Quando se fala em faculdade nos Estados Unidos da América (EUA), vários nomes famosos vêm à mente, como Harvard, Princeton, MIT, Stanford… mas quais são as melhores?
O país, que é uma potência mundial em diversas áreas, também se destaca por ter um grande número de instituições entre as melhores do mundo.
Isso só reforça o sonho de quem deseja estudar nos EUA e viver a experiência inesquecível que é se aventurar em uma graduação ou pós-graduação no exterior.
Os nomes das melhores faculdades dos EUA e o que você precisa para se tornar aluno delas, nós te contamos a seguir!
Descobrir as melhores faculdades dos EUA ou do mundo não é difícil. Existem inúmeros rankings das melhores instituições de ensino, mas é preciso ficar atento para os requisitos e direcionamentos de cada um deles.
Os QS World University Rankings estão entre os mais prestigiados, com rigorosas métricas analisadas, como sustentabilidade, empregabilidade e rede internacional de pesquisa. Feitos anualmente, eles trazem não só as melhores universidades do mundo, como as melhores por região.
AS MELHORES
1º Massachusetts Institute of Technology (MIT) – USA
2º University of Cambridge – UK
3º University of Oxford – UK
4º Harvard University – USA
5º Stanford University – USA
6º Imperial College London – UK
7º ETH Zurich – Zürich, Switzerland
8º National University of Singapore (NUS) – Singapore
9º UCL – UK
10º University of California, Berkeley (UCB) – USA
Já o ranking das melhores da América do Norte ficou assim:
1º Massachusetts Institute of Technology (MIT) – USA
2º Harvard University – USA
3º Stanford University – USA
4º University of California, Berkeley (UCB) – USA
5º University of Chicago – USA
6º University of Pennsylvania – USA
7º Cornell University – USA
8º California Institute of Technology (Caltech) – USA
9º Yale University – USA
10º Princeton University – USA
Os rankings Times Higher Education também se destacam pela sua credibilidade. Com 1.799 universidades consultadas, eles avaliam 13 indicadores de performance nos âmbitos do ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional. Seguindo com o foco nas melhores faculdades dos EUA, confira como ficou a lista de 2023 para o país:
1º Harvard University – USA
2º Stanford University – USA
3º Massachusetts Institute of Technology – USA
4º California Institute of Technology – USA
5º Princeton University – USA
6º University of California, Berkeley – USA
7º Yale University – USA
8º Columbia University – USA
9º The University of Chicago – USA
10º University of Pennsylvania – USA
A revista Forbes é outro veículo que divulga uma lista das melhores universidades dos EUA, que para 2022 ficou assim:
1º Massachusetts Institute of Technology – USA
2º Stanford University – USA
3º University of California, Berkeley – USA
4º Princeton University – USA
5º Columbia University – USA
6º University of California, Los Angeles – USA
7º Williams College – USA
8º Yale University – USA
9º Duke University – USA
10º University of Pennsylvania – USA
Você pode ver que algumas posições mudam, mas a maioria dos nomes se repetem em todos os rankings. Isso contribui muito para a imagem dessas instituições, que ano após ano se consagram como as melhores dos EUA, especialmente aquelas da Ivy League, formada pelas universidades de Brown, Columbia, Cornell, Dartmouth, Harvard, Princeton, Pensilvânia e Yale.
Isso significa que só elas são boas? Na verdade, não.
É preciso ter em mente que o top 10 é apenas uma pequena parcela de listas com mais de 1.000 universidades, portanto há muitas instituições incríveis, mas com colocações mais baixas.
No seu processo de análise das faculdades nos EUA nas quais você gostaria de ingressar, é interessante olhar também os rankings por área de trabalho, localização de acordo com os seus interesses e a fama daquela instituição. Isso abrirá um leque de possibilidades e deixará a sua decisão muito mais embasada.
DIFERENCIAIS
Os diferenciais de se fazer uma graduação nas melhores faculdades dos EUA são inúmeros.
O primeiro deles é a constante exposição ao idioma, o que colabora para o seu desenvolvimento. Ainda que para ingressar no curso você já precise ter um domínio mínimo, com o tempo a sua proficiência só vai melhorar.
Outro ponto é a internacionalização não só do seu currículo, como da sua visão de mundo.
Sendo um estudante estrangeiro em outro país, você enfrentará novos desafios que o deixarão mais preparado para lidar com o mundo globalizado e que permitirá a você ter um olhar diferenciado sobre a sua profissão, a vida e as outras culturas.
Uma questão importante também é a reputação da instituição onde você pretende estudar e também do país para o qual você se destina.
Estudar em um país poderoso como os Estados Unidos reflete nas oportunidades profissionais e na influência que o seu currículo terá nas diversas seleções de emprego que você participar.
É como se em uma corrida, você já saísse um pouco mais à frente do que os concorrentes que não tiverem esse diferencial.
PROCESSO DE ADMISSÃO
Nos Estados Unidos o processo de admissão em uma faculdade é diferente daqui do Brasil. Lá não existe vestibular ou Enem, o que existe é a necessidade de provas como ACT e SAT, além de exames internacionais de proficiência. Todas essas possibilidades você encontra aqui na Cultura Inglesa BH.
Em geral, o que elas pedem é o envio do formulário de inscrição, pagamento de taxa, histórico escolar e atividades extracurriculares. Também é comum pedirem cartas de recomendação e uma dissertação pessoal.
Não se pode esquecer, também, que cada instituição tem os seus próprios critérios de admissão, portanto é importante você ficar atento ao que a sua instituição de interesse pede. A EducationUSA fala mais sobre a admissão aqui.
Desde o início do seu processo de admissão ou mesmo antes, é preciso também fazer um planejamento financeiro, afinal os custos não são baixos. Caso a grana seja um problema, é interessante investir nos processos seletivos das bolsas de estudos.
Atenção: quanto antes você iniciar tudo isso, maiores serão as suas chances de conseguir, portanto, não perca tempo!
COMO SE PREPARAR
A primeira preparação necessária é o inglês. Você não vai conseguir fazer uma graduação nas melhores faculdades dos EUA sem um inglês de qualidade, mas para saber quanto de inglês você precisará, fique de olho na exigência da instituição.
Ela provavelmente informará qual o nível mínimo de inglês necessário para o estudante e quais exames de proficiência ela exige, como IELTS, TOEFL ou os Exames de Cambridge.
O curso de inglês e as certificações você encontra aqui na Cultura Inglesa BH, mas também temos mais uma outra possibilidade que pode te deixar em vantagem na hora de se candidatar para as melhores faculdades dos EUA: o High School Cultura Inglesa!
Realizado em parceria com a Griggs International Academy, seguindo todos os padrões norte-americanos, ele permite que os estudantes entre o 9º ano do Ensino Fundamental e 2º ano do Ensino Médio cursem as disciplinas dos Estados Unidos, concluindo sua formação com um diploma do Ensino Médio norte-americano.
O curso é feito no contraturno da escola regular, portanto o estudante não perde nada da educação brasileira e do seu preparo para o Enem, ganhando paralelamente uma formação internacional para o seu histórico.
Entre os privilégios estão o menor custo do programa em relação ao High School feito nos Estados Unidos, além da facilitação para o futuro ingresso em uma faculdade do país, que também chega com a Express Entry, que é a admissão facilitada em 12 universidades parceiras nos EUA e no Canadá.
Concluir o Ensino Médio com essa dupla certificação é sinal de dedicação extra aos estudos, inglês avançado e conhecimentos que serão vistos com bons olhos pelas melhores faculdades dos EUA.
Saiba mais sobre o programa aqui.
Seja com o melhor ensino de inglês, os exames internacionais ou o diploma do Ensino Médio dos Estados Unidos, a Cultura Inglesa BH pode ser sua aliada no seu processo de preparação para estudar nas melhores faculdades dos EUA.
Fale conosco para que possamos ajudá-lo a chegar lá!