Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp
Como se preparar para fazer um intercâmbio?

Como se preparar para fazer um intercâmbio?

Fazer um intercâmbio é um desejo muito comum entre jovens e adultos que acreditam que essa viagem é uma excelente maneira de ampliar os horizontes, conhecer novas culturas e aprender novos idiomas.

Afinal, imagine como é viver por um tempo em uma nova realidade, convivendo com hábitos e costumes completamente diferentes dos seus, conhecendo pessoas novas e mudando a sua perspectiva de vida! A experiência é indescritível e muito marcante.

Por isso, se você quer fazer um intercâmbio e melhorar cada vez mais suas habilidades em um segundo idioma, é preciso saber organizar e se preparar para essa experiência.

No artigo de hoje vamos falar sobre o tema e apresentar algumas dicas infalíveis para aproveitar ao máximo!

1. Solicite ajuda especializada

Quando você decidir realmente fazer um intercâmbio, entre em contato com uma agência especializada e confiável. Esses profissionais possuem as melhores informações e orientações para que você aproveite ao máximo a sua viagem e consiga absorver todas as experiências da melhor forma possível.

As agências de intercâmbio ajudam com várias dicas e alguns atalhos que irão te guiar e facilitar todo o processo, como pacotes feitos especialmente para intercambistas, suporte aos alunos e até atendimento personalizado.

Essas empresas também te ajudarão a escolher as melhores instituições de ensino, para que você possa alcançar seus objetivos com mais facilidade, encontrando um lugar que combina com suas demandas e com as suas expectativas.

2. Escolha o destino

Escolher o destino também merece atenção. Como são culturas totalmente diferentes, cada país tem suas particularidades. 

Por isso, quando for escolher o seu destino, avalie cada um com cuidado, e descubra informações sobre a região. Analise os hábitos, analise o clima, as opções de alimentação e atrações diversas, para garantir que você está indo para um lugar com o qual se identifica.

Tendo decidido, é hora de analisar as opções de hospedagem, seguro viagem e a compra de passagens.

Comece a acompanhar as melhores condições e os melhores preços. E, claro, considere as empresas especializadas em intercâmbio, como citamos anteriormente.

3. Faça um planejamento financeiro

Essa é uma das partes que exigem muito planejamento e que pode ser começado antes mesmo de definir o local: controle financeiro.

Pensou em fazer um intercâmbio mas ainda não sabe para onde ou quando vai? É hora de começar a poupar e fazer uma reserva.

O planejamento entra para que você tenha uma ideia sobre os gastos que serão necessários, como hospedagem, passagens e o custo de vida do local que você pretende ir.

Também analise os valores referentes aos passeios e experiências culturais e turísticas que você gostaria de ter.

Lembre-se também de que, nesses custos, você precisa encaixar o seguro viagem!

Quando for escolher um país, analise também as suas condições financeiras. É preciso conferir como está a cotação da moeda do país e se realmente cabe no seu bolso.

Conheça as exigências locais

4. Conheça as exigências locais

Alguns países possuem exigências para a entrada de brasileiros: existem aqueles que não solicitam o visto brasileiro devido a uma política mais flexível com estrangeiros, e existem também aqueles que exigem vistos específicos.

Há, também, países que apesar de não exigirem o visto, exigem um seguro de viagem com uma cobertura mínima pré-definida, para garantir a segurança e bem-estar dos estrangeiros.

Dentro dos possíveis documentos necessários, certamente é necessário dar mais atenção para: vacinas em dia, seguro viagem e o visto. 

De modo geral, não é necessário ser fluente em inglês para fazer um intercâmbio, ok?

5. Defina a duração do intercâmbio

É hora de escolher, também, qual será a duração do intercâmbio no país escolhido. Considerando tudo o que já foi dito anteriormente, esses fatores são interligados e determinantes para a experiência.

Alguns países, inclusive, exigem que você já tenha uma data de volta para poder viajar. 

Quando for determinar a duração e o período de viagem, analise o clima do local. Descubra quais são as estações nos períodos de seu interesse e, com base nisso, é possível se programar para essas estações. No caso de locais que estarão no inverno, é preciso ter muita atenção com as roupas, pois nem todos os países possuem um inverno como o do Brasil. Em muitos deles, o inverno tende a ser mais rigoroso e, por isso, exigem roupas adequadas.

6. Tenha um bom conhecimento do idioma do país

Apesar de não ser necessário ser fluente em inglês para fazer um intercâmbio, ter conhecimento do idioma é fundamental para ter uma boa experiência.

Saber o idioma te ajudará a compreender melhor as aulas, conseguir aproveitar os passeios, as experiências, conversar com nativos e conseguir se virar bem, sabendo como se comunicar com as pessoas para solicitar algo, pedir uma informação ou iniciar uma conversa.

Para isso, considere o estudo da língua inglesa para a sua viagem. Existem escolas capazes de preparar o aluno para o intercâmbio, garantindo que ele conseguirá se comunicar. 

A fluência pode vir com o convívio com essas pessoas nativas, permitindo que você capte também alguns hábitos de linguagem, termos e gírias locais.

7. Converse com pessoas que já tiveram essa experiência

Para quem quer fazer um intercâmbio, é interessante buscar amigos e familiares que já passaram por essa experiência para se orientar.

É possível, nesses momentos, descobrir quais são as melhores oportunidades, os melhores locais, as melhores experiências, quais são as escolas mais interessantes e como se programar financeiramente para fazer essa viagem.

Confira também quais foram as maiores dificuldades e exigências do país, para garantir que você não tenha problemas durante o processo.

Fazer um intercâmbio é uma oportunidade incrível para crescer pessoalmente, aumentar sua bagagem cultural e ter vivências incríveis com novos hábitos e novas pessoas.

Para se preparar para essa experiência, siga os passos que indicamos durante esse artigo. Converse, principalmente, com empresas especializadas e pessoas que já tiveram essa experiência, colete informações e se programe!

Para quem quer aprender inglês de qualidade para aproveitar a viagem ao máximo, conheça a Cultura Inglesa, uma escola de inglês com cursos incríveis de acordo com a sua necessidade! Conheca também a Central do Estudante, agência parceira da Cultura Inglesa Minas Gerais.

    1. Olá Daniella!

      Você pode procurar mais informações entrando em contato pelo e-mail cultura@localhost. Será um prazer ajudar!

      Equipe Cultura Inglesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + vinte =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018