Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp

Liver Birds: 7 curiosidades sobre os pássaros que são símbolo de Liverpool

Liverpool, na Inglaterra, Reino Unido, é mundialmente famosa especialmente pelos Beatles, mas ela tem outras duas personalidades locais que não passam despercebidas. 

Os Liver Birds são os pássaros localizados no topo das duas grandes torres do Royal Liver Building , uma das construções mais icônicas da cidade. 

O prédio foi erguido em 1911 e, com seus 100 anos, guarda histórias e uma vista incrível. 

É essa mesma idade e essa mesma vista, encantadora e ampla, que os Liver Birds têm, mas além disso, eles têm algumas outras curiosidades que nós contaremos agora! 

OS PÁSSAROS DE LIVERPOOL 

1- Como tudo começou

Enquanto os Liver Birds no topo do  Royal Liver Building têm 100 anos, a história do pássaro como símbolo da cidade tem mais de 800 anos. 

Acredita-se que tenha começado em 1207, quando o rei John escolheu um pássaro para integrar o selo exclusivo que era necessário para o registro de Liverpool como bairro. 

Em 1797, o pássaro foi incorcorado ao brasão da cidade, sendo associado ao corvo-marinho, como conta o portal Liverpool Echo

Já o The Guide Liverpool conta que a menção mais antiga ao pássaro como representante da cidade data de 1229, pelo rei Henry III, e que, em 1611, o prefeito da cidade encomendou uma nova prataria com o pássaro estampado. 

2- Eles têm nomes! 

Sendo um do gênero masculino e outro do gênero feminino, seus nomes são Bella e Bertie. A origem dos nomes, entretanto, é desconhecida. 

3- Cada um olha em uma direção! 

Bella observa o mar, enquanto que Bertie  olha para a própria cidade, completando a proteção de toda a área de Liverpool. 

4- Eles não podem se ver! 

A lenda diz que se um dia eles foram virados um para o outro, Liverpool deixará de existir. 

5- Eles são grandes! 

Feitos de cobre, eles têm cerca de 5 metros de altura e 7 metros entre a ponta de uma asa e a outra. 

6- Bella e Bertie têm uma mãe! 

No topo da Mersey Chambers, outro grande prédio de Liverpool, existe mais uma estátua de um Liver Bird, que é tido como a mãe dos outros pássaros. 

7- Três não é demais! 

As três estátuas de pássaros que citamos não são as únicas. Acredita-se haver mais de 100 estátuas de Liver Birds em Liverpool, confirmando o seu papel como símbolo da cidade. 

Interessante, não?! Já pôde ver os Liver Birds de perto? Conte nos comentários como foi! 

  1. Sensacional! Ainda não conhecia a história dos pássaros e, no saguão do John Lennon Airport, por acaso acessei o espaço virtual da Cultura Inglesa e posso afirmar o quanto é icônica a cidade de Liverpool, seja pelos Beatles ou pelo Merseybeats, ou ainda pelos inúmeros Liver Birds que se pode observar a partir de várias pontos da cidade ou do outro lado do Rio Mersey na cidade de Chester. Parabéns à Cultura Inglesa.

    1. Olá Carlos!

      Que bacana saber da sua experiência diretamente de Liverpool! Realmente é uma cidade com uma história e cultura muito rica.
      Ficamos gratos pela apreciação.

      Abraços,
      Equipe Cultura Inglesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + um =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018