Se você chegou até aqui, provavelmente está interessado em descobrir como levar o aprendizado de inglês para dentro de casa e aumentar a exposição do seu filho ao idioma. Essa é uma preocupação comum entre muitos pais, inclusive aqueles cujos filhos já frequentam escolas bilíngues ou cursos de inglês.
Os programas de ensino costumam ser suficientes para o desenvolvimento da criança no idioma (pelo menos aqui na Cultura Inglesa BH, eles são). No entanto, sabemos que quanto maior a exposição do estudante à língua inglesa, melhor, pois isso potencializa o aprendizado.
Mas como incorporar o inglês no ambiente em casa de maneiras que sejam interessantes para as crianças e que realmente colaborem para o seu desenvolvimento na língua? Nós vamos te contar agora!
Antes, um pequeno spoiler: tudo pode ser uma fonte de aprendizado, desde que faça parte do universo das crianças e não seja entediante. Vamos lá?
1- MÚSICA
As músicas são de fácil acesso e são bem democráticas, atingindo diversos níveis de conhecimento do inglês. No início, é recomendável usar canções simples, curtas e com grande repetição de versos, pois isso ajuda no desenvolvimento do vocabulário e da pronúncia. Dois bons exemplos são “Old MacDonald Had a Farm” e “Row, Row, Row Your Boat“.
Uma boa pedida é usar músicas que também ensinem outros assuntos, como as partes do corpo. Um exemplo excelente é a versão em inglês da famosa “Cabeça, ombro, joelho e pé” (“Head, shoulders, knees and toes).
Além disso, você pode sempre aproveitar as dicas que os professores enviam aos pais, com sugestões de conteúdos e músicas que estão sendo trabalhados em sala de aula.
2- DESENHO ANIMADO
Desenhos animados são geralmente momentos de diversão e distração para as crianças, mas podem ir além disso, especialmente se forem em inglês.
Toda criança nasce com a capacidade de aprender qualquer língua, e até os 4 anos de idade elas não se incomodam em assistir a um desenho ou ouvir uma música em outro idioma. Aproveite essa vantagem!
O ideal é escolher desenhos com histórias curtas e diálogos simples, o que ajuda a criança a se familiarizar com a língua e realmente entender o que está assistindo. Opções não faltam, seja na TV ou pela internet.
3- FILMES E SÉRIES
Filmes e séries são ótimas formas de valorizar o aprendizado do inglês em casa. Eles são ideais para crianças maiores e adolescentes (e até adultos), que já conseguem compreender melhor o idioma e acompanhar o enredo das produções.
Uma dica é escolher filmes e séries com diálogos em ritmos naturais de fala, o que facilita a assimilação do vocabulário e da pronúncia, além de acostumar o ouvido às variações do inglês.
Outra dica é assistir a produções que já foram vistas antes, mas agora com o áudio original em inglês. Escolher algo que seja do interesse deles também ajuda: super-heróis, princesas… tudo é válido!
4- JOGOS
Você pode usar jogos para entreter e praticar o inglês em casa com o seu filho! Valem jogos eletrônicos, mas também jogos de tabuleiro e brincadeiras que podem ser feitas em família. Durante os jogos, são estimuladas a fala, audição, escrita e leitura, além de expandir o vocabulário e aumentar a confiança por meio da interação.
Que tal uma adedanha em inglês? Ou um jogo de memória que explore cores, nomes de animais, partes do corpo e assim por diante? Lembre-se de escolher um jogo adequado ao nível de conhecimento da criança, para que não se torne muito difícil e ela não perca o interesse.
Uma boa opção são as atividades disponibilizadas pela Cambridge Assessment English, que oferece tarefas adequadas a diversos níveis de inglês. São mais de 170 atividades totalmente gratuitas no endereço cambridgeenglish.org português para o inglês. Como ele já conhece o jogo, será muito mais fácil entender as palavras que aparecerão ao longo da partida, tornando-se uma forma leve, natural e sutil de aprender um vocabulário novo, totalmente associado a algo que realmente o interessa.
5- LIVROS
A leitura é uma ótima maneira de continuar estimulando o idioma nas crianças em casa, de forma leve e natural. Existem diversos livros físicos e virtuais que permitem aos pais ler e interpretar para os filhos, podendo ser histórias novas ou grandes clássicos!
Trocar “A Bela Adormecida” por “Sleeping Beauty” ou “A Branca de Neve e os Sete Anões” por “Snow White and the Seven Dwarfs”, por exemplo, é uma forma eficaz de ajudar a criança a aprender um novo vocabulário associado a uma história com a qual ela provavelmente já está familiarizada.
6- ESPORTES
Os esportes são extremamente importantes para as crianças. Eles ajudam na saúde física, na socialização e também podem contribuir para o aprendizado do inglês! Ao praticar um esporte, seja futebol, natação ou qualquer outro, é possível explorar o vocabulário associado à prática esportiva.
Que tal trocar “futebol” por “soccer” (em inglês americano) ou “football” (em inglês britânico), a “bola” por “ball”, o “cartão amarelo” por “yellow card” e a “piscina” por “swimming pool”?
Quando o vocabulário é introduzido em um contexto que o estudante aprecia, ele demonstra muito mais interesse e aprende de forma mais natural.
7- SUA CASA
A sua casa pode ser uma ótima aliada para explorar o inglês. O ensino da língua engloba todas as áreas da vida do aluno, e o ambiente em que ele mora pode contribuir para o aprendizado.
Você pode usar etiquetas nos móveis e itens de decoração com os nomes em inglês, fazer uma caça ao tesouro pelos cômodos da casa ou até brincar de esconde-esconde. É só deixar o inglês entrar na brincadeira e se divertir!
O mesmo se aplica às tarefas do cotidiano. Seu filho usará o inglês em diversas situações do dia a dia, certo? Portanto, toda situação pode ser uma fonte de aprendizado.
Em uma brincadeira na cozinha, por exemplo, é possível explorar os nomes dos móveis, utensílios e alimentos, além de suas cores. Durante uma atividade no jardim, que tal falar sobre as flores e como são bonitas?
As frases cotidianas também são importantes. Expressões como “please”, “thank you” e “excuse me” podem se tornar um hábito na sua casa.
Só não se esqueça de sempre despertar o interesse pelas atividades em inglês de forma natural e leve, para que a criança se abra para o momento e aprenda brincando.
INGLÊS PARA A VIDA TODA
Todas as dicas acima são válidas, mas nada substitui o ensino de inglês ministrado por professores capacitados, em uma escola com equipes acadêmicas e pedagógicas aptas a elaborar um planejamento de ensino eficiente.
Há 83 anos, a Cultura Inglesa BH une tradição, inovação e excelência no ensino do inglês para estudantes a partir dos 3 anos de idade, com foco no desenvolvimento das quatro habilidades essenciais: fala, compreensão auditiva, escrita e leitura.
Nossa escola foi pioneira na criação do curso de inglês para crianças em Belo Horizonte e, até hoje, se destaca pelo ensino lúdico e leve, destinado aos pequenos. Contamos com salas adequadas que formam, há décadas, uma base sólida desde a infância, para que o aprendizado do inglês seja para a vida toda.
Conheça tudo que a Cultura Inglesa tem a oferecer para as crianças em culturainglesamg.