Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp
Inglês para adultos: como melhorar o aprendizado?

Inglês para adultos: como melhorar o aprendizado?

Nunca é tarde para aprender inglês!

Os benefícios do aprendizado de uma segunda língua não são apenas para as crianças e adolescentes. Adultos de todas as idades podem e devem se aventurar pelo estudo do mais universal dos idiomas.

Aprender inglês é aprender cultura! É garantir um diferencial para o seu currículo e abrir portas para uma melhor colocação no mercado.

É expandir seus horizontes e a sua visão crítica, ampliar o seu acesso ao conhecimento, poder se comunicar com o mundo inteiro e ainda estimular o seu cérebro!

Aliás, estudos mostram que estudar uma segunda língua é positivo para a saúde cerebral, aumentando a memória, a capacidade de atenção e até retardando o desenvolvimento dos sintomas do Alzheimer.

E sempre é possível melhorar o aprendizado do inglês, inclusive do inglês para adultos.

Enfrentando os desafios

Na vida adulta, o tempo é um dos grandes desafios do aprendizado do inglês.

Trabalho, estudo, família e uma série de atividades, muitas vezes diminuem o tempo que a pessoa tem para dedicar aos estudos de uma segunda língua.

O estabelecimento total da nossa língua materna também pode ser um dificultador, uma vez que nosso cérebro e músculos envolvidos na fala estão habituados apenas ao português.

É importante ter em mente que inglês não tem idade e que, com o curso certo, bons professores e uma metodologia eficaz, é possível sim alcançar o melhor aprendizado, o melhor desempenho e uma alta proficiência.

Há opções de cursos de inglês com horários flexíveis, inclusive aqui na Cultura Inglesa BH, e no que diz respeito à pronúncia, ela pode alcançar sim um nível muito satisfatório de execução e compreensão para a comunicação.

Agora, algumas dicas podem ajudar nesse processo!

Superando os obstáculos 

Superando os obstáculos

O inglês para adultos, como qualquer outro estudo, exige dedicação e prática. A seguir te damos algumas dicas para você conseguir evoluir no seu aprendizado.

1. Fale, mesmo com medo e com vergonha

Ninguém é obrigado a falar fluentemente da noite para o dia, mas o caminho fica mais rápido quando há prática.

Tenha em mente que errar é humano, que os erros acontecem e que não entender alguma coisa não é o fim do mundo.

Peça desculpas se errar, pergunte se não entender, e se explique de outra forma caso te dê um “apagão” sobre alguma palavra.

Respire, recomece e faça-se entender. Aos poucos você ganhará mais autoconfiança e muito mais desenvoltura.

Se você tiver algum amigo ou familiar que também está no processo de aprender a língua inglesa, essa é uma ótima oportunidade de praticar: combinem de conversar, periodicamente, no novo idioma, para que ambos desenvolvam essa habilidade. Anote suas dúvidas e não se esqueça de apresentá-las em sala.

2. Para falar bem, ouça também 

Fala e escuta estão muito ligadas.

É a partir da escuta que você aprende as pronúncias e nuances que diferenciam as palavras, assim como o ritmo do idioma.

Filmes, séries e músicas são ótimos aliados, pois mostram o inglês real, o que te ajudará a perceber a fala de diferentes pessoas, expressões locais e ainda observar como cada palavra é pronunciada.

Quanto mais você se expuser ao inglês, melhor!

3. Ler é importante! 

A leitura traz uma outra forma de contato com o inglês.

Ela permite a associação do inglês falado com o escrito, a concretização da gramática, a relação das letras e sílabas com seus sons e muito mais.

Assistir a filmes e séries com legendas em inglês, por exemplo, ou mesmo cantar uma música acompanhando a sua letra escrita, são boas táticas.

Uma outra dica que pode ser valiosíssima é ler livros em inglês. Seguindo a mesma lógica para filmes, opte por aqueles que você já conhece e já leu / assistiu em português, para que você saiba exatamente o contexto da história, e a leitura ficará mais dinâmica.

Assim você terá mais recursos para diferenciar as palavras e suas aplicações em diferentes contextos.

E, claro, a leitura influencia diretamente a qualidade da sua escrita. Leia mais e escreva melhor!

4. Treine a sua língua 

A nossa fala envolve os movimentos dos músculos da boca e da língua, e eles precisam ser treinados.

Quem nasce com outra língua materna, como nós nascemos com o português, utiliza movimentos faciais diferentes das pessoas nativas no inglês.

Uma boa dica é observar como um nativo em inglês pronuncia as palavras, quais movimentos ele faz com o rosto, a boca e a língua, e depois tentar copiá-los, enquanto também tenta reproduzir os sons da forma mais próxima à dele.

Gravar a si mesmo deixa esse treino ainda mais completo, pois você pode identificar os seus acertos e onde você pode melhorar.

Aprenda com os melhores 

A Cultura Inglesa BH tem 80 anos de tradição, excelência e inovação no ensino do inglês para todas as idades.

Das crianças a partir dos 3 anos de idade, até aqueles alunos de todas as faixas etárias da vida adulta, temos aulas destinadas ao nível de conhecimento, idade e objetivo dos estudantes.

Nossos cursos envolvem mais que fala, escuta, escrita e leitura, com um aprendizado integrado com os contextos culturais e particularidades que envolvem o inglês, inclusive com o preparo para o universo dos negócios.

Assim o aprendizado é efetivo, completo, e o domínio do inglês se torna uma realidade para que o aluno alcance o seu objetivo.

Venha viver a cultura do seu tempo na Cultura Inglesa BH!

    1. Olá Kamila,

      Ficamos muito felizes em saber do seu interesse em estudar conosco.
      O primeiro passo é realizar a análise de conhecimento, você pode acessar clicando aqui.

      Abraços;
      Equipe Cultura Inglesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 16 =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018