Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp

Sandra Laucas: a mulher à frente do seu tempo que revolucionou o ensino do inglês

O dia era 02 de julho de 1942, quando nasceu, em Belo Horizonte, Sandra Laucas, a mulher que, no passado, já era sinônimo de futuro. No dia 19 de julho de 2024, aquela que se tornou a famosa Dona Sandra, encerrou a sua jornada terrena. Mas este texto não é sobre a pessoa que uma legião de admiradores perdeu, mas sim sobre a pessoa que todos nós ganhamos por 82 anos. 

Dona Sandra se tornou praticamente um sinônimo da Cultura Inglesa e, para nós, isso é motivo de muito orgulho, pois o que fez de Sandra Laucas e da nossa escola grandes referências internacionais no ensino do inglês, foi o olhar acolhedor e visionário dessa grande mulher que deixou um legado compartilhado pela transformação de incontáveis vidas. 

Hoje, compartilhamos essa história de honra, garra e reconhecimento.

COMO TUDO COMEÇOU

Filha de Epaminondas Serrano Pires e Lina Gauzzi Pires, a pequena Sandra cresceu em um lar que já celebrava a confraternização cultural. Não foi de se estranhar quando ela se interessou pelo inglês e, para pagar os seus estudos, tornou-se assistente de secretaria na Cultura Inglesa de Belo Horizonte, aos 13 anos de idade. A paixão pelo inglês e a dedicação ao trabalho já se manifestavam na mais tenra idade. Mais tarde, passou a trabalhar como secretária do cônsul britânico Harold Walter. Ao alcançar a maioridade, tornou-se então professora de inglês.

Na Cultura Inglesa, escola fundada em 1941 pelo então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, e que funcionou inicialmente no Consulado Britânico, Sandra Laucas ingressou no ano de 1961. Foi bibliotecária, secretária, professora e coordenadora, assumindo a Direção em 1977. 

Ao longo dos anos, grandes relações foram firmadas, gerando lembranças repletas de ternura. Essas memórias não foram apenas com membros britânicos e pessoas importantes, mas principalmente com os colaboradores da escola, cujas vidas ela tocou profundamente, muitos dos quais permaneceram na escola por anos e anos.

Sandra laucas também foi a responsável pela criação do primeiro curso de inglês para crianças de Belo Horizonte, mas nem de longe ela poderia imaginar que tudo aquilo seria apenas o começo. 

UMA HISTÓRIA DE MERECIDOS ÊXITOS

Em entrevista concedida no ano de 2019 para o jornalista Helvécio Carlos, do jornal Estado de Minas, Sandra Laucas falou sobre como foi assumir a escola e alça-la a vôos mais altos: “Na época, eu trabalhava para sobreviver. Nunca imaginei que a Cultura seria o que é hoje. Quando comecei na administração da Cultura Inglesa, a empresa devia ao INSS. O FGTS nunca havia sido recolhido. Consegui pagar tudo, a duras penas. Tornei-me diretora em 1977, fundei a Associação Brasileira de Culturas Inglesas (ABCI) e fui um dos membros fundadores da Latin American British Cultural Institutes (LABCI). Presidi essas duas instituições. Em 1990, trouxe oficialmente para o Brasil a English Speaking Union (ESU), que promove a difusão do conhecimento por meio da língua inglesa. Fico orgulhosa, pois posso dizer que esse trabalho foi reconhecido”

Questionada se se considerava uma das pioneiras do empreendedorismo em Minas Gerais, ela respondeu com delicadeza: “Posso dizer que sim, pois na minha época, a mulher não tinha espaço no mercado. Minha avó, Conceição Pires, foi minha grande inspiração. Ela era dona de uma escola preparatória para Concursos Públicos chamada Escola Darcy Vargas. Quando comecei na Cultura Inglesa em 1961, a maioria das mulheres saía de casa para fazer um trabalho coadjuvante. Eu trouxe um pouco da visão importante e cuidadosa da dona de casa para dentro da Cultura Inglesa.

RECONHECIMENTO

Em 1994, Sandra Laucas recebeu a Medalha da Inconfidência, mais alta honraria concedida pelo governo do Estado de Minas Gerais. Cinco anos antes, ela já havia sido reconhecida pela monarquia britânica, quando se tornou Member of the British Empire (MBE) https://culturainglesamg.com.br/blog/sandra-laucas-member-of-the-most-excellent-order-of-the-british-empire/, no dia 20 de dezembro de 1989. 

O título foi concedido pela rainha Elizabeth II, que deixou sua assinatura no topo do documento, mostrando sua soberania e reconhecendo todo o trabalho de Sandra Laucas pela difusão do inglês em Belo Horizonte, Minas Gerais e no Brasil. A honraria está entre as mais importantes da Ordem do Império Britânico, fundada em 1917 pelo rei George V. Prova disso é que nomes como os Beatles e Adele já se tornaram MBE. 

Para ser agraciado, o homenageado é avaliado por um comitê de honrarias, pelo primeiro-ministro e pelo próprio soberano da Inglaterra. Apesar de ter tido a opção de ir até o Reino Unido receber a comenda, ela escolheu recebê-la aqui na sua cidade natal, junto de seus familiares e colegas que fizeram parte do seu percurso até aquele momento. A entrega do MBE foi realizada em cerimônia no Automóvel Clube, presidida por Michael Newington, embaixador da Inglaterra no Brasil. 

Sua escolha não a afastou da realeza. Em 1993, Sandra Laucas encontrou Margaret Thatcher no lançamento do livro “The Downing Street Years”, recebendo de suas mãos um exemplar autografado da publicação. Em 1994, ela se encontrou com o vice-chanceler da Universidade de Cambridge e com o príncipe Phillip, marido da rainha Elizabeth II, durante o lançamento da Latin American British Cultural Institutes (LABCI).  Também encontrou o agora rei Charles III em recepção do British Council no Rio de Janeiro e com a rainha Camilla Parker Bowles, em evento na Embaixada Britânica, em 2009. Ela também já esteve com o príncipe Harry, entre outras personalidades britânicas.

MAIS QUE UMA ESCOLA, UMA FAMÍLIA

Vinda de uma família de sete irmãos, Sandra Laucas sempre lidou com seus funcionários e alunos como uma família, sentimento que era compartilhado por todos e que permeia as lembranças de quem passou pela escola. 

Seguindo essa premissa familiar e visando sua aposentadoria, no final dos anos 2000 ela começou a “passar a coroa” para seus filhos, Giuliano e Olavo Laucas. A mesma garra que demonstrou ao cuidar de sua família e da escola é agora refletida na brilhante liderança de seus filhos na Cultura Inglesa.

Com a diminuição das obrigações profissionais, Sandra Laucas pôde finalmente se dedicar a uma de suas missões preferidas: ser avó! Assim, passou a curtir ainda mais seus netos Maria Clara, Eduardo, Valentina, Gabriel e Catharina. 

LEGADO PARA POSTERIDADE

Com muito pesar, a família de Sandra Laucas, a Cultura Inglesa e seus amigos a viram partir, mas um dos grandes confortos que todos temos é saber que ela seguirá viva em cada um de nós que recebeu o seu amor, em cada pessoa que cruzou o seu caminho e em cada cidadão que aprendeu ou virá a aprender inglês não só na Cultura Inglesa, como em qualquer ambiente que foi transformado pelo seu empenho na difusão da língua inglesa. 

Sandra Laucas foi mais do que uma diretora ou uma professora; ela foi uma força transformadora, uma verdadeira pioneira no campo da educação. Seu impacto transcendeu as paredes da escola, tocando incontáveis vidas com seu compromisso inabalável com a excelência educacional e o bem-estar de seus alunos e colaboradores. Sua visão acolhedora e visionária criou uma cultura de aprendizado e crescimento que continua a inspirar gerações.

Naquela entrevista concedida quando ela tinha 77 anos, Dona Sandra declarou: “Devemos ter sempre alegria de viver e muito amor para dar às pessoas, respeitando seus valores e aptidões.” Essas palavras encapsulam a essência de sua filosofia de vida e trabalho. O legado de Sandra Laucas é bilíngue, repleto de amor e uma fonte inesgotável de inspiração que se perpetuará pela posteridade.

Ela deixou uma legião de admiradores e alunos que continuam a beneficiar-se de seu trabalho incansável e de seu espírito empreendedor. Sua dedicação não apenas elevou a Cultura Inglesa a um patamar de reconhecimento internacional, mas também estabeleceu novos padrões para a educação. A cada estudante que passa pelos portões da Cultura Inglesa, a influência de Sandra Laucas se faz presente, garantindo que seu impacto continue a reverberar.

Assim foi “Dona Sandra”: uma arquiteta de futuros, moldando mentes e corações com sua sabedoria e compaixão. Sua memória viverá em cada risada, cada conquista e cada momento de aprendizado compartilhado na Cultura Inglesa.

Thank you, Dona Sandra. Rest in peace. We will always love you.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 5 =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018