Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp
Curso de inglês para adultos: dicas para aprender mais

Curso de inglês para adultos: dicas para aprender mais

Estudar inglês é um passo muito importante para garantir uma vida profissional cheia de grandes oportunidades.
Hoje, é notável a crescente busca de profissionais que possuem um segundo idioma para atuar em empresas multinacionais ou que gostariam de crescer e se desenvolver para atuar em outros países.

Por isso, um curso de inglês para adultos tem se tornado um investimento extremamente necessário: uma língua estrangeira pode ser usada para conseguir ofertas de trabalho mais interessantes, realizar mestrados e doutorados e até fazer um intercâmbio mesmo na fase adulta, melhorando cada vez mais sua performance na nova língua e permitindo que você se destaque no meio profissional.

Está pensando em fazer um curso de inglês depois de adulto?

Confira nossas dicas para otimizar o aprendizado e conseguir melhores resultados!

Assista filmes e séries em inglês

Um método simples e prático para impulsionar seu aprendizado da língua inglesa é assistir a filmes e séries em inglês.

A prática comum é assistir ao mesmo filme ou série três vezes em períodos de cinco dias a uma semana, de acordo com a sua disponibilidade e avanço nos estudos.

Na primeira vez, assista ao filme com o áudio em inglês e com as legendas em português, para facilitar a compreensão.

Na segunda vez, assista ao filme com o áudio em inglês e com as legendas também em inglês, praticando a compreensão através da leitura na segunda língua.

E, por último, assista ao filme sem legendas, apenas com o áudio original em inglês, prestando muita atenção na pronúncia e nas palavras, garantindo total compreensão do diálogo sem o auxílio da escrita, pois agora você já sabe o significado dos diálogos.

Essa técnica de assistir ao mesmo filme ou episódio três vezes de diferentes formas é fundamental para que você faça a associação entre a forma (legenda em inglês), o som (áudio original em inglês) e significado (legenda em português na primeira vez em que o filme está sendo assistido).

Escolha um bom curso de inglês

Estar matriculado em um bom curso de inglês é, também, muito importante para que você desenvolva suas habilidades na língua estrangeira e consiga alcançar seus objetivos.

Existem várias escolas de inglês espalhadas pelo país. Sendo assim, qual é a melhor maneira de encontrar uma escola adequada para ter uma boa formação na língua inglesa?

É interessante considerar alguns pontos antes de se matricular em um curso de inglês.

Vamos conhecer alguns deles?

  • Tradição: é hora de conhecer qual é a história e o tempo de existência da escola, para averiguar sua experiência no ensino da língua inglesa;
  • Seus objetivos: é fundamental que você tenha em mente quais são seus objetivos com a língua. Hoje em dia, as escolas oferecem várias modalidades de cursos e muitas prometem ao aluno resultados irreais apenas para atrair mais clientes. Portanto, saiba o que você quer e procure uma escola que atenda às suas necessidades;
  • Preparação para exames: durante o seu processo de aprendizado, fazer os exames de Cambridge pode ser uma ferramenta de comprovação do seu sucesso em diferentes estágios do seu conhecimento da língua. Pode ainda aumentar suas oportunidades de estudo e trabalho. Certifique-se de que a sua escola de inglês possui essa preparação, para que você tenha mais facilidade e conhecimento do formato dos exames.

Saiba seu nível de conhecimento e quais objetivos quer alcançar

Como dito anteriormente, existem vários níveis e interesses nos cursos de inglês.

Para quem nunca estudou a língua, provavelmente o nível básico adulto seja o ideal às suas necessidades.

No entanto, é preciso ir até a escola de idiomas e conversar a respeito. Por meio de um teste de nivelamento, você descobrirá qual é o seu nível de conhecimento e curso ideal para você.

Leia em inglês

Ter o hábito de ler em inglês também ajuda a melhorar a compreensão da língua escrita. O interessante é fazer como foi dito com os filmes:escolha uma história que você já conheça e que lhe agrade, pois isso tornará a compreensão da escrita em inglês mais fácil. Uma boa escola possui uma biblioteca com vários exemplares de diferentes gêneros textuais separados por níveis de conhecimento da língua.

Escolha obras mais simples e vá aprofundando para clássicos mais complexos com o passar do tempo.

Não se apegue ou trave com palavras que você não conhece. Ao invés, tente entendê-las por meio do contexto, pois parar sua leitura para conferir cada termo novo pode tornar uma atividade tão prazerosa em algo chato.

Fique de olho na conversação

Praticar a conversação em inglês é um passo fundamental para melhorar o entendimento da língua durante os estudos. Isso pode ser um desafio para várias pessoas, especialmente em níveis iniciantes. No entanto, algumas escolas com foco comunicativo oferecem aulas com várias oportunidades para o aluno se comunicar.

Seja com algum amigo ou com um colega de classe, é preciso criar o hábito de se comunicar exclusivamente em inglês para garantir a prática na língua falada.

Algumas escolas de língua estrangeira possuem cursos e materiais voltados exclusivamente para a conversação, bem como a repetição de frases prontas, conhecidas como ‘chunks’, que podem ser utilizadas no dia a dia, para praticar a dicção e a pronúncia.

Músicas em inglês são bem vindas!

Se você gosta de música, essa dica é moleza: há várias bandas e artistas de diversos estilos musicais que cantam em inglês. Procure um estilo que você curte, ouça a música dirigindo, malhando ou a caminho do trabalho. Tente entender alguma parte da letra, cante junto com seu artista favorito. Se não entender alguma coisa e bater aquela curiosidade, confira a letra e tente entender o sentido por conta própria.

A ideia de que você finalmente está entendendo o que está por trás de uma letra que sempre cantou e nunca compreendeu ajuda a aumentar a motivação e estimular o aprendizado.

Escolher uma boa escola de inglês é o primeiro passo para conseguir uma base bem estruturada para o futuro. Principalmente no âmbito profissional, esse investimento pode trazer bons frutos e aumentar as chances de empregos melhores, salários melhores e maior estabilidade profissional.

Se você quer aprender inglês e entender como uma segunda língua pode te ajudar, conheça a Cultura Inglesa. Uma escola de tradição que se reinventa e se atualiza o tempo todo, oferecendo a seus alunos o curso ideal para ajudá-los a alcançarem seus objetivos.

    1. Olá, Lea! Obrigada pela sua mensagem.
      Temos certeza que qualquer hora é a hora certa para aprender mais!!! Vamos enviar para você um e-mail com mais detalhes sobre nossos cursos. Caso opte por começar a estudar inglês, será um grande prazer tê-la conosco.
      Abraços,
      Equipe Cultura Inglesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − dois =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018