Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp

Quais são as melhores faculdades dos EUA?

Quando se fala em faculdade nos Estados Unidos da América (EUA), vários nomes famosos vêm à mente, como Harvard, Princeton, MIT, Stanford… mas quais são as melhores?

O país, que é uma potência mundial em diversas áreas, também se destaca por ter um grande número de instituições entre as melhores do mundo. 

Isso só reforça o sonho de quem deseja estudar nos EUA e viver a experiência inesquecível que é se aventurar em uma graduação ou pós-graduação no exterior. 

Os nomes das melhores faculdades dos EUA e o que você precisa para se tornar aluno delas, nós te contamos a seguir! 

Descobrir as melhores faculdades dos EUA ou do mundo não é difícil. Existem inúmeros rankings das melhores instituições de ensino, mas é preciso ficar atento para os requisitos e direcionamentos de cada um deles. 

Os QS World University Rankings estão entre os mais prestigiados, com rigorosas métricas analisadas, como sustentabilidade, empregabilidade e rede internacional de pesquisa. Feitos anualmente, eles trazem não só as melhores universidades do mundo, como as melhores por região. 

AS MELHORES 

Massachusetts Institute of Technology (MIT) – USA 

University of Cambridge – UK

University of Oxford – UK

Harvard University – USA 

Stanford University – USA 

Imperial College London – UK

ETH Zurich – Zürich, Switzerland

National University of Singapore (NUS) – Singapore 

UCL – UK 

10º University of California, Berkeley (UCB) – USA

Já o ranking das melhores da América do Norte ficou assim: 

Massachusetts Institute of Technology (MIT) – USA 

Harvard University – USA 

Stanford University – USA 

University of California, Berkeley (UCB) – USA 

University of Chicago – USA 

University of Pennsylvania – USA 

Cornell University – USA 

California Institute of Technology (Caltech) – USA 

Yale University – USA 

10º Princeton University – USA 

Os rankings Times Higher Education também se destacam pela sua credibilidade. Com 1.799 universidades consultadas, eles avaliam 13 indicadores de performance nos âmbitos do ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional. Seguindo com o foco nas melhores faculdades dos EUA, confira como ficou a lista de 2023 para o país: 

Harvard University – USA 

Stanford University – USA

Massachusetts Institute of Technology – USA

California Institute of Technology – USA

Princeton University – USA

University of California, Berkeley – USA

Yale University – USA

Columbia University – USA

The University of Chicago – USA

10º University of Pennsylvania – USA

A revista Forbes é outro veículo que divulga uma lista das melhores universidades dos EUA, que para 2022 ficou assim: 

Massachusetts Institute of Technology – USA 

Stanford University – USA 

University of California, Berkeley – USA 

Princeton University – USA 

Columbia University – USA 

University of California, Los Angeles – USA 

Williams College – USA 

Yale University – USA 

Duke University – USA 

10º University of Pennsylvania – USA 

Você pode ver que algumas posições mudam, mas a maioria dos nomes se repetem em todos os rankings. Isso contribui muito para a imagem dessas instituições, que ano após ano se consagram como as melhores dos EUA, especialmente aquelas da Ivy League, formada pelas universidades de Brown, Columbia, Cornell, Dartmouth, Harvard, Princeton, Pensilvânia e Yale. 

Isso significa que só elas são boas? Na verdade, não. 

É preciso ter em mente que o top 10 é apenas uma pequena parcela de listas com mais de 1.000 universidades, portanto há muitas instituições incríveis, mas com colocações mais baixas. 

No seu processo de análise das faculdades nos EUA nas quais você gostaria de ingressar, é interessante olhar também os rankings por área de trabalho, localização de acordo com os seus interesses e a fama daquela instituição. Isso abrirá um leque de possibilidades e deixará a sua decisão muito mais embasada. 

DIFERENCIAIS 

Os diferenciais de se fazer uma graduação nas melhores faculdades dos EUA são inúmeros. 

O primeiro deles é a constante exposição ao idioma, o que colabora para o seu desenvolvimento. Ainda que para ingressar no curso você já precise ter um domínio mínimo, com o tempo a sua proficiência só vai melhorar. 

Outro ponto é a internacionalização não só do seu currículo, como da sua visão de mundo. 

Sendo um estudante estrangeiro em outro país, você enfrentará novos desafios que o deixarão mais preparado para lidar com o mundo globalizado e que permitirá a você ter um olhar diferenciado sobre a sua profissão, a vida e as outras culturas. 

Uma questão importante também é a reputação da instituição onde você pretende estudar e também do país para o qual você se destina. 

Estudar em um país poderoso como os Estados Unidos reflete nas oportunidades profissionais e na influência que o seu currículo terá nas diversas seleções de emprego que você participar. 

É como se em uma corrida, você já saísse um pouco mais à frente do que os concorrentes que não tiverem esse diferencial. 

PROCESSO DE ADMISSÃO 

Nos Estados Unidos o processo de admissão em uma faculdade é diferente daqui do Brasil. Lá não existe vestibular ou Enem, o que existe é a necessidade de provas como ACT e SAT, além de exames internacionais de proficiência. Todas essas possibilidades você encontra aqui na Cultura Inglesa BH

Em geral, o que elas pedem é o envio do formulário de inscrição, pagamento de taxa, histórico escolar e atividades extracurriculares. Também é comum pedirem cartas de recomendação e uma dissertação pessoal. 

Não se pode esquecer, também, que cada instituição tem os seus próprios critérios de admissão, portanto é importante você ficar atento ao que a sua instituição de interesse pede. A EducationUSA fala mais sobre a admissão aqui

Desde o início do seu processo de admissão ou mesmo antes, é preciso também fazer um planejamento financeiro, afinal os custos não são baixos. Caso a grana seja um problema, é interessante investir nos processos seletivos das bolsas de estudos. 

Atenção: quanto antes você iniciar tudo isso, maiores serão as suas chances de conseguir, portanto, não perca tempo! 

COMO SE PREPARAR

A primeira preparação necessária é o inglês. Você não vai conseguir fazer uma graduação nas melhores faculdades dos EUA sem um inglês de qualidade, mas para saber quanto de inglês você precisará, fique de olho na exigência da instituição. 

Ela provavelmente informará qual o nível mínimo de inglês necessário para o estudante e quais exames de proficiência ela exige, como IELTS, TOEFL ou os Exames de Cambridge. 

O curso de inglês e as certificações você encontra aqui na Cultura Inglesa BH, mas também temos mais uma outra possibilidade que pode te deixar em vantagem na hora de se candidatar para as melhores faculdades dos EUA: o High School Cultura Inglesa! 

Realizado em parceria com a Griggs International Academy, seguindo todos os padrões norte-americanos, ele permite que os estudantes entre o 9º ano do Ensino Fundamental e 2º ano do Ensino Médio cursem as disciplinas dos Estados Unidos, concluindo sua formação com um diploma do Ensino Médio norte-americano. 

O curso é feito no contraturno da escola regular, portanto o estudante não perde nada da educação brasileira e do seu preparo para o Enem, ganhando paralelamente uma formação internacional para o seu histórico. 

Entre os privilégios estão o menor custo do programa em relação ao High School feito nos Estados Unidos, além da facilitação para o futuro ingresso em uma faculdade do país, que também chega com a Express Entry, que é a admissão facilitada em 12 universidades parceiras nos EUA e no Canadá. 

Concluir o Ensino Médio com essa dupla certificação é sinal de dedicação extra aos estudos, inglês avançado e conhecimentos que serão vistos com bons olhos pelas melhores faculdades dos EUA. 

Saiba mais sobre o programa aqui.

Seja com o melhor ensino de inglês, os exames internacionais ou o diploma do Ensino Médio dos Estados Unidos, a Cultura Inglesa BH pode ser sua aliada no seu processo de preparação para estudar nas melhores faculdades dos EUA. 

Fale conosco para que possamos ajudá-lo a chegar lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 5 =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018