Como aprender inglês rápido? 5 dicas

Como aprender inglês rápido? 5 dicas

Muitas escolas prometem que você vai aprender inglês em seis meses, ou em um ano. Mas aprender rápido não depende apenas do curso que você faz: depende da sua disposição, do que precisa aprender e do quanto vai se dedicar. Por isso, se você se pergunta como aprender inglês rápido, saiba que não existe uma só resposta.

Mas, também, não é nada impossível. Pensando nisso, reunimos cinco dicas muito completas que vão ajudá-lo a aproveitar seu tempo e seus recursos para aprender inglês o mais rápido possível.

Continue sua leitura para saber mais!

1. Entenda onde você está e onde quer chegar

Entenda onde você está e onde quer chegar

Saber como aprender inglês rápido começa com saber o que isso significa para você. E isso, especificamente, quer dizer saber onde você está nesse momento, ou qual é seu nível de inglês, e onde você quer estar para considerar que já aprendeu o idioma.

Isso evita, por exemplo, que você comece a fazer aulas com uma turma que sabe muito menos ou muito mais do que você. No primeiro caso, uma turma que sabe muito menos pode deixa-lo entediado e desmotivados. No segundo, mesmo que um pouco de desafio seja até recomendado, uma turma que sabe muito mais do que você pode deixa-lo intimidado e impedir o aprendizado.

Ter seu nível e objetivo bem definido também pode ajudá-lo a se concentrar no que você realmente quer. Ter um nível de leitura muito elevado e específico não é muito importante para quem quer saber um inglês conversacional, que possa ser utilizado em viagens.

Veja abaixo algumas dicas para descobrir seu nível e definir objetivos:

Faça um teste de nivelamento

Alguns cursos de inglês, como a Cultura Inglesa, oferecem testes de nivelamento para novos alunos. Esses testes ajudam a saber o que você já conhece do idioma e em qual turma se encaixa melhor.

Faça um exame de proficiência

Você tem um nível relativamente bom de inglês, mas quer se aperfeiçoar ainda mais? Um exame de proficiência pode dizer exatamente onde você está.

Pense nos seus objetivos gerais

Você quer ser um grande estudioso acadêmico? Um nível alto de inglês em leitura e escrita é muito importante. Quer abrir novas portas em sua carreira? Saber o inglês do mercado de trabalho é essencial. Quer viajar nas férias? Um inglês mais conversacional é o caminho.

Converse com professores e colegas

Professores e colegas podem oferecer um novo olhar sobre seus objetivos e ajudá-lo a entender melhor o que você quer e o que precisa fazer para chegar lá. Com essa orientação, você pode direcionar seus estudos e não perder tempo com o que não precisa.

2. Estude diariamente

Estude diariamente

Ter um objetivo como aprender inglês rápido exige muito trabalho. Pense em sua língua materna: quantos anos você levou para ser completamente fluente em português, falando sem cometer tantos erros e utilizando estruturas mais complexas? Talvez cinco, seis anos.

Portanto, aprender um novo idioma em um tempo menor do que esse exige muito comprometimento. E isso significa um estudo dedicado, diário, sempre ativo e consistente.

Abaixo, confira algumas dicas para estudar inglês todos os dias de maneira produtiva!

Organize-se

Olhe para sua agenda e anote tudo o que precisa fazer durante a semana, desde o trabalho e os estudos até aqueles momentos na fila do banco e no transporte público. Que horas você dorme? E que horas acorda? Quanto tempo tira para o almoço?

Depois, descubra em quais momentos você pode estudar. Não precisa ser apenas em momentos livres: talvez você possa fazer uma sessão de estudo de vocabulário na hora do almoço, ou assistir um vídeo enquanto volta para casa de ônibus. O que você pode fazer para acelerar esse aprendizado?

Crie o próprio glossário

Você ampliar seu vocabulário de várias maneiras. Até mesmo lendo notícias em português: você sabe o que é um stackholder? O que quer dizer framework? E storyboard? Essas são palavras que podem aparecer em textos em português, porque fazem parte do dia a dia de algumas áreas do mercado de trabalho.

Tenha sempre um caderno, bloco de anotações ou mesmo um aplicativo no celular que possa ajudá-lo a acompanhar as palavras que você encontra e, assim que puder, anotar os significados. Lendo seu glossário frequentemente, você vai memorizar palavras que pode usar no dia a dia.

Faça perguntas

Fazer perguntas é a melhor forma de estudar de forma ativa e interessada. Só escutar explicações e fazer o que foi dito não é o suficiente para acelerar aprendizado, e com aprender inglês rápido é seu objetivo, você quer saber o máximo possível no tempo que tem. Por isso, exercite sua capacidade de fazer perguntas e interaja com o conteúdo.

Faça isso em sala de aula, sempre que puder. Mas também faça em casa, quando estiver estudando, anotando em seu caderno os questionamentos que pode resolver com o professor depois. Aproveite para exercitar as fórmulas de perguntas, fazendo-as em inglês sempre que possível.

Crie um contexto

Aprender palavras e estruturas gramaticais de maneira solta e fora de contexto não ajuda muito. Na verdade, fazer isso costuma levar a um esquecimento rápido. Coloque tudo o que você aprendeu em um contexto, de preferência um que você pode usar no futuro. Por exemplo, você descobriu o que é “framework”, mas de que maneiras pode usar essa palavra em uma conversa? Com quem você estaria conversando? Sobre o quê?

Ensine

Ajudar um colega de classe, ser tutor de alguém ou mesmo explicar os conteúdos em voz alta não só o ajuda a reter o que aprendeu, mas também é uma maneira de encontrar lacunas no seu aprendizado. Explicando a matéria podem surgir questionamentos que você não tinha quando a estudou pela primeira vez. E fazer perguntas, como já dissemos, é a chave para aprender inglês rápido.

3. Coloque o idioma na sua rotina

Coloque o idioma na sua rotina

Aprender um idioma sem praticá-lo é quase como não aprender. Por isso, para saber como aprender inglês rápido, você precisa entender que a prática vai virar parte da sua rotina. Sem exageros: você precisa praticar todos os dias todos os dias, por muito tempo, para aprender de forma eficiente e rápida.

Isso significa encontrar diversas maneiras diferentes de praticar inglês de modo que todas as habilidades – compreensão, leitura, escrita e fala – sejam treinadas. Parece difícil, mas não é tanto: você só precisa estar mais consciente de como o inglês se encontra na sua rotina.

Veja abaixo alguns exemplos de como se emergir nesse idioma e aprendê-lo em menos tempo:

Faça um intercâmbio

Esse é, sem dúvida, um jeito extremo de adicionar o inglês no seu dia a dia. Mas fazer um intercâmbio com o intuito de aprender o idioma é uma forma de reforçar o que você já sabe e aprender coisas novas o tempo todo. Recomendado, especialmente, para quem já sabe um pouco de inglês e quer aprender ainda mais.

Esteja sempre em contato

Embora o intercâmbio garanta uma imersão total na língua, isso não quer dizer que você não tenha como aprender inglês de forma rápida, de onde estiver. A imersão pode ser simulada com pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Por exemplo:

  • Troque o idioma de todos os seus dispositivos para inglês;
  • Escute músicas, podcasts e programas de rádio em inglês;
  • Assista filmes e séries em inglês (se puder, com a legenda também em inglês);
  • Siga artistas e influencers que escrevam em inglês nas redes sociais.

Pratique ativamente

A imersão é uma forma de praticar mais passiva – muitas vezes, você não vai estar prestando atenção total nas músicas ou podcasts, por exemplo. Mas você também pode aprender de forma ativa e constante, praticando diariamente. Algumas maneiras de fazer isso são:

  • Acompanhe as letras das músicas que você geralmente escuta e tente compreender o significado;
  • Anote suas dúvidas de vocabulário sempre que surgirem para pesquisar ou perguntar depois;
  • Faça exercícios além dos pedidos no dever de casa;
  • Converse com seus colegas de classe em inglês;
  • Entre em um grupo de conversação, como o da Cultura Inglesa;
  • Escreva um diário em inglês;
  • Encontre um pen pal que seja falante nativo de inglês e converse com ele regularmente;
  • Leia em voz alta para praticar a pronúncia das palavras;
  • Procure um parceiro para treinar a conversação.

4. Encontre sua motivação

Encontre sua motivação

Muitas pessoas dizem que não estudam inglês por que não tem tempo. Se esse é seu caso, imagine que a empresa em que você trabalha diz que o funcionário que souber inglês será mandando em três meses para um trabalho excelente em Londres. Você ainda assim não teria tempo para estudar?

A verdade é que, provavelmente, você encontraria o tempo, a disciplina e a vontade de aprender. Isso quer dizer que, nesse momento, esse tempo já existe. Esse não é o caso de todos, mas é o caso de muitos. Por isso, pense honestamente: você não tem tempo ou só não tem motivação?

Se o problema for a motivação, não se preocupe: muitas pessoas não conseguem encontrar a motivação para estudar. Mas se você leu esse texto até aqui, é porque quer saber como aprender inglês rápido. E, se você tem pressa, também deve ter um motivo. Pergunte-se:

Qual é o seu motivo?

Você precisa ir bem na prova de inglês no vestibular? Vai fazer uma viagem nas próximas férias de inverno e quer pode conversar com os locais? Quer um emprego melhor e sabe que precisa de inglês para conquistar novas oportunidades? Todos são motivos válidos para aprender inglês o mais rápido possível. Encontre o seu.

Como ele o motiva?

Esse motivo para aprender inglês rápido mexe como com a sua motivação? Se você vai prestar vestibular, aprender inglês é sua chance de conquistar a profissão dos sonhos. Se vai viajar, aprender o idioma pode ser uma porta para fazer novos amigos. Se quer mudar de emprego, aprender inglês pode ser a chave para garantir uma boa oportunidade profissional.

Analise suas motivações profundamente, entendendo como elas podem mudar sua vida. Essa percepção pode mantê-lo animado para estudar mesmo em dias ruins.

O que você pode fazer para se lembrar dele?

Falando em dias ruins, saiba que eles sempre chegam. Eventualmente, você não vai querer estudar. Se tiver uma boa disciplina, é possível que você estude mesmo sem qualquer vontade. Mas se lembrar da sua motivação pode ser o empurrãozinho de que você precisa para se sentir melhor em momentos como esses.

Algumas pessoas mantém um diário para falar sobre seu desempenho no idioma. Outras gostam de escrever mensagens positivas para si mesmo. Também tem quem goste de ter amigos com motivações em comum, para conversar sobre sempre que possível.

Encontre seu método favorito e não tenha medo de usá-lo. O mais importante é como ele vai ajudá-lo a continuar estudando.

5. Faça um bom curso

Faça um bom curso

Fazer um bom curso de inglês pode fazer toda a diferença no seu aprendizado, especialmente se você quer aprender rápido. Em um curso de inglês, além de aprender de forma estruturada, você ainda tem o acompanhamento de profissionais sérios e dedicados. E se sente mais motivado com um ambiente propício para o estudo.

Confira abaixo algumas dicas de como aprender inglês rápido aproveitando ao máximo seu curso de inglês:

Seja claro quanto aos seus objetivos

Muitas pessoas querem aprender inglês rápido por motivos específicos, mas falham em compartilhar esses objetivos ao se inscrever em um curso. Quando você fala do seu objetivo assim que se inscreve, a equipe da escola estará melhor equipada para ajudá-lo.

Isso pode significar oferecer uma modalidade específica para suas necessidades – por exemplo, aulas de inglês para negócios se você quer crescer em sua carreira – ou mesmo orientações no dia a dia. Se seu professor souber que você quer aprender inglês para usar no mestrado, pode passar dicas de leitura que vão ajudá-lo.

Tire suas dúvidas

Os professores estão aí para ajudá-lo a aprender. Sempre que tiver dúvidas, pergunte. Seja o grande questionador da sua turma, mande e-mails para os professores, aprofunde-se no conteúdo. Isso vai ajudá-lo a aprender muito mais.

Não tenha vergonha

Perca a vergonha de falar já nas primeiras aulas. Pode parecer difícil e o medo de errar é grande. Mas errar é completamente normal quando se está aprendendo alguma coisa. Na verdade, quanto mais você erra, mais rápido é corrigido e, consequentemente, mais rápido aprende!

Por isso, comece a falar e errar já nas primeiras aulas. Você vai ver como isso fica mais fácil no decorrer do tempo, e como os erros se tornam menos frequentes.

Aproveite as oportunidades

Muitos cursos de idiomas oferecem oportunidades para que os alunos aprendam e pratiquem mais inglês. Finais de semana de imersão, viagens de intercâmbio e mesmo aulas extras ou cursos de conversação podem fazer toda a diferença para quem quer aprender mais rápido.

Faça um intensivo de férias

Se o seu problema é, de fato, o tempo, aprender inglês nas férias pode ser a melhor solução. A Cultura Inglesa oferece o intensivo de férias pensando justamente nisso: em quem quer aprender inglês mais rápido, mas não tem como fazer isso no dia a dia, com o trabalho e os estudos sempre ocupando a maior parte do tempo.

Se você for tirar férias, entre em contato com o curso de inglês e confira a possibilidade de fazer um intensivo. Você aprende mais em menos tempo e pode usar nossas outras dicas para complementar seus estudos e se tornar melhor em inglês!

Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *