Um amplo vocabulário em inglês pode te ajudar e muito a alcançar mais fluência e uma melhor comunicação.
A gramática tem tanta importância quanto, por isso precisa ser sim estudada e aprimorada, mas associada a um vocabulário vasto e variado, o seu desempenho no inglês ficará imbatível!
Para ajudar você a descobrir, memorizar e saber como usar novas palavras, separamos 7 dicas preciosas!
1-Leia!
A leitura é sempre edificante, especialmente para o vocabulário.
Descobrir novas palavras já conhecendo sua escrita e o seu contexto de uso é um passo à frente na busca por um vocabulário mais amplo.
Para isso, a leitura precisa ser atenta e você precisa tomar nota das palavras que lhe interessar, procurar seus significados e já colocá-las na manga para quando quiser usá-las.
2-Ouça!
Acompanhe podcasts em inglês, ouça músicas e preste atenção às conversas dos filmes e séries.
O seu ouvido ficará treinado para a compreensão do inglês e é uma oportunidade de conhecer novas palavras já em seu contexto adequado e junto de sua pronúncia correta.
3- Escreva!
“O que eu ouço, eu esqueço. O que eu vejo, eu lembro. O que eu faço, eu entendo”, já dizia Confúcio.
Por isso escrever é tão importante. É uma forma de fixar o vocabulário na memória, junto de sua ortografia e aplicação.
Anote as palavras que aprendeu, escreva suas dúvidas, relate suas descobertas e brinque com os novos termos que aprender, criando frases e textos.
Você perceberá a diferença!
4-Interprete!
Você não precisa criar uma novela para aprender (se quiser, tem nosso apoio também), mas criar e interpretar situações de uso do novo vocabulário pode ajudar você a fixá-lo.
Pode ser a reprodução de um movimento, conversar com o espelho como em um diálogo ou até fazer uma cena completa com um amigo.
Que tal um jogo de mímica em inglês?
5-Associe!
Fazer associações é uma forma de aprender na vida como um todo e também no inglês! Pode ser com cores, com assuntos, com regras gramaticais ou mesmo dividindo as palavras entre as mais legais e as mais chatas que você descobriu.
Quando se cria conexões e associações entre palavras e contextos, você consegue fixar melhor tudo que elas englobam e não só uma palavra nova.
6-O que você gosta?
Na vida não fazemos só o que gostamos, mas procurar assuntos do nosso universo e do que estamos fazendo é uma forma de mantermos o interesse no aprendizado do inglês e do vocabulário.
Se você gosta de moda, invista em sites e blogs de moda. Se gosta de esportes, siga seus jogadores e times. Vai ter uma entrevista de emprego? Procure o vocabulário relacionado. Vai cozinhar um bolo? Faça uma receita todinha em inglês!
Dessa forma seu interesse aumenta e também sua motivação.
Mas não se esqueça de variar de vez em quando. Isso vai ajudar a ampliar o seu vocabulário.
7-Tudo tem limites!
Ou quase tudo! O conhecimento é uma das coisas que nunca se tem demais.
Entretanto, você não vai virar a Wikipedia da noite para o dia!
Aprender vocabulário exige tempo e dedicação, mas também um pouco de descanso.
Você não precisa ficar sobrecarregado.
O aprendizado do vocabulário é um dos momentos mais divertidos quando nos aventuramos no inglês e é assim que deve continuar sendo: leve e divertido!