Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp

PRETO X BRANCO: entenda o papel dessas duas cores nas roupas da família real

As cores são grandes companheiras da rainha Elizabeth II. Ela é famosa por seus “looks” coloridos, em um verdadeiro arco-íris monárquico (https://culturainglesamg.com.br/blog/rainha-colorida-curiosidades-sobre-as-cores-e-as-mensagens-das-roupas-da-rainha-da-inglaterra/). 

Entretanto, duas cores bem mais discretas – o preto e o branco, também fazem parte do seu guarda-roupas, trazendo histórias e significados importantes para a monarca e todos os membros da família real. 

Nós falaremos mais sobre elas a seguir! 

BRANCO 

Se ao pensar em roupas brancas, você pensa em casamentos, saiba que isso acontece por causa da rainha Victoria. 

Foi ela quem inovou ao escolher o branco para seu enlace e a impor que os convidados não usassem a mesma cor (https://claudia.abril.com.br/famosos/influencia-rainha-victoria-casamentos/), iniciando uma tradição que se espalhou por diversos lugares em todo o mundo e que segue forte até hoje. 

Já fora do circuito matrimonial, em 1938, o branco caiu nas graças da realeza novamente. 

A rainha Elizabeth (a rainha-mãe, não a sua filha e atual rainha, Elizabeth II) perdeu sua mãe às vésperas de uma viagem para Paris com o seu marido, o então rei Edward VI.

O luto pedia que o preto prevalecesse em suas roupas, mas junto de seus estilista, Norman Hartnell, ela decidiu usar o branco em sua viagem oficial, como conta a Tatler (https://www.tatler.com/gallery/royals-in-white-bridal-inspiration). 

Suas escolhas “fashion” foram um sucesso na capital mundial da moda e o branco ganhou um novo valor, reconhecido pela imprensa da época. 

Desde então, o branco passou a ter um destaque especial na coleção de vestidos das mulheres da família real britânica, o que ainda pode ser percebido atualmente. 

PRETO 

Como dissemos acima, o preto está associado ao luto, tanto que é raro ver os membros da realeza usando a cor em atividades cotidianas e situações de festa. 

A cor é a escolha que o protocolo pede em ocasiões não apenas da morte de alguém, como também em homenagens dos que já se foram, como no Remembrance Day, que lembra aqueles que perderam suas vidas em batalha. 

A relação do preto com a família real tem um episódio triste, que também mudou os protocolos. 

Quando o rei George VI, pai da rainha Elizabeth II, morreu, ela estava viajando e, ao chegar no Reino Unido, não pôde sair do avião até que alguém levasse uma roupa preta para que ela vestisse. 

Desde então, todos os membros da Família Real sempre levam uma roupa preta em suas malas de viagem, para terem uma opção de vestimenta apropriada caso aconteça alguma fatalidade que exija uma aparição pública. 

Você tem uma história interessante com alguma cor? Conte aqui nos comentários! 

Foto: Michael Garnett

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − catorze =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018