Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp

TOEFL: conheça esse exame de proficiência em inglês

Os exames de proficiência são uma necessidade para quem precisa comprovar o seu conhecimento do inglês em oportunidades que exigem o domínio da língua no Brasil ou no exterior. 

Este é o caso do TOEFL. 

O TOEFL pode ter uma sigla aparentemente complicada, mas ela representa um nome bastante simples e autoexplicativo: Test of English as a Foreign Language, ou seja, Teste de Inglês como Língua Estrangeira. 

Ele está entre os exames internacionais mais conhecidos e reconhecidos do planeta, sendo que o TOEFL tem um selo com muita credibilidade, que é o da ETS (Educational Testing Service), que tem 70 anos de expertise na área da Educação. 

Estamos falando aqui de um certificado aceito em mais de 11.500 universidades e outras instituições de mais de 160 países, como Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Estados Unidos, Reino Unido, além de Europa e Ásia.

PARA QUEM O TOEFL É INDICADO? 

O TOEFL é indicado para pessoas não nativas da língua inglesa e que desejam ingressar em instituições de ensino no exterior. 

Ele é mais popular no processo de entrada em universidades, mas também tem versões para estudantes mais jovens. 

Os exames TOEFL Primary e Junior são destinados a crianças e adolescentes a partir dos 8 anos e dos 11 anos de idade, respectivamente, funcionando como uma forma efetiva de acompanhamento da evolução nos estudos. 

Já os exames TOEFL iBT e TOEFL ITP são voltados para o público a partir dos 16 anos de idade, que já está focado nos estudos em uma instituição de ensino superior fora do Brasil. 

O TOEFL iBT é mais completo do que o ITP, portanto com mais aceitação, pois enquanto o ITP avalia apenas as habilidades de leitura, compreensão oral e leitura, o iBT avalia as três habilidades, mais o domínio da fala no inglês. 

Por isso, para os mais altos voos que você deseja alçar na sua carreira acadêmica, o TOEFL iBT é o mais indicado. 

COMO FUNCIONA A PONTUAÇÃO DO TOEFL?

O TOEFL não tem aprovação ou reprovação, mas sim a avaliação com uma nota numérica do desempenho do candidato. 

Quanto maior a nota, maior é o nível de inglês avaliado e a capacidade de proficiência do estudante na língua. 

Por isso, no TOEFL a busca é pela melhor nota, pois a aprovação ou a estipulação de uma nota mínima virá da instituição na qual você deseja ingressar e não do TOEFL propriamente dito. 

COMO SE PREPARAR PARA O TOEFL?

A melhor maneira de se preparar para o TOEFL é estudando! A resposta é óbvia, mas é a verdadeira. 

Os próprios cursos tradicionais de inglês preparam você para a prova, mas também existem os cursos preparatórios dedicados ao TOEFL, que ajudam o estudante a conhecer as dicas e estratégias necessárias para esse exame especificamente. A ETS (https://www.ets.org/) oferece algumas boas opções de cursos preparatórios. 

Como o TOEFL não é sobre ser aprovado, o objetivo é alcançar o máximo possível de proficiência no inglês para, assim, alcançar a melhor nota no exame. 

E por falar em nota, ela sai em apenas 10 dias, ou seja, nada de um longo período de ansiedade à espera do resultado. 

ONDE FAZER O TOEFL?

Você pode fazer o TOEFL na Cultura Inglesa BH, tanto nas versões iBT quanto ITP.

As inscrições são feitas exclusivamente pelo site da ETS, mas no site da Cultura Inglesa BH (https://culturainglesamg.com.br/exame/toefl-ibt-internet-based/) você encontra todas as orientações necessárias, como link para inscrição, lista de documentos necessários e até mesmo as datas de aplicação, que é sempre realizada na unidade Savassi da nossa escola. 

Por lá você também pode marcar um horário para falar com o gerente do nosso Departamento de Exames Internacionais, que ajudará você na escolha do melhor exame e em tudo que você precisar para obter essa certificação que abrirá portas em todo o mundo. 

O TOEFL será sempre um aliado no seu presente para o seu futuro!

  1. Prezados,
    Gostaria de saber onde meu filho pode fazer o Toefl Junior em Belo Horizonte.
    Aguardo retorno.
    Atenciosamente,
    Claudia Villaça Diniz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − onze =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018