As diferentes línguas do mundo exploram quatro habilidades básicas, que são a leitura, a escuta, a fala e a escrita.
Hoje nosso assunto é a leitura, especialmente os livros britânicos, que são um recurso incrível para potencializar o aprendizado, aumentando o seu contato com o inglês e, claro, levando você para embarcar em histórias incríveis.
Enquanto você passeia com o autor e seus personagens, você aprende vocabulário, gramática, ortografia e construções de frases, parágrafos e textos.
Em uma língua como o inglês, que guarda tantas diferenças entre as palavras escritas e seus sons, é importante estar familiarizado com a forma de escrevê-las, conhecendo contextos e formas de aplicação.
Como fazer com que o seu momento de leitura em inglês seja mais proveitoso?
A primeira dica é procurar um livro que seja do seu universo de interesse. A segunda é escolher um livro que seja compatível com o seu nível de conhecimento.
Se você se perguntar se não deveria procurar um livro mais difícil para aprender mais, é importante ter em mente que todo objetivo tem mais chances de ser alcançado se for possível.
Livros fáceis demais ou difíceis demais podem ser igualmente desanimadores, portanto, eles devem ser escolhidos de acordo com o seu conhecimento para que a leitura flua como deve ser.
No mais, tenha um dicionário sempre por perto para consultar o que você não souber e faça anotações no próprio livro ou em um caderno. Tudo que é anotado tem mais chances de ser lembrado!
Agora, vamos aos livros! A seguir, indicaremos os melhores livros britânicos para cada nível: básico, intermediário e avançado.
Nível básico
No nível básico do inglês uma boa pedida são os livros infantis com pouco texto, especialmente as obras em texto original e integral, como:
1. James and the Giant Peach, de Roald Dahl
2. Matilda, de Roald Dahl
3. Charlie and the Chocolate Factory, de Roald Dahl
4. Paddington, de Michael Bond
5. The Tale of Peter Rabbit, de Beatrix Potter
Excelentes opções também são os livros clássicos adaptados para estudantes de inglês com nível inicial (níveis A1 e A2).
Todas as grandes editoras possuem suas coleções e aqui vão alguns exemplos:
6. Alice’s Adventures in Wonderland, de Lewis Carroll e adaptado por Jennifer Gascoigne (Helbling)
7. The Invisible Man, de H. G. Wells, adaptado por Donatella Velluti (Helbling)
Nível intermediário
Para o nível intermediário, também são interessantes as adaptações de livros clássicos, mas direcionados para o nível B1.
Alguns exemplos são:
8. Frankenstein, de Mary Shelly, adaptado por David A. Hill (Helbling)
9. Sense and Sensibility, de Jane Austen, adaptado por Margaret Tarner (MacMillan)
As publicações da literatura contemporânea também são boas opções como a já famosa, amada e aclamada:
10. Saga Harry Potter, de J.K. Rowling.
Nível avançado
Para o nível avançado, cabem os livros recomendados para jovens adultos e adultos, incluindo a literatura contemporânea e também a literatura clássica, com textos originais, sem adaptação.
Veja alguns exemplos:
11. Emma, de Jane Austen
12. Pride & Prejudice, de Jane Austen
13. Machines Like Me, de Ian McEwan
14. The Children Act, de Ian McEwan
15. Never Let Me Go, de Kazuo Ishiguro
Na internet é fácil encontrar essas publicações em inglês e uma dica é passear por alguma livraria especializada em livros para o aprendizado da língua estrangeira. Você poderá encontrar grandes preciosidades.
Para os alunos da Cultura Inglesa BH, fica a lembrança de que assim que as escolas reabrirem, vocês terão novamente acesso aos nossos Learning Centres, que contam com o maior acervo bibliográfico em inglês de Minas Gerais, com livros, audiobooks, DVDs e CDs.
Você tem mais algum livro para indicar? Conte aqui nos comentários!