cilada? 

As chances de cair em uma cilada falando inglês, mesmo que seja o mais básico, são muito menores do que se você não falar inglês de forma alguma. E, caso você se depare com uma situação difícil, as chances de encontrar uma solução também são muito maiores se souber se comunicar em inglês, mesmo que de forma simples.

Portanto, mais uma vez, é a vergonha se sabotando para impedir que você fale inglês. Liberte-se do “Se” e foque no que é real: o seu aprendizado de inglês, que exige estudo e prática.

Mentiras jamais

A  vergonha de não falar inglês é tão comum que, hoje em dia, o nível de inglês está entre as mentiras mais contadas pelos brasileiros em seus currículos.

Uma pesquisa de 2019 da DNA Outplacement revelou que 41% dos currículos enviados aos departamentos de empresas no Brasil e analisados no estudo apresentavam informações falsas sobre a fluência em inglês, tornando essa a segunda mentira mais contada.

Agora pense: não seria ainda mais vergonhoso precisar do inglês e não saber falar, depois de ter mentido sobre isso?

MELHORAR É PRECISO 

Ter consciência do seu domínio do inglês, sentir orgulho disso e não ter vergonha de praticar não significa que você deve parar de estudar. Esses são apenas degraus no seu caminho de evolução, nunca um sinal para estacionar onde está.

Temos certeza de que, independentemente da sua idade, você sempre aprende uma palavra nova do português, certo? Com o inglês, é a mesma coisa. O aprendizado nunca cessa.

A melhor forma de continuar evoluindo no inglês é buscar os recursos que proporcionarão segurança nesse processo: uma boa escola com tradição e excelência, como a Cultura Inglesa MG; testes de nivelamento, que mostrarão seu nível de conhecimento; e exames de proficiência, que atestam seu domínio com credibilidade internacional.

As matrículas estão abertas na Cultura Inglesa, tanto para os cursos regulares de 2025 quanto para os cursos intensivos de férias. Fale conosco e saiba mais!

Seja Cultura Inglesa, seja um Lion!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + 19 =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018