Não confunda a Tower Bridge com a London Bridge

A London Bridge é uma construção com longa história e que já foi imortalizada em algumas músicas, especialmente a boa e velha cantiga “A ponte de Londres está caindo, está caindo, está caindo…”. 

Já a Tower Bridge é um marco londrino mais novo, muito conhecido e presente em muitas das fotografias da capital inglesa. 

Apesar de serem duas construções diferentes, com histórias bastante distintas, não são poucas as pessoas que as confundem.

Para que você entenda a diferença entre elas, nós te contaremos um pouco da história e da importância dessas duas famosas pontes.

Vamos lá! 

LONDON BRIDGE

A primeira London Bridge foi construída em 1176, para substituir uma ponte até então feita de madeira.

Ela foi a primeira ponte de arco feita em pedra construída na Grã-Bretanha, como conta a enciclopédia Britannica (https://www.britannica.com/topic/Old-London-Bridge).

Concluída em 1209, ultrapassou as funções de uma simples ponte e ganhou lojas e casas, o que causou um grande movimento e muito tumulto no local.

A ponte também não teve uma existência fácil. Foi atingida por incêndio, alguns arcos entraram em colapso e assim, com incidentes e tentativas de reconstrução, ela se manteve até 1750, quando a Westminster Bridge abriu e seu responsável, Charles Labelye, recebeu a missão de reformar a London Bridge.

As casas foram retiradas em 1762, os arcos transformados e a passagem alargada, mas a reforma acabou causando problemas como erosão, difícil manutenção e uma nova ponte foi solicitada para o engenheiro John Rennie, que desenhou a nova estrutura, mas faleceu e deixou a construção a cargo de seus filhos.

Ela foi o caminho dos londrinos de 1831 até 1971, quando foi comprada por um americano, desmontada e enviada para os Estados Unidos, onde foi reerguida em Lake Havasu City, no Arizona (https://www.golakehavasu.com/london-bridge).

Em 1972 ficou pronta a London Bridge que vemos hoje, construída em concreto, mas sem o apelo estético e histórico que as demais tiveram, passando, muitas vezes, despercebida pelos turistas.

TOWER BRIDGE

A Tower Bridge tem uma história bem mais recente.

Ela foi concluída em 1894, coladinha na Tower of London, após 8 anos de construção.

Seu desenho foi fruto de um concurso lançado por um comitê especial, que recebeu mais de 50 propostas e escolheu aquela apresentada por Horace Jones e John Wolfe Barry (https://www.towerbridge.org.uk/about-us/history).

Criada com um sistema hidráulico movido a vapor, só ganhou operação com energia elétrica em 1976.

Todo o sistema a vapor continua intacto e é um dos pontos que os turistas podem conhecer de perto.

Outro atrativo é a passarela que liga as duas torres, que tem chão de vidro que permite ver tudo abaixo dela.

Com ares de castelo e duas partes móveis que atraem todos os olhares quando se levantam sobre o rio Tâmisa, ela se tornou um ícone da cidade em seus mais de 120 anos. 

Você já visitou alguma delas? Gostaria de saber mais sobre outros pontos turísticos da cidade?

Diga aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *