Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp

Quem pode e quem não pode receber os títulos de príncipe e princesa?

Nascer membro de uma família real ou se casar com um não é garantia de se tornar príncipe ou princesa. 

Na verdade, esse título é reservado a apenas algumas pessoas, mas se você pensa que este é um fato muito antigo, saiba que ele tem pouco mais de 100 anos, o que não é tanto tempo assim quando se trata da história, certo?

A seguir nós te explicamos isso melhor! 

Como tudo começou 

Em 1917, uma nova lei foi criada para deixar a coroa britânica um pouco mais enxuta. O contexto histórico da época pedia que houvesse essa mudança até pela própria sobrevivência da monarquia, como conta a revista Tatler

Assim, o rei George V criou uma “Letters Patent” que definia quais membros da família real britânica teriam direito aos títulos de príncipe ou princesa. O texto dizia, em tradução livre: 

“É declarado pela Carta-Patente que os filhos de qualquer soberano do Reino Unido e os filhos dos filhos de qualquer soberano e o filho mais velho vivo do filho mais velho do príncipe de Gales deverão, em todos os tempos, possuir e desfrutar do estilo, título ou atributo de alteza real com sua dignidade titular de príncipe ou princesa prefixada em seus respectivos nomes de batismo ou com seus outros títulos de honra; que, exceto como mencionado anteriormente, os títulos de alteza real, alteza ou alteza serena e a dignidade titular de príncipe e princesa cessarão, exceto aqueles títulos já concedidos e permanecendo não revogados; e que os netos dos filhos de qualquer tal soberano na linha direta masculina (exceto o filho mais velho vivo do filho mais velho do príncipe de Gales) terão o estilo e o título desfrutados pelos filhos dos duques.”

Um pouco confuso, né?! Vamos simplificar:

Apenas os filhos do monarca e seus netos de filhos do gênero masculino recebem o título de príncipe e princesa automaticamente, assim como o primeiro filho do filho mais velho do príncipe de Gales. 

O que isso significaria na prática, na família real britânica hoje?

Só teriam direito a ser chamados de príncipe e princesa os filhos da rainha Elizabeth II, os seus netos, filhos dos seus herdeiros homens, e o primeiro filho do príncipe William, ou seja, o príncipe George. 

Os netos da rainha, filhos da sua filha, a princesa Anne, por exemplo, não teriam esse direito, embora a monarca tenha dado a ela essa possibilidade, que foi recusada por sua herdeira. A recusa também foi feita pelo príncipe Edward, que decidiu não dar o título de príncipe e princesa para seus filhos. 

Os tempos mudaram 

O tempo passou e a rainha Elizabeth II fez uma alteração nessa norma.

Em 2012, a soberana britânica oficializou uma nova “Letter Patent” que garantia o título de príncipe e princesa para todos os filhos do filho mais velho do príncipe  de Gales. É por isso que todos os filhos do príncipe William têm o título nobre.

Além de tudo isso, como deu para perceber,  os títulos também passam por aceitação ou recusas pessoais, bem como possíveis mudanças nas leis e, claro, dos soberanos. 

Quando o próximo monarca assumir, os títulos também serão redistribuídos, de acordo com a determinação vigente. 

Quando se trata da realeza, tudo sempre é um pouco mais complicado do que parece, não é verdade?!

    1. Olá Talita.

      Esse é um grande sonho! E há formas de se tornar uma princesa, como através do casamento com um príncipe, por exemplo. Lhe desejamos boa sorte.😉

      Abraços,
      Equipe Cultura Inglesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × dois =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018