Fale com a gente pelo Whatsapp Fale com a gente pelo Whatsapp

5 coisas que você provavelmente não sabia sobre os funerais da família real

As tradições da família real são motivo de estudo para muitos curiosos e aficionados por esse grupo tão evidente no Reino Unido. 

Só que o destino final de todos que respiram sobre a Terra, também envolve essas tradições quando se trata dos nobres. 

Os protocolos a serem seguidos nos momentos de luto podem ser ainda mais severos, já que situações assim são tidas com muito respeito pelos líderes reais do Reino Unido. 

A seguir te contamos 5 coisas que você provavelmente não sabia sobre os funerais da família real britânica. 

1-Planejamento antecipado

Ninguém sabe a hora em que vai morrer, mas quando se trata da família real, tudo é planejado com muita antecedência. 

A própria rainha Elizabeth II já tem uma operação inteira planejada para a ocasião da sua morte, chamada London Bridge (https://www.independent.co.uk/life-style/queen-elizabeth-death-dies-what-happens-uk-london-bridge-down-a8444526.html). Seu marido, o príncipe Philip, tem uma operação chamada Forth Bridge, privada, a seu pedido. 

Sim. Eles estão envolvidos no planejamento dos próprios funerais, como revelou o site Royal Central (https://royalcentral.co.uk/misc/5-things-you-didnt-know-about-british-royal-funerals-5369/). 

2-Dois tipos 

Os funerais da família real podem ter dois tipos: State Funeral e Royal Ceremonial Funeral.

Os State Funerals a princípio são reservados ao monarca, entretanto podem ser oferecidos a figuras muito importantes, com a autorização do rei ou rainha e votação do Parlamento. 

Entre as personalidades que receberam State Funerals estão Isaac Newton e Winston Churchill, por exemplo (http://researchbriefings.files.parliament.uk/documents/SN06600/SN06600.pdf). 

Já os Royal Ceremonial Funerals são para os membros da família real que estão em alto status militar, para o consorte do monarca e para herdeiros do trono. 

Exemplos de pessoas que tiveram um Royal Ceremonial Funeral são a rainha Mãe e a princesa Diana. 

A principal diferença que todos podem perceber sobre ambos é que no State Funeral, a carruagem onde o caixão é colocado, é levada por membros da Marinha Britânica, já no Royal Ceremonial Funeral, ela é levada por cavalos. 

3- Vigília

Antes do cortejo público, o caixão fica alguns dias no Westminster Hall, guardado por oficiais. 

Há uma vigília especial que acontece em algumas situações, como no velório da rainha Mãe, e cuja tradição começou no funeral do rei George V. 

É a Vigília dos Príncipes, quando os membros masculinos da família real se colocam nos quatro cantos do caixão como vigilantes. 

4-Descanse em paz

Já os locais onde os corpos dos membros da família real descansam podem variar. 

A Abadia de Westminster recebeu 30 reis e rainhas ao longo da história. A St. George’s Chapel também é muito utilizada, assim como a Royal Vault, em Windsor, e o Royal Burial Ground, em Frogmore House. 

5-Respeito 

O respeito ao luto é levado muito a sério pela família real e uma das formas de mostrá-lo é usando o preto. 

Um exemplo disso é que os membros da realeza sempre levam uma roupa preta em suas malas de viagem, para terem uma opção de vestimenta apropriada caso aconteça alguma fatalidade que exija uma aparição pública. 

Na morte do rei George VI, pai da rainha Elizabeth II, ela estava em viagem para o Quênia e a necessidade da roupa preta a obrigou a esperar dentro do avião pelo traje correto para que aparecesse em público.

Essas são algumas das tradições e protocolos seguidos pelos nobres britânicos em funerais, mas é claro que existem muitas outras. 

Se souber de mais, não deixe de aumentar a nossa lista, contando aqui nos comentários!

    1. Olá Eduardo.

      Sim, essa é a frase com a qual o secretariado pessoal da rainha teria anunciado o falecimento da monarca à Primeira-Ministra em atividade, nesse caso Liz Truss, para que o plano das ações a serem tomadas após esse acontecimento fosse posto em ação, caso a Rainha Elizabeth tivesse morrido na cidade de Londres.

      Obrigada pela contribuição!
      Equipe Cultura Inglesa.

  1. GOSTARIA DE SABER SE CASO Á RAINHA NÃO TIVESSE NA ESCÒCIA E SIM EM LONDRES O FUNERAL SERIA DIRETAMENTE DE LONDRES OU Á RAINHA TERIA DE IR PARA ESCÒCIA? OBRIGADO

    1. Olá Rosângela.

      O governo britânico tem diferentes planos de ação de acordo com cada um desses possíveis cenários. Como a Rainha Elizabeth II faleceu na Escócia, foi posta em prática a chamada “Operação Unicórnio”.
      No entanto, se ela se encontrasse em Londres, a operação seria a “London Bridge is down” (“A ponte de Londres caiu”), não sendo levada à Escócia, mas do Palácio de Buckingham ao Westminster Hall e, finalmente, para o Castelo de Windsor; de forma semelhante, seu filho Charles se torna rei e faz um discurso oficial no dia seguinte à sua morte.

      Abraços,
      Equipe Cultura Inglesa.

  2. Tem algum motivo dos caixões da família real serem fechados sem mostrar o corpo da pessoa, como é feita no brasil antes do enterro em si?

    1. Olá Julio!

      O motivo de os caixões permanecerem fechados é para evitar a deterioração do corpo.
      Algo ainda mais curioso é que os ataúdes reais são fabricados com antecedência, anos antes de suas mortes, e são muito mais pesados que o usual, tendo revestimento em chumbo – tudo isso para que a tampa fique bem colocada contra a abertura, evitando a entrada de ar, o que também ajuda a preservar o corpo.

      Abraços,
      Equipe Cultura Inglesa.

    1. Olá Cássia.

      Até o momento essa informação é privada, mas foi dito que ela estará usando duas de suas joias valiosas, uma aliança de casamento de ouro galês e um par de brincos de pérolas. Essa escolha foi considerada singela, uma vez que Sua Majestade era dona de uma coleção vasta e estimada de joias, herdadas pela família real.

      Abraços,
      Equipe Cultura Inglesa.

  3. Olá bom dia, existe alguma restrição em chorar em público? Não vejo ninguém chorando, ou melhor, choram muito discretamente, obrigada

    1. Olá Ana Cláudia.

      Não há restrição formal em relação a isso e alguns membros da família real já foram registrados expressando suas emoções em público em diversas situações pesarosas; recentemente, o príncipe Harry ficou comovido durante as cerimônias dedicadas à rainha Elizabeth II.
      Alguns dizem que, principalmente por herança da Era Vitoriana, os britânicos tendem a ser conhecidos por seu estoicismo e comedimento ao demonstrar seus sentimentos. Há até mesmo uma expressão para isso, o chamado “Stiff upper lip”, que significa algo como “manter-se firme” ou não deixar transparecer as emoções.

      Abraços,
      Equipe Cultura Inglesa.

    1. Olá Fabrício.

      Após a cerimônia de descida do caixão ele é guiado através de um corredor até a câmara funerária da Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor. No entanto, ele não é posicionado em uma gaveta; a câmara foi projetada para acomodar 44 caixões, sendo 32 em prateleiras embutidas e 12 dispostos no centro do local. Essa formalidade final é realizada de forma privada para a família.

      Abraços,
      Equipe Cultura Inglesa.

  4. Faz tanto tempo que não morre um Rei ou Rainha da Inglaterra que acabou me surpreendendo o tempo que durou o funeral da Rainha Elizabeth II. Foram 11 dias!!! Minha pergunta é: no protocolo real quantos dias devem durar o funeral do rei?

    1. Olá Jair!

      Os processos cerimoniais que ocorrem após a morte dos monarcas variam de acordo com o contexto da época em que eles viveram ou por causa do seu estilo de governo, por exemplo, mas, em geral, a morte de um rei ou rainha leva a um período de luto oficial que dura 12 dias.
      Nessa ocasião, um fator que contribuiu com essa duração foi o falecimento da rainha enquanto ela estava na Escócia, levando mais tempo até que seu caixão fosse conduzido entre os locais de homenagem e enterro. Uma mudança também foram os momentos de comunicação com o povo que seus sucessores realizaram, já que essa aproximação veio a se instaurar como um costume no mandato de Elizabeth II.

      Abraços,
      Equipe Cultura Inglesa.

    1. Olá Frederico.

      Atualmente, o que ocorre no embalsamamento é a retirada do sangue e outros líquidos que estão ainda no corpo e sua substituição por fluídos preservativos, normalmente uma solução de água e formaldeído, que impedem a decomposição, inclusive dos órgãos, que não são retirados.
      Não houve confirmações se Elizabeth II foi ou não embalsamada, mas especialistas acreditam que essa tenha sido a maior probabilidade.

      Abraços,
      Equipe Cultura Inglesa.

  5. Olá, o velório da rainha Elizabeth foi o primeiro aberto ao público? Ou, a o do seu pai, e antecessores já foi aberto também? Em que as pessoas poderiam ir, se aproximar do cachão e vê -lo? O cachão neste caso fica fechado, mas se pode ver, o rei ou rainha?

    1. Olá Ravylla!

      Não, é costume da monarquia britânica fazer velórios abertos ao público. Assim, o velório de George VI também foi da mesma forma que o de sua filha, Elizabeth II, e ambos foram precedidos pela cerimônia de “lying in state”.
      No entanto, também pelos costumes de embalsamamento e preservação do corpo do falecido, os caixões não ficam abertos; dessa forma, as pessoas que querem prestar suas homenagens só podem ver o caixão fechado em um espaço de livre acesso ao público.

      Esperamos ter esclarecido suas dúvidas!

      Abraços,
      Equipe Cultura Inglesa.

  6. Ola, gostaria de saber porque a familia real nao divulga a certidao de obito da rainha com a verdadeira causa mortis? falaram que foi devido a idade avançada, mas isso nao existe oficialmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × três =
























        Nosso site oferece toda proteção e segurança para sua navegação e utiliza cookies para fornecer a experiência mais
        relevante. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o tratamento de dados e utilização de todos os cookies.
        Lei 13.709 de 14.08.2018