Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp

5 filmes para você conhecer a cultura britânica

Quando a morte da ex-primeira ministra britânica, Margaret Thatcher, repercutiu por todo o mundo, muito se lembrou do filme sobre a sua vida. 

O longa, protagonizado pela atriz Meryl Streep em 2012, e que levou os prêmios de Melhor Atriz e Melhor Maquiagem no Oscar, teve o título Dama de Ferro (https://www.youtube.com/watch?v=QvZ8LF0Cs7U) – a mesma alcunha que recebeu a britânica pela sua rigorosa política e administração.

A lembrança desse filme foi tanta que alguns veículos de comunicação erraram ao estampar o rosto da Meryl Streep no anúncio da morte de Thatcher. 

Isso demonstra o quanto o cinema tem um ponto extremamente importante ao contar as histórias de uma nação e de seu povo.

Pensando nisso, resolvemos contribuir mais ainda para o seu aprendizado sobre a cultura e a história do Reino Unido. 

Separamos mais 5 filmes que se tornaram clássicos da cultura britânica para você conhecer um pouco mais da terra da rainha! 

1-A Outra (2008)

Filme estrelado por Scarlett Johansson e Natalie Portman, que atuam como as irmãs Bolena.

A Outra marca a ruptura da Inglaterra com a Igreja Católica Romana durante o reinado de Henrique VIII. Embora o filme tenha como grande pano de fundo o romance do rei com as irmãs Bolena, ele retrata muito bem a história da época.

2-Elizabeth (1998)

Não confunda com o filme Elizabeth – A era de ouro (2007), que também é uma boa dica para assistir. Embora se trate da mesma rainha, Elizabeth narra o início do reinado de Elizabeth, seu amor por Lord Robert e a rivalidade com a Igreja Católica. 

É um ótimo filme para desmistificar a rigidez de Elizabeth e para contemplar a atuação de Cate Blanchet.

3-A Batalha da Inglaterra (1969)

Em 1940, Adolf Hitler resolveu bombardear a Inglaterra como estratégia de dominação da Europa. A tentativa de dominação durou 20 semanas, mas contou com a resistência das bases aéreas inglesas formadas pela Royal Air Force (RAF). 

O filme A Batalha da Inglaterra conta sobre lendários bombardeios, mostrando o conflito sob vários ângulos, como a tensão dos alemães e da própria população inglesa, além da bravura dos pilotos combatentes.

4-Orgulho e Preconceito (2005)

A Londres do fim do século XVIII, com suas características morais e sociais, é belamente retratada no filme Orgulho e Preconceito, adaptação do livro de mesmo nome, da escritora Jane Austen. 

Além de você conhecer os valores da época, também se depara com um enredo que vem passando por gerações da literatura inglesa e mundial. 

É um grande ganho assistir a esse lindo romance entre Elizabeth e Mr. Darcy.

5-O Discurso do Rei (2010)

Com a estatueta do Oscar de Melhor Filme, O Discurso do Rei tem seus méritos por ser uma produção sensível sobre o conflito pessoal do monarca Albert, conhecido como Rei George VI. 

Gago de nascença, ele foi obrigado a assumir o título de rei da Inglaterra e sua dificuldade na fala poderia ter comprometido o êxito do seu reinado.

Além de assistir aos filmes, uma dica que damos é que você pesquise sobre as épocas em que eles se passam e sobre seus personagens para conhecer outras versões das histórias. 

Se puder vê-los com legenda, melhor ainda! Isso vai te ajudar a treinar a sua audição para o inglês.

Agora é só estourar a pipoca!

Se tiver mais algum para indicar, escreva aqui nos comentários! 

  1. Orgulho e Preconceito e Preconceito se passa no fim do século XVIII, não no século XIX. Amo o romance. Mas o filme baseado em livro da Austen gosto mais do filme Sense and Sensibility com Emma Thompson. Mais bem feito. Sobre Orgulho e Preconceito recomendo a mini série da BBC de 1995 (200 anos da publicação do romance). Sensacional!

    1. Olá, você está certíssima! Ele se passa no final do século XVIII. Já corrigimos no texto. Agradecemos pelo toque e também por suas sugestões!
      Abraços,
      Equipe Cultura Inglesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + dezessete =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018