Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp
12 séries para aprender inglês e praticar o idioma

12 séries para aprender inglês e praticar o idioma

O que você gosta de assistir na TV? Tem interesse em investigação policial? Gosta de um bom drama familiar contemporâneo ou prefere uma produção de época? Acompanha programas sobre áreas específicas, como Direito ou Medicina? Independentemente da sua resposta, o fato é que existem séries para aprender inglês e ajudá-lo a treinar a compreensão e a pronúncia.

Ficou interessado? Quer saber mais sobre essas opções? Então, continue a leitura! Hoje nós vamos falar sobre a febre do entretenimento — as séries televisivas — que você pode utilizar para aperfeiçoar seu inglês. E mais: apesar de apresentarmos algumas produções muito conhecidas, também mostraremos que existem alternativas para quem quer algo um pouco diferente ou já esgotou o catálogo tradicional. 

Confira!

Por que usar as séries para aprender inglês? 

Se você realmente quer se tornar fluente em inglês, é muito importante colocar esse idioma no dia a dia. Quanto mais ouvi-lo e praticá-lo, melhor será sua compreensão auditiva, a pronúncia e principalmente sua capacidade de pensar em uma nova língua.

Quando assistimos seriados e prestamos atenção no que os personagens falam, aos poucos assimilamos o padrão de diálogo naquela língua. Para nós brasileiros, por exemplo, leva um tempo para nos acostumarmos a colocar o adjetivo sempre antes do substantivo. 

Portanto, devido ao padrão da nossa língua, estamos acostumados a pedir um sanduíche pequeno ou grande, mas não um pequeno sanduíche. No inglês, as palavras devem ser usadas em uma ordem exata e, neste caso, o correto seria “a big sandwich”. 

Assistir os nativos falando com frequência ajuda a automatizar esses padrões. Dessa forma, na hora de formar uma frase, você não precisará ficar pensando na ordem das palavras. Sua escolha natural será reproduzir o que ouviu um milhão de vezes. Então, essa é a primeira vantagem de usar séries para aprender inglês. 

E não é só isso! Como dissemos no começo, há séries sobre todos os assuntos: dramas familiares, medicina, direito, política, ficção científica, negócios, super-heróis, investigação criminal, história… Assim, muitas delas são uma excelente alternativa para quem precisa dominar o vocabulário específico de um nicho profissional, por exemplo.

Também existe outra vantagem muito interessante: hoje em dia, serviços de streaming estão comprando produções de diversas partes do mundo. Portanto, o espectador tem a oportunidade de conhecer sotaques de outros lugares e fugir um pouco daquele padrão norte-americano. Dessa forma, você não estranhará a fala de pessoas de lugares diferentes quando encontrá-las em viagens ou mesmo por aqui.

Porém, nenhuma vantagem é tão importante quanto a possibilidade de conciliar entretenimento e aprendizagem. Quando a nova língua é ensinada por meio de alguma atividade que gostamos ou que nos diverte, nós a assimilamos com muito mais facilidade. Então, pegue sua pipoca e o controle remoto! Vamos começar nossas indicações de séries para aprender inglês! 

Séries para aprender inglês: 12 sugestões imperdíveis

Séries para aprender inglês: 12 sugestões imperdíveis 

Para facilitar, nós vamos dividir as séries por temas. Então, escolha seus assuntos prediletos, programe-se para colocá-las na sua rotina hoje mesmo e melhorar seu aprendizado.

Comédia e costumes

1. Chewing Gun

Gosta de assistir TV para dar risada? Duvida que o humor britânico seja capaz de levá-lo às gargalhadas? Então, você precisa conhecer Chewing Gun.

A série conta a história de Tracey, uma garota que foi criada em uma família extremamente religiosa, mas que chegou à idade adulta e está pronta para assumir as rédeas da própria vida. Porém, essa trajetória de emancipação promete muitos desafios — e risadas!

O mais impressionante é que Chewing Gun consegue ser uma comédia escrachada e, ao mesmo tempo levar o público a refletir sobre questões raciais e sociais, sexualidade, religião e até mesmo violência contra a mulher e sororidade. 

Está em dúvida se isso é possível? Então, não perca tempo, assista apenas os dois primeiros episódios (que são sempre curtinhos) e com certeza você vai colocar Chewing Gun na sua lista de séries para aprender inglês e se divertir muito!

2. Brooklyn Nine-Nine

Brooklyn Nine-Nine muda todo o seu conceito de série que se passa dentro de uma delegacia de polícia. A narrativa é feita por uma câmera que segue os funcionários em seu próprio ambiente de trabalho, como se fosse um documentário, mas de uma forma totalmente leve e bem-humorada. 

O personagem principal é Jake Peralta, um detetive brilhante mas bastante imaturo e bem sem noção. Ele tem dificuldade para seguir as regras estritamente e mantém uma postura extremamente competitiva em relação à sua colega Amy Santiago.

Ela, por sua vez, também não é santa. Faz qualquer coisa para agradar o Capitão Holt, que é o responsável pela delegacia, e conquistar sua preferência.

Outro ponto muito interessante de Brooklyn Nine-Nine é o conceito de masculinidade. Os personagens não são os machões tradicionais, ainda mais quando se trata de uma delegacia. Poderíamos classificá-los como peculiares!

Então, se você gosta de comédia, confira Brooklyn Nine-Nine e coloque-a entre as suas séries para aprender inglês.

História

3. The Crown

Principalmente na Inglaterra, existem muitas séries que tratam de determinados períodos da História. Inclusive existe uma que faz muito sucesso e que conta a trajetória da rainha Elizabeth II, que está no trono desde 1952.

Além da audiência espetacular, The Crown tem sido aclamada pela crítica. Vários aspectos são destacados positivamente: a direção, o roteiro, a precisão histórica dos eventos e, é claro, a performance dos atores.

Aliás, The Crown é o drama mais caro já produzido pela Netflix. Ele conta a história de Elizabeth II, a atual rainha da Inglaterra, desde seu casamento. Portanto, a série começa antes mesmo de sua coroação, que foi um dos fatos marcantes do século XX.

Mas se você está achando que conhecer os bastidores da monarquia pode ser muito chato, vale a pena conferir essa série. Os críticos sempre apontam que ela conseguiu humanizar muito os personagens. Assim, eles combinam ficção e realidade para mostrar o drama que eles viveram. 

Portanto, The Crown merece entrar na sua lista de séries para aprender inglês! 

4. The Tudors

E já que falamos em monarquia, que tal acompanhar a História de um rei poderoso — e controverso — do passado? Henrique VIII causou uma revolução na sua época, pois rompeu o relacionamento da Inglaterra com a Igreja Católica, que não aceitou seu pedido de divórcio da primeira esposa (Catarina de Aragão) para que ele se casasse com Ana Bolena.

Embora toda essa briga tenha começado por uma questão social, ela gerou uma transformação política irreversível. Henrique VIII abriu as portas da Inglaterra para o fortalecimento do protestantismo, embora mesmo essa decisão tenha sido bastante controversa. 

No final das contas, a série mostra décadas da vida desse monarca completamente impetuoso. Desde sua relação com a primeira esposa, suas inúmeras tentativas de ter um herdeiro, fosse de forma legítima ou ilegítima, seus vários casamentos e as sentenças de morte com as quais ele condenou algumas de suas mulheres. 

Para quem gosta de intrigas palacianas, The Tudor é mais uma das séries para aprender inglês que vai entreter e ajudá-lo a praticar o idioma.

Clássicos ou ação e aventura

Clássicos ou ação e aventura

5. Robin Hood

Um clássico é sempre um clássico! Afinal, por mais que as pessoas conheçam a história, sempre acontece uma releitura que traz um olhar surpreendente sobre os personagens e eventos retratados. Por isso, nossa próxima recomendação para sua lista de séries para aprender inglês é Robin Hood.

Depois de ser enviado para lutar nas Cruzadas, Robin Hood retorna para seu lar. Porém, ele percebe uma situação muito grave: o Xerife impõe altos impostos ao povo e exerce uma administração corrupta.

Inconformado com a situação, Robin se coloca ao lado do povo. Ele usa truques e disfarces, bem como seu arco e flecha, para roubar o dinheiro cobrado indevidamente e lutar por sua causa.  

6. The Last Kingdom

The Last Kingdom não é um clássico, mas se baseia na série de livros Crônicas Saxônica. A produção fala do período em que os reinos que hoje fazem parte da Grã-Bretanha ficaram sob o poder dos vikings. Para contar essa história de guerras e conquistas, ela mistura personagens reais com outras figuras fictícias, criando um universo cheio de ação e aventura.

O protagonista da história é Uhtred. Embora ele seja de uma família nobre da Grã-Bretanha, seus pais morreram em um ataque e ele foi criado por vikings. Com o tempo, ele se torna um guerreiro e sua missão é conquistar o território onde nasceu.

Então, se você gosta de batalhas épicas e muita ação, não se esqueça de colocar The Last Kingdom uma das suas séries para aprender inglês. 

Mistério e crimes

7. Sherlock

Quando se fala em mistério e crimes, poucos personagens são tão emblemáticos como Sherlock Holmes. Existem muitas versões da história, mas a nossa sugestão é a adaptação moderna estrelada pelo brilhante Benedict Cumberbatch. 

Sherlock e seu inseparável companheiro de investigação, Dr. Watson (Martin Freeman) estão sempre envolvidos nos mais inexplicáveis mistérios. Porém, como se trata de uma série atual, eles foram atualizados e incluem elementos como a internet, os smartphones e todas as facilidades da nossa vida.

Outro ponto interessante é que, para solucionar os mistérios, Sherlock sempre usa uma técnica infalível: seu raciocínio dedutivo. Além disso, vale a pena destacar que como a história se passa em Londres, você verá muitos pontos da cidade e colocá-los na sua lista para conhecer algum dia. 

Sherlock é uma série diferente das outras. Ela tem poucos episódios por temporada e eles são mais longos que a média de outros programas televisivos. A duração aproximada é de 1 hora e 30 minutos. As histórias são diferentes, mas muitas vezes ligadas por um fio condutor.

8. Luther

Luther também entra na lista de séries para aprender inglês na categoria de crimes. Afinal, ela trata da vida do detetive John Luther, que é interpretado por Idris Elba. Porém, o show não trata apenas dos aspectos profissionais do personagem.

Em seus episódios, a trama envolve a vida pessoal do protagonista com os desafios que ele tem para solucionar seus casos. Com a excelente atuação de Elba, a série foi premiada com o Globo de Ouro na categoria de melhor ator em minissérie ou filmes, além de outros títulos.

A série tinha sido interrompida em 2015, mas voltou ao ar agora em 2019 e obteve seu melhor índice de audiência na estreia desta quinta temporada. Portanto, vale a pena conferir!

9. The Fall

Vamos logo avisando: The Fall é uma série pesada. O enredo acompanha a caçada da polícia de Belfast a um serial killer (Jamie Dornan) que ataca jovens mulheres da cidade. Porém, eles precisam trazer a detetive Stella Gibson (Gillian Anderson) na tentativa de solucionar o caso.

Para realizar seu trabalho, Stella precisa correr contra o tempo. Afinal, quanto mais ela e sua equipe demoram para identificar e prender o assassino, mais mulheres se tornam vítimas dele e o caso ganha uma enorme repercussão. 

Portanto, se você faz parte da turma que curte dramas policiais pesados, não perca The Fall. Ela é mais uma das séries para aprender inglês e praticar o idioma mais instigantes para quem gosta desse gênero.

10. Marcella

Sabe aquela série que deixa você um pouco perdido no começo, mas que chega ao final de cada episódio com um gatilho incrível, que torna quase impossível desligar a TV? Esse é o caso de Marcella, uma detetive aposentada que volta ao trabalho quando uma série de crimes aponta para a possibilidade de um antigo assassino ter voltado à ativa.

Só que Marcella não é uma série óbvia, com um relato linear. Nos primeiros episódios, é um pouco difícil descobrir se a cena é real ou se ela retrata a perspectiva da personagem. Porém essa “confusão” hipnotiza o espectador, criando um suspense extraordinário.

Então, se você gosta de uma produção que o mantém completamente envolvido em suspense, coloque Marcella agora mesmo na sua lista de séries para aprender inglês.

Ficções e distopias

Ficções e distopias

11. Black Mirror

Se em algum momento você já olhou para todos os aparatos tecnológicos e pensou “onde tudo isso vai parar?”, Black Mirror pode dar a resposta.

Na verdade, a série é composta por episódios completamente independentes e, apesar de se tratar de uma ficção, ela mostra o impacto negativo que essas invenções têm (ou podem ter) no nosso dia a dia, às vezes de forma extremamente chocante.

E Black Mirror tem outra vantagem: você pode assistir os episódios na ordem que quiser! Embora eles aconteçam no mesmo universo, uma história não depende da outra. Então, coloque-os na sua lista de séries para aprender inglês! 

12. Game of Thrones

Finalmente, não poderíamos deixar de incluir Game of Thrones na nossa lista de recomendações de séries para aprender inglês. A história, que começou baseada nos livros de George R.R. Martin, tomou outros rumos depois que a produção televisiva ultrapassou a velocidade das obras escritas. No entanto, ela continua digna de ser assistida.

Como define uma das personagens, no jogo dos tronos, ou você vence ou morre. Portanto, toda a trama se passa a partir do momento em que alguns reinos de Westeros, um continente fictício com características semelhantes à Europa Pré-medieval, se rebelam contra o novo rei.

A partir daí, inicia-se uma guerra em que as alianças são voláteis e as traições, frequentes. Tudo o que podemos dizer é: não se apegue aos personagens! Esqueça a divisão tradicional entre vilões e mocinhos e saiba que a narrativa consegue fugir de muitos clichês.

E então, gostou das nossas dicas de séries para aprender inglês? Já assistiu alguma delas? Quer acelerar a sua aprendizagem para compreender melhor as grandes produções internacionais? Então, não perca tempo! Conheça nossos cursos e comece a estudar esse idioma fascinante agora mesmo!

1 comentários em “12 séries para aprender inglês e praticar o idioma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + dezessete =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018